sexta-feira, maio 11, 2012

Teoria & prática do BC do Brasil - VINICIUS TORRES FREIRE


FOLHA DE SP - 11/05/12


Presidente do BC explica em discurso por que e como mudou o modo de lidar com inflação e juros no Brasil

A direção do Banco Central do Brasil tem sido muito criticada pela maioria do "mercado". Por quê?
1) Porque mudou a política vigente de 1999 (início do regime de metas de inflação) a 2010, por aí;
2) Tolera inflação alta por mais tempo do que gestões anteriores;
3) Não se antecipa a altas da inflação esperadas pelo mercado; corre o risco do descontrole de preços;
4) Usa instrumentos "exóticos" a fim de reduzir a taxa de inflação;
5) Comunica suas intenções e políticas de maneira confusa.
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, respondeu indiretamente a várias dessas críticas. Foi no discurso com que abriu ontem, no Rio, o 14º Seminário Anual de Metas para a Inflação.
Tombini fez uma síntese sumária das novas teoria & prática do BC brasileiro, justificadas em parte pelas mudanças na compreensão do que seja estabilidade financeira e econômica no pós-crise de 2008.
Para resumir, e muito, a conversa, Tombini diz que os BCs têm de ser muito mais cuidadosos no controle de exageros dos mercados em períodos de bonança e estabilidade de preços, excessos que causam bolhas e colapsos catastróficos.
Parece óbvio, mas não era assim que a elite do mundo pensou entre, digamos, 1990 e 2008, pelo menos.
Mas ressalta que a atuação "prudencial" têm também efeitos macroeconômicos: sobre crédito e, pois, preços e ritmo da economia.
Não seria possível, assim, calibrar o nível de juros sem levar em conta o efeito de medidas administrativas de contenção de excessos de crédito e similares (e vice-versa).
O BC leva isso em consideração nos seus processos decisórios.
Ou seja, é possível ter juros menores se foram implementadas medidas "prudenciais" que têm também o efeito de esfriar a economia.
Mais: não é possível tomar decisões sobre juros ou limites de risco e crédito sem também considerar a política fiscal (gastos do governo).
Não se trata de novidade teórica, mas de repensar a prática do BC considerando em detalhe as relações entre medidas "prudenciais", juros e variação do gasto público.
O BC tem sido criticado ainda por variar muito e em pouco tempo os sinais que dá sobre futuras altas e baixas de juros. Entre considerações sobre o tema da comunicação dos BCs, Tombini vai direto ao ponto ao notar que o mundo está volátil demais no pós-crise. Basta ver como têm variado as previsões sobre EUA, China e Europa. Os BCs têm de se ajustar a essa biruta, diz Tombini.
O que Tombini não diz? Primeiro, se o BC pode tomar medidas "prudenciais" sem que elas se imponham devido à necessidade de reduzir riscos. Isto é, usá-las apenas como instrumento alternativo à taxa de juros no controle da inflação.
Segundo, não diz por que, mesmo com expectativas de inflação em alta, o BC não toma medidas, via juros ou outras, a fim de se antecipar a essa possível alta de preços.
Pode ser que o BC estime que o custo de esfriar ainda mais a economia não compense o resultado em termos de baixa da inflação. Pode ser que o BC preveja marasmo ainda duradouro na economia, o que impediria a tal alta da inflação, embora expectativas de mercado e previsões de modelos digam outra coisa. Sim, o pragmatismo do "novo BC" parece muito razoável. Mas, de qualquer modo, faltou explicar.

Nenhum comentário: