quinta-feira, maio 31, 2012

SINAL DE FUMAÇA - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 31/05

Levantamento do Inca (Instituto Nacional de Câncer) aponta que, dos 520 mil novos casos de câncer previstos para 2012 no Brasil, 37% devem ser relacionados ao cigarro. O percentual de mortalidade por tumor de pulmão atinge os 37% na região Sul contra 30% nas demais partes do país.

SINAL DE FUMAÇA 2
O estudo também indica que, se considerada a expectativa média de vida até os 80 anos no país, os homens podem perder até seis anos desse total, e as mulheres, até cinco, por conta dos tumores malignos ligados ao fumo. No Sul, essa estimativa passa para dez anos para os homens contra seis para as mulheres.

QUARTO ELEMENTO
Há alguns dias, José Serra ligou para o ex-ministro Nelson Jobim. Pediu a ele que falasse com a revista "Veja". Jobim atendeu ao pedido do amigo -e só então soube da reportagem sobre Lula e o ministro Gilmar Mendes. Escaldado, Jobim disse não ter presenciado nada beligerante na conversa entre os dois, que ocorreu em seu escritório, em Brasília.

MEMÓRIA
Mendes afirmou à revista que Lula tentou convencê-lo a adiar o julgamento do mensalão. Em troca, teria oferecido proteção na CPI do Cachoeira. Jobim contradiz o ministro. Lula também nega.

OUTRO LADO
Delúbio Soares foi um dos poucos réus do mensalão que não se irritou com Lula por causa do encontro com Mendes. Ele está do outro lado do mundo, em uma viagem à China.

TEMPO
Fernando Haddad (PT-SP) terá mais cinco comerciais, em cada emissora de TV, no fim de junho, em horário nobre. O PT considera o tempo fundamental para tornar o candidato mais conhecido, associando seu nome a Lula e Dilma Rousseff.

NO PAPEL
Reynaldo Gianecchini já escolheu o autor de seu livro de memórias: Guilherme Fiuza, de best-sellers como "Meu Nome Não É Johnny", já começa a colher depoimentos para a obra. O tema central, mas não único, é a superação do câncer.

DOIS EM AÇÃO
A dupla de artistas Gilbert & George fará uma performance no dia 3 de setembro, em SP, na mostra paralela à Bienal que acontecerá na Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, com curadoria de Hans Ulrich Obrist. Os dois, que vivem e trabalham na Inglaterra, vieram ao país em 1981.

NOSSA LÍNGUA
O acadêmico e filólogo Evanildo Bechara dará a conferência magna do "Seminário em Defesa da Língua Portuguesa", amanhã, às 9h, no auditório da Academia Paulista de Letras, em São Paulo. Participam do debate, organizado pela Academia Brasileira de Letras e pela Academia Paulista de Letras, Arnaldo Niskier, Paulo Nathanael Pereira de Souza, Fábio Lucas, Anna Maria Martins, Cícero Sandroni, Domício Proença e Dad Squarisi.

ABRE-TE SÉSAMO
A travessia do canal da represa de Guarapiranga ganhará uma ponte móvel (do tipo que se abre para embarcações passarem). Prometida desde 2005, a obra deve facilitar a implantação de uma ciclovia na margem oeste do rio Pinheiros e ligar a estação Santo Amaro da CPTM ao bairro do Socorro. O projeto será custeado por uma farmacêutica, parceria com a Secretaria de Energia de SP e a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia).

FORA DO CHUVEIRO
"Naquela época eu era mesmo fraquinho, confesso. Depois a gente aprende", diz o publicitário e apresentador da Record Roberto Justus sobre o "hobby" de cantar. Ele afirma que teria se aprimorado desde que lançou um CD, em 2008.

CANTA, CANTA
Hebe Camargo e Claudia Leitte cantaram com Roberto Justus em show para a ONG Arte de Viver Bem, de Valéria Baraccat, anteontem. O cantor Leo Maia, a apresentadora Ana Hickmann e seu marido, Alexandre Corrêa, também foram ao teatro Geo.

DA PRIMEIRA FILA

A ex-miss Minas Gerais Iara Jereissati, mulher de Carlos Jereissati, do grupo Iguatemi, posou para a revista "Harper's Bazaar" em sua fazenda, em Indaiatuba (SP). "Por conta da vida social e empresarial do Carlos, conheci e conversei com algumas das pessoas mais interessantes da atualidade. [...] Vejo a história acontecer da primeira fila", diz.

CURTO-CIRCUITO

Paulo Pasta abre a exposição "O Fim da Metade É o Começo do Meio", hoje, na galeria Millan, às 20h.

Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog, recebe convidados na abertura da mostra "Memória e Transformação", hoje, às 19h, na Cinemateca Brasileira.

A OAB-SP lança hoje a Rede Social dos Advogados, a ADV5/SP, no salão nobre da OAB, na praça da Sé.

com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, LÍGIA MESQUITA e OLÍVIA FLORÊNCIA

Nenhum comentário: