sexta-feira, maio 04, 2012

Festa no interior - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 04/05/12


A estratégia de defesa da Delta na CPI será jogar toda a responsabilidade pela relação com o grupo de Carlinhos Cachoeira nas costas do ex-diretor preso Cláudio Abreu e isentar o dono, Fernando Cavendish.

A empreiteira vai usar a conclusão da própria Polícia Federal -de que Abreu era "sócio oculto" de Cachoeira- para sustentar que o ex-diretor no Centro-Oeste estava lesando a Delta em benefício próprio. A triangulação com empresas do grupo do acusado de contravenção será usada como prova de que Abreu praticava sonegação fiscal. Depois de uma auditoria em curso na empresa, a Delta pode até processar seu ex-diretor.

Seletivo A Procuradoria-Geral da República afirma que Roberto Gurgel só recebeu o material referente a pessoas com foro privilegiado e que a íntegra da Operação Monte Carlo permanece na 11ª Vara Federal de Goiânia. Ali estariam as conexões entre a Delta e Cachoeira.

Devassa A Delta, no entanto, sabe que enfrentará uma operação específica da PF sobre a empresa, com investigações já em curso em Goiânia e no Distrito Federal.

Bonde Mais um empresário com contratos com o governo e a Prefeitura do Rio aparece nas fotos da festa de Sérgio Cabral em Paris. Trata-se de Marco Antonio de Luca, filho de um dos sócios da Milano, fornecedora de refeições para escolas e hospitais.

Pendura Em diálogo do inquérito, Cachoeira reclama com um aliado do corte de água na casa em que a mulher, Andressa, morava e que a PF suspeita ser de Marconi Perillo (PSDB-GO). "R$ 40, rapaz, casa do governador, e emite-se um papel de corte? Demite todo mundo lá", diz.

Álibi A defesa questiona ponto do relatório de Humberto Costa (PT-PE) que pede a cassação de Demóstenes Torres. Diz que ele faltou a uma sessão da CCJ que discutiu sobre bingos pois estava em missão oficial na ONU.

Consulta O novo ministro do Trabalho, Brizola Neto, reuniu-se na véspera da posse com o ex-ministro José Dirceu para tratar de alianças municipais. Dirceu quer apoio do PDT a Marcio Pochmann (PT) em Campinas.

Freio Parte do governo e do Congresso ficaram alarmados com as críticas de Dilma Rousseff ao setor financeiro. Argumentam que, com popularidade alta, a presidente não precisa comprar briga com bancos em ano eleitoral, e atribuem ao marqueteiro João Santana a decisão de elevar o tom no pronunciamento do 1º de Maio.

Tour Fernando Haddad faz uma pausa na pré-campanha para se encontrar com Lula e Dilma no Rio de Janeiro. Se terá a vantagem de uma foto com os padrinhos, terá de se esquivar de posar ao lado de Sérgio Cabral, chamuscado no Cachoeiragate.

Martelo O novo secretário de Regulação do Ensino Superior do Ministério da Educação será o advogado pernambucano Jorge Messias. O antecessor, Luiz Massonetto, irá integrar a campanha de Haddad à prefeitura.

Milhas O presidente nacional do PT, Rui Falcão, já foi a todas as capitais do país, com exceção de Florianópolis (SC), negociando alianças. No total, incluindo cidades do interior, o dirigente percorreu 164 mil km articulando as chapas do partido.

De saída Um dos principais nomes do PSOL no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (AP) disse a aliados que está desconfortável no partido e estuda migrar para PDT, PPS ou PCB.

com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Na minha terra existe o seguinte ditado: sacrifica o boi cansado para a boiada se salvar. É esse o plano de trabalho dessa CPI, pelo que foi feito até aqui."

DO DEPUTADO FEDERAL JULIO DELGADO (PSB-MG), sobre as primeiras impressões da CPI do Cachoeira que, para ele, vai mirar em Demóstenes Torres (sem partido-GO) e livrar demais políticos e empresas envolvidos.

contraponto

No fio do bigode

Após participar da cerimônia de posse do novo ministro do Trabalho, Brizola Neto, ontem, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) foi cercado por jornalistas.

Um deles quis saber sobre sua recusa à proposta da Gillette, que ofereceu R$ 200 mil para que ele raspasse o bigode, sua marca registrada.

-Eu não raspo!, insistiu o ministro.

Em seguida, ele brincou:

-Mas por esse valor pode ligar para o Romero Jucá que ele aceita! E para o Sarney também!

Nenhum comentário: