quarta-feira, maio 30, 2012

A união faz a força - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 30/05

A presidente Dilma articula reunião dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), na véspera da reunião do G-20 no México (18/6). O Brasil quer que os Brics adotem posição comum sobre a ajuda aos países europeus em crise. A ideia é condicionar a liberação de recursos para ajudar os europeus à implementação da reforma, já aprovada, do FMI. O Brasil quer adquirir mais cotas do Fundo e ter maior poder de decisão.

Em rota de colisão
O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), está irritado com a presidente Dilma. Ele pediu flexibilização no prazo do regime automotivo diferenciado porque duas montadoras estão negociando se instalarem no Ceará (a GM e uma fábrica chinesa de caminhões). Cid não aderiu ao sistema no ano passado, conforme prevê a lei, mas alega que na época não tinha conversas concretas com as montadoras. Mas o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) não quer abrir uma janela, alegando seguir orientação da presidente. Agora, Cid ameaça romper se não for encontrado um caminho para que o Ceará possa oferecer vantagens como fizeram recentemente a Bahia e Pernambuco.

"Imagina o que acontececeria nos Estados Unidos se um ministro da Suprema Corte fosse a um escritório de advocacia de Wall Street? O mundo caia” — Miro Teixeira, deputado federal (PDT-RJ)

TRANSPARÊNCIA. Com o objetivo de assegurar o direito de prestar contas de seus atos para os eleitores, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) entra hoje com mandado de segurança no STF, com pedido liminar, para que ele possa votar abertamente no eventual processo de cassação do senador Demóstenes Torres (GO), quando ele for submetido ao plenário do Senado. Na lei atual, o voto é aberto no Conselho de Ética e secreto no plenário.

Sinal vermelho
A proposta de descriminalização das drogas feita pela Comissão de Juristas ao novo Código Penal não tem a mínima chance de passar na Câmara. As bancadas católica, evangélica e da saúde estão articuladas para evitar a aprovação.

Tchuchucas e tigrões
O PT e o PSDB estão se armando para analisar os dados da quebra de sigilo bancário da Delta. Os tucanos vão fazer um pente fino nos contratos com o governo federal. Os petistas vão com lupa nos contratos com governos tucanos.

Eduardo Campos apresenta nova fatura
Numa conversa ontem, em São Paulo, o governador Eduardo Campos (PSB-PE) apresentou nova condição para os socialistas apoiarem a candidatura de Fernando Haddad (PT) à prefeitura de São Paulo. Ele quer que os petistas retirem a candidatura do presidente do IPEA, Márcio Pochmann, à prefeitura de Campinas e passem a apoiar a do deputado Jonas Donizette (PSB). A candidatura Haddad a cada dia custa mais caro.

Quem é ele?
O senador Roger Pinto Molina, que pediu asilo ao Brasil, quer fugir de 20 processos que responde na Justiça da Bolívia. Ele também é suspeito de envolvimento no Massacre de El Provenir (2008), quando foram mortos 19 indígenas.

Super eleitores
O ex-presidente Lula se uniu ao governador Eduardo Campos (PSB-PE) para suspender as prévias do PT para escolher o candidato à prefeitura de Recife. Os dois elegeram como melhor candidato o senador Humberto Costa (PT-PE).

O SENADOR Luiz Henrique (PMDB-SC) é o preferido do Planalto para ocupar a relatoria da Medida Provisória que complementa o novo Código Florestal.

O GOVERNO está recuando da tentativa de dar crédito novo aos produtores rurais do Nordeste que são alvo de execução judicial pelo Banco do Nordeste. A dívida do setor, devido à seca, é de R$ 1 bilhão. A anistia pegou mal junto aos bons pagadores.

NUNCA ANTES na história deste país um funcionário do Palácio do Planalto foi demitido por assédio sexual. Aconteceu na gestão da presidente Dilma.

Nenhum comentário: