sexta-feira, maio 18, 2012

Não ligue para eles - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 18/05

Dilma recomendou aos integrantes da Comissão da Verdade que ignorem as provocações de militares da reserva.

Pessoa na sua terra

Lançado há três semanas em Portugal pela Porto Editora, “Fernando Pessoa — Uma quase autobiografia”, do brasileiro José Paulo Cavalcanti, o advogado que integra a Comissão da Verdade, é um sucesso também na terrinha. Está entre os três livros mais vendidos por lá.

Eduarda troca de lugar

Ricardo Henriques vai deixar a presidência do Instituto Pereira Passos e da UPP Social para assumir, no lugar de Wanda Engel, o Instituto Unibanco, que promove ações sociais. Seu posto na equipe de Paes será de Eduarda La Rocque, atual secretária de Fazenda.

Segue...

Para o lugar de Eduarda na Fazenda deve ir o subsecretário Marco Aurélio Santos Cardoso.

Voz da América

Ainda não está 100% confirmado, mas Hillary Clinton deve vir à Rio+20.

À la Zózimo

E a Dilma, hein? É impressão minha ou parece empenhada na transposição do duelo político entre petistas e tucanos dos ringues do MMA para um palco mais civilizado e respeitoso?

Helena de Troia
O selo Lua de Papel lança em junho “Helena de Troia, memórias da mulher mais desejada do mundo”, de Francesca Petrizzo. A autora italiana conta a história de amor que originou uma das mais famosas batalhas do mundo, a Guerra de Troia.

O BRASIL É governado por uma presidente durona e... chorona. A coluna já perdeu a conta das vezes em que Dilma ficou com voz embargada — como quarta agora, na instalação da Comissão da Verdade. Ela quase foi às lágrimas ainda na posse, em janeiro de 2011, quando disse: “Estendo minha mão para os partidos de oposição e aqueles que não me acompanharam nessa jornada.” Dilma também lacrimejou ao comentar a chacina de 13 crianças numa escola municipal do Rio e no lançamento do programa para pessoas com deficiência. No mais, é como lembra um verso de Cecília Meireles: “O choro vem perto dos olhos para que a dor transborde e caia.”

Pássaros do Brasil
O escritor americano Jonathan Franzen, uma das estrelas da próxima Flip, vai esticar a viagem a Paraty, em julho, para fazer observação de pássaros no Brasil. O autor de “Liberdade”, lançado pela Companhia das Letras, é um ornitologista apaixonado.

Greve atrapalha Dilma

Dilma cancelou sua ida hoje, às 11h, à inauguração de uma unidade da Universidade Federal de São Paulo, em Diadema, com Fernando Haddad e Lula, porque os funcionários entraram em greve. Segunda, iria a Porto Alegre, mas a viagem caiu, sem explicação oficial. Como se sabe, funcionários da Trensurb, a empresa gaúcha de trens, também cruzaram os braços.

Mundo em crise

No almoço que reuniu Dilma e os ex-presidentes, ela e FH falaram de política externa.

Santo Amaro
Começou a ser pacificada a Favela Santo Amaro, na Glória, no Rio. Conta com o apoio da Força Nacional de Segurança.

CSN condenada

A 10+ Turma do TRT-RJ condenou a CSN a indenizar em R$ 500 mil um funcionário que contraiu benzenismo, doença causada por intoxicação de benzeno, que atinge o sistema nervoso e a medula óssea. A relatora foi a desembargadora Rosana Salim Villela Travesedo.

Espinosa no rádio

O gaúcho Valdir Espinosa, ex-jogador e ex-técnico de futebol, estreia na Rádio Globo domingo, no Vasco x Grêmio. Entra na vaga de comentarista deixada pelo também gaúcho Luiz Mendes, que morreu aos 87 anos, em 2011.

Banquete de jiboia

Esta jiboia de uns dois metros descansa numa árvore no Jardim Botânico, no Rio, desde segunda-feira. Comeu um filhote de macaco ou de algum pássaro e, agora, digere o banquete quietinha num galho.

Nenhum comentário: