quinta-feira, maio 03, 2012

Sem intermediários - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 03/05/12


Além de montar uma rede com inserção em toda a esfera pública, Carlinhos Cachoeira tinha um plano maior: fazer Demóstenes Torres (GO) chegar ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Para isso, pressionou para que o senador se filiasse ao PMDB.

Em conversa captada pela Polícia Federal, Cachoeira questiona Flávia, mulher de Demóstenes: "Ele já foi para o PMDB, não?". Ela responde citando o líder Renan Calheiros (AL), que agora trabalha para salvá-lo da cassação: "Não, mas o Renan está num amor por ele que está assustando". Cachoeira conclui: "Tem que ir para o PMDB, até pra virar [ministro] do STF, né?".

Big Brother Em outra escuta, Demóstenes desabafa com Cachoeira: "Rapaz, você sabe que eu [sic] tô com uma sensação ruim de que tem alguém me seguindo? Não sei se estou ficando doido, meio maluco, estressado". O empresário o acalma: "Quando chego aí fico olhando e não tem ninguém, não".

Combo Tragada pelo Cachoeiragate, a Delta deve perder cerca de 400 obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tocadas pelo Dnit. O governo estuda entregar em um "pacotão'' para as maiores construtoras os pequenos projetos de rodovias tocados pela empresa.

Onde pega O governo quer limpar logo os rastros da Delta no plano federal. Mas a proposta de rateio dos contratos esbarra no TCU (Tribunal de Contas da União), que pode orientar o governo a licitar novamente as obras.

Guardanapo... Pela primeira vez desde que seu nome apareceu na crise, o governador Sérgio Cabral (RJ) procurou ontem caciques do PMDB e do PSDB e o vice-presidente, Michel Temer. Preocupado com a repercussão do escândalo, ele pediu a solidariedade dos interlocutores.

... da humildade De um parlamentar peemedebista sobre o gesto de Cabral, considerado um outsider internamente: "Ele desceu do pedestal e veio falar com o partido".

Calendário Um observador da CPI fez a conta: o plano de trabalho proposto pelo relator, Odair Cunha (PT-MG), prevê a desaceleração de sessões e depoimentos em 60 dias, justamente quando começa a agenda eleitoral.

Degola Integrantes do governo afirmam que a saída de Ricardo Flores da Previ ocorrerá até o fim do mês. A briga entre Flores e o presidente do Banco do Brasil, Adelmir Bendine, também deve fazer outra vítima: o diretor do BB Ricardo Oliveira. O Planalto estuda realojá-los.

De saída Escalado para a campanha de Fernando Haddad (PT), o secretário de Regulação do Ensino Superior, Luís Fernando Massonetto, vai deixar o Ministério da Educação. Ex-chefe de gabinete de Haddad, vai coordenar a participação da comunidade acadêmica na elaboração do plano de governo.

Procura-se Aloizio Mercadante (Educação) procura substituto para a secretaria, que regula as relações com as universidades privadas. O ministro quer alguém que tenha formação jurídica.

Barbearia Depois de pagar R$ 500 mil pela barba do governador Jaques Wagner (PT-BA), a Gillette ofereceu R$ 200 mil pelo bigode de Mercadante. Ele recusou sob a alegação de que sua mulher não o deixa mudar o visual.

Por cima O ex-vereador de São Caetano Hamilton Lacerda, que deixou o PT no escândalo dos aloprados, em 2006, e retornou no ano passado, estrela inserções do partido em rádio e TV.

com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"O brasileiro tem o hábito de poupar. Se o governo decidir mexer na caderneta de poupança, gerará insegurança, especialmente aos pequenos investidores."

DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, BRUNO ARAÚJO (PE), sobre a inclusão de mudanças na remuneração da caderneta de poupança nas medidas econômicas que devem ser anunciadas pelo governo para baixar os juros.

contraponto

Patrulha da moda


Responsável pela divulgação das fotos do governador Sergio Cabral (PMDB-RJ) com Fernando Cavendish na Europa, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) teve de recorrer à mulher, a ex-governadora Rosinha Matheus, para identificar os caros sapatos que a primeira-dama Adriana Ancelmo exibiu em fotos durante a viagem.

-Eu liguei para Rosinha e disse: tem a sola vermelha e saltos altos, contou Garotinho a jornalistas, ontem.

-É o sapato que a Lady Gaga usa! É um Christian Louboutin, decifrou a ex-governadora.

Nenhum comentário: