sábado, maio 05, 2012

PSDB enquadrado - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 05/05/12


Foi assim. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), e o líder na Câmara, Bruno Araújo (PE), pediram ao deputado Carlos Leréia (GO) que se licenciasse do partido devido às suas ligações com o contraventor Carlos Cachoeira. Leréia reagiu: "Peraí. Deixa eu ver. Vocês querem se livrar de mim porque sou amigo do Cachoeira há 30 anos. E o (deputado) Eduardo Azeredo (MG), que é réu na Justiça? E o (senador) Cícero Lucena (PB), que foi preso? E vocês querem expulsar a mim?"

Prefeitos pressionam por royalties
Os prefeitos preparam uma grande marcha a Brasília no dia 15 de maio. Ela vai ocorrer um dia após o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) apresentar seu relatório ao projeto de distribuição dos royalties do petróleo. O presidente da Confederação dos Municípios, Paulo Ziulkoski, diz que a proposta de Zarattini retira receita de R$ 6 bilhões ao ano dos municípios não produtores, em relação à proposta em debate no Senado. Os prefeitos também vão protestar contra novos gastos aprovados pelo Congresso, como piso dos professores e Emenda 29, sem fixar fonte de receitas como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal.

"A CPI não vai deixar escapar os culpados e não pode punir inocentes por vingança” — Miro Teixeira, deputado federal (PDT-RJ) e integrante da CPI do Cachoeira 

FORA COLLOR! Os petistas que participam da CPI do Caso Cachoeira pretendiam eleger o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) para a vice-presidência da comissão. O que une os petistas e Collor é a disposição de usar a CPI para promover um ajuste de contas com setores da mídia. Eles desistiram depois que outros integrantes alertaram que isso provocaria a desqualificação da investigação e a autodissolução da comissão.

Memória
Foi o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, quem lembrou, na reunião do Conselho Político, que a mudança da poupança foi uma evolução em relação a 2009. Naquela oportunidade, os maiores poupadores, 10%, seriam atingidos.

Começo do fim
Será na próxima quinta-feira ou no dia 15 o depoimento do senador Demóstenes Torres (GO) no Conselho de Ética do Senado. O colegiado votará terça-feira relatório do senador Humberto Costa (PT-PE), que pede a sua cassação.

Os governadores querem carona
A cruzada da presidente Dilma para reduzir os juros animou os governadores, que consideram que se abriu uma janela para que renegociem a remuneração das dívidas dos estados com a União. Eles vão pedir isonomia e cobrar coerência do governo federal. A proposta que está na mesa muda o atual indexador de IGP (mais 6% a 9% da TR) para Selic. Os governadores querem um índice que não seja gerido pelo credor.

Erosão
As fotos festivas do governador Sérgio Cabral (RJ), no exterior, com o empreiteiro Fernando Cavendish (Delta) e integrantes de seu governo, segundo aliados, repercutem muito mal no Rio e abalam sua imagem na classe média.

O articulador
Membro do Conselho Consultivo do Frigorífico JBS, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles está à frente das negociações para que a empresa adquira o controle da Delta e assuma as suas obras de infraestrutura.

A DELTA doou oficialmente, na campanha de 2010, somente aos comitês financeiros do PMDB e do PT, que lançaram a chapa Dilma-Temer. Cada partido levou R$ 1.150.000.

O PRESIDENTE do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada, o ex-ministro Rodolpho Tourinho, defende o diálogo e a negociação transparente com o sindicato dos trabalhadores de Belo Monte.

PALANQUE. A deputada estadual Janira Rocha (PSOL-RJ) se mudou para Itaboraí a fim de apoiar a greve na Comperj. Aos trabalhadores, parados desde 9 de abril, ela ensina que "tem que dar uma radicalizada".

Nenhum comentário: