quarta-feira, maio 16, 2012

Falta de sintonia - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 16/05

A tensa participação de Dilma Rousseff na Marcha dos Prefeitos, que resultou na primeira vaia pública da presidente, serviu de alerta para os governistas quanto aos obstáculos que ela deve enfrentar até 2014 em decorrência de sua conhecida aversão a "fazer política".

Num evento tradicionalmente marcado pela divulgação de benesses federais aos municípios, Dilma disse mais "não" que "sim" a administradores, muitos dos quais ávidos por ajuda federal às vésperas da eleição.
O protesto surpreendeu o Planalto, que surfava na alta aprovação de Dilma. "O calendário dela é um, o nosso é outro. As urnas estão aí", diz um prefeito aliado.

Nua e crua Oficialmente, o Planalto afirma que Dilma sabia dos riscos de enfrentar protestos, mas preferiu "não mentir" aos prefeitos.

Que fase! Depois de ter responder por contatos com aliados de Carlinhos Cachoeira, o subsecretário de Assuntos Federativos do Planalto, Olavo Noleto, enfrentou a ira da presidente, que queria números para responder aos prefeitos. "Os dados, onde estão os dados?", reclamou ela.

Dança... Insatisfeita com a Comissão de Ética Pública, Dilma fará mudanças no órgão, mas tomará cuidado para evitar a sensação de "tutela oficial". Dos 7 membros, 5 saem entre junho e julho. Os mandatos de Sepúlveda Pertence e Américo Lourenço só vencem em 2013 e 2015.

...das cadeiras O Planalto se queixa de não ser comunicado previamente sobre as decisões anunciadas pelo colegiado. Entre os casos que causaram incômodo estão a censura pública ao ex-ministro Antonio Palocci e o processo contra Fernando Pimentel (Desenvolvimento).

Pegadinha No pedido de esclarecimentos formulado a Roberto Gurgel, a CPI quer saber quando o procurador-geral foi informado sobre a Operação Monte Carlo. A ideia é derrubar, com a discrepância de datas, a tese de que ele paralisou a Vegas por conta da outra investigação.

Data venia Na decisão que livrou Cachoeira de depor à CPI, o ministro Celso de Mello usou trecho de "Prerrogativas Profissionais do Advogado", de Alberto Toron, ex-auxiliar de Márcio Thomaz Bastos, defensor do bicheiro.

Termômetro Dilma convocou os 38 ministros para a instalação da Comissão da Verdade, prevista para hoje. "Dá até para fazer reunião ministerial'', brincou um deles, em alusão às raras ocasiões em que o alto escalão é recebido pela presidente.

Mártires Em vídeo que vai ao ar hoje no portal da Copa-2014, Pelé elogia Dilma, "que quase morreu pelo país", e diz que seu papel é apaziguar pendengas regionais entre torcedores quanto aos estádios-sede: "Aceitei [o convite] para ver se a gente acaba com essa briga".

Vai que é sua O conselho político de José Serra agirá para atrair PP e PTB, que negociam com Gabriel Chalita (PMDB). Os dois partidos estão instalados no governo de Geraldo Alckmin, sobre quem recai a pressão para persuadir Paulo Maluf e Campos Machado.

A conferir Alheio às tratativas de alianças, Luiz Flávio D'Urso (PTB) informou ontem à OAB-SP que se licenciará da entidade na última semana de maio para se dedicar à campanha eleitoral.

Plumas O PT trata com especial atenção o seminário de educação amanhã, que será a estreia da ex-tucana Claudia Costin e da "ex-marineira" Maria Alice Setúbal ao lado de Fernando Haddad.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Embalado pelo boom da construção civil em São Paulo, o 'Aprov' da administração de Gilberto Kassab se transformou na mais bem-sucedida imobiliária da cidade."
DE RAIMUNDO BONFIM, DA CENTRAL DE MOVIMENTOS POPULARES, sobre o responsável pela aprovação de empreendimentos da prefeitura paulistana, Hussain Aref Saab, ter adquirido 106 imóveis num intervalo de sete anos.

Contraponto

Não tá fácil para ninguém

Durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília, antes de ser vaiada Dilma Rousseff anunciava a distribuição de retroescavadeiras e motoniveladoras para municípios com até 50 mil habitantes. Foi aplaudida ao dizer que a medida valeria para este ano. Em seguida, corrigiu:
-Na verdade, a seleção é este ano e a entrega possivelmente seja no fim de ano...
Diante do coro de decepção da plateia, a presidente encerrou o tema já preparando o terreno para o protesto:
-É, a vida é dura!

Nenhum comentário: