segunda-feira, maio 21, 2012

Nota paulista - MELCHIADES FILHO

FOLHA DE SP - 21/05

BRASÍLIA - A tímida largada de Fernando Haddad na capital pode induzir a uma avaliação errada sobre as possibilidades eleitorais do PT no Estado de São Paulo.

O partido montou sólida estratégia para tentar replicar nas prefeituras o apoio que costuma atrair nas campanhas a governador (de 30% a 35%). Hoje a legenda administra 68 dos 645 municípios paulistas -menos de 18% da população.

A primeira medida foi ampliar a presença da sigla no Estado. No dia da votação, em outubro, haverá diretórios petistas em 589 cidades, 184 a mais do que na ressaca das eleições de 2008. Comissões provisórias cuidarão de outras 52. Ou seja, em todo o Estado, apenas quatro municípios estão a descoberto.

A segunda medida foi lançar o máximo de candidatos próprios. Relatório entregue neste mês a Lula informa que já estão fechadas 311 chapas com o PT na cabeça. Projeta "alguma chance" de sucesso para 226 delas -e "muita" para 111.

O comando petista chegou a duas conclusões: a Presidência da República não será sua para sempre, ainda que outro mandato de Dilma pareça hoje ao alcance da mão, e a polarização com o PSDB está em vias de esgotamento -a campanha de reeleição de Geraldo Alckmin, em 2014, seria seu espasmo final.

Um novo adversário surgirá, talvez de dentro da atual coalizão federal -quem sabe o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Nesse novo cenário, será mais do que desejável ter o controle do segundo e quinto maiores Orçamentos do país: São Paulo e sua capital.

Daí a necessidade de Dilma esquecer a promessa de não envolvimento e viajar para posar ao lado de Haddad. Daí o empenho do PT em digerir o ex-rival Gilberto Kassab, resgatar parceiros de mensalão e dar visibilidade a novos nomes, como Haddad e o Ministro Alexandre Padilha (Saúde). Como o passado, o futuro do PT é muito paulista.

Nenhum comentário: