quarta-feira, maio 09, 2012

Objeto determinado - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 09/05/12


O PT decidiu investir todas as fichas em transformar a CPI criada para apurar as relações de Carlinhos Cachoeira com autoridades de várias instâncias numa investigação sobre a imprensa. A estratégia, antes discreta, se intensificou após reunião de petistas ontem.

No depoimento secreto do delegado Raul Alexandre Sousa, que conduziu a Operação Vegas, as perguntas de petistas e aliados se concentraram nas ligações de Cachoeira com jornalistas. Sousa disse que, após longa investigação, a Polícia Federal não verificou nada de impróprio nessas relações nem viu razões de indiciar jornalistas ou investigar órgãos de imprensa.

QG A reunião em que petistas e aliados decidiram concentrar o foco na imprensa foi feita na liderança do PT no Senado. Um senador petista saiu externando o espírito reinante: "Se a mídia quer guerra, vai ter guerra".

Soldados A tropa de choque anti-imprensa na sessão secreta de ontem foi composta pelos senadores Fernando Collor (PTB-AL) e Humberto Costa (PT-PE) e pelos deputados Luiz Sérgio (PT-RJ), Doutor Rosinha (PT-PR) e Protógenes Queiroz (PC do B-SP).

Tiete Às voltas com o processo do senador Demóstenes Torres, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, brincou que defender a atriz Carolina Dieckmann, que teve fotos divulgadas na internet sem autorização, é mais leve e que aproveitou para pedir autógrafo.

Elo 1 A TerraCap, do governo do DF, mantém contrato com a agência de publicidade Pla, da família de Marcello de Oliveira Lopes, homem de confiança de Claudio Monteiro, ex-chefe de gabinete de Agnelo Queiroz (PT).

Elo 2 O contrato com a Pla, de R$ 13,5 milhões, foi firmado em 2009 e renovado em 2011. A PF aponta que Marcellão, como é conhecido, pediu para o grupo de Cachoeira ajudar em negócios com os governos do DF e do Rio.

Chiadeira... Parlamentares da base aliada se reuniram ontem para discutir a dança das cadeiras promovida pela presidente Dilma Rousseff e pela presidente da Petrobras, Graça Foster, na estatal. O PP, que perdeu o diretor de Abastecimento Paulo Roberto, relatou que foi pego de surpresa.

... geral... Já o PT afirma que Lula havia dado garantias de que o substituto de Renato Duque na Diretoria de Serviços seria Roberto Gonçalves. Mas Dilma e Graça optaram por Richard Olm.

..e irrestrita O PMDB, que perderá o diretor da área internacional, Jorge Zelada, foi avisado de que poderá indicar o substituto para a vaga. Mas já está ciente de que a diretoria será esvaziada. O partido ainda teme perder o comando da Transpetro.

Tô fora Após conversa com o secretário-geral do PR, Valdemar da Costa Neto (SP), o ex-presidente Lula mandou emissários do PT procurarem a direção nacional do partido aliado para discutir apoio a Fernando Haddad.

Voz de fora Valdemar deu sinais de que, para o PR, é mais fácil apoiar o PMDB ou o PSDB em São Paulo. Mas Lula tem orientado o PT a negociar com o ex-ministro Alfredo Nascimento, que deve ter a palavra final sobre alianças do PR nas capitais.

Visita à Folha Gilberto Kassab (PSD), prefeito de São Paulo, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Emerson Figueiredo, Flávio Mello e Sérgio Rondino, assessores de imprensa.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Um dos princípios do funcionamento do Congresso deve ser a publicidade de seus atos. Sessão secreta de uma CPI em que fatos são conhecidos vai contra esse fundamento."

DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES (PSOL-AP), sobre a decisão da comissão que investiga as relações do empresário Carlinhos Cachoeira com empresas e autoridades de ouvir em oitiva fechada delegados e procuradores do caso.

contraponto

O novo sexo frágil

Durante solenidade de posse de três reitoras de universidades federais, o secretário do Ensino Superior do MEC, Amaro Lins, iniciou o discurso se dizendo impressionado com a "coincidência" de, numa única vez, três mulheres assumirem o cargo mais alto nas instituições.

-Vai se acostumando, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Lembrando a ascensão das mulheres também na política, com Dilma Rousseff na Presidência, emendou:

-Daqui a pouco vamos precisar de cota para homens!

Nenhum comentário: