terça-feira, maio 22, 2012

Enquadrando - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 22/05

O can­di­da­to do PT à pre­fei­tu­ra de São Pau­lo, Fer­nan­do Had­dad, ca­mi­nha pa­ra re­ce­ber o apoio do PCdoB. A co­mis­são po­lí­ti­ca na­cio­nal dos co­mu­nis­tas reu­niu-se no fi­nal de se­ma­na, em São Pau­lo, e, após ho­ras de de­ba­te, che­gou à con­clu­são que o me­lhor era se ali­nhar ao pro­je­to pe­tis­ta. Pa­ra im­ple­men­tar es­sa li­nha, se­rá pre­ci­so ga­nhar pa­ra es­sa po­si­ção os di­re­tó­rios re­gio­nais e mu­ni­ci­pais, que têm mui­tas ares­tas com os pe­tis­tas, além de ab­di­car da can­di­da­tu­ra do ve­rea­dor Ne­ti­nho.

E o PT vira as costas para os aliados
O go­ver­na­dor Tião Viana (PT-AC) e o se­na­dor Jorge Viana (PT-AC) de­ci­di­ram não apoiar a líder nas pes­qui­sas para a pre­fei­tura de Rio Branco entre os nomes da Frente Po­pu­lar, a de­pu­tada Per­pé­tua Al­meida (PCdoB-AC). Eles vão ten­tar man­ter o poder na pre­fei­tura apoiando um téc­nico que nunca dis­pu­tou elei­ções: Mar­cus Mé­dici, di­re­tor do DER. O líder nas pes­qui­sas é Tião Bo­ca­lon (PSDB). Os can­di­da­tos co­mu­nis­tas, tra­di­cio­nais alia­dos do PT, tam­bém estão sendo aban­do­na­dos em ou­tras ca­pi­tais onde li­de­ram as pes­qui­sas, como o se­na­dor Iná­cio Ar­ruda, em For­ta­leza; e a de­pu­tada Ma­nuela D´Ávila, em Porto Ale­gre.

"Minha vontade é colocar um guardanapo de restaurante na cabeça e ir para a porta da CPI. Do jeito que está, não vai dar em nada” — Roberto Requião, senador (PMDB-PR)

MÉDICOS ESTRANGEIROS. O ministro Alexandre Padilha (Saúde) reuniu-se, em Genebra, durante reunião da OMS, com a ministra canadense Leona Aglukkaq, para tratar da oferta de médicos em regiões remotas. Padilha anotou três ações adotadas no Canadá para atender as populações isoladas: "Definição de regras obrigatórias para trabalho médico em regiões carentes, estímulo ao uso de mão de obra estrangeira e a criação de um corpo nacional para atender as populações destas regiões".

Transparência
O Ministério das Comunicações recebeu a primeira consulta decorrente da Lei de Acesso à Informação. Ela pede dados de todos os processos de outorga de rádios comunitárias indeferidos. Os 17 mil processos foram gravados num DVD.

A rota
Se for ao Senado depor hoje, o contraventor Carlos Cachoeira quer entrar na ala das comissões pelo jardim de inverno do gabinete do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), único local que dá acesso à sala da CPI sem passar pelos corredores.

Atrás do Cachoeira só não vai...
Todos os integrantes da organização do contraventor Carlos Cachoeira pediram para não depor na CPI. O presidente Vital do Rêgo (PMDB-PB) rejeitou os pedidos feitos por Idalberto Mathias de Araújo (o Dadá), Lenine de Souza, Jairo Martins de Souza, José Olímpio de Queiroga Neto, Gleyb Ferreira da Cruz e Wladimir Garcez. O depoimento deles está marcado para esta quinta-feira. Os advogados deles podem ir ao STF e alegar falta de tempo para analisar os autos. Se colou para Cachoeira, pode ser que cole para eles também.

Mão na massa
No fim de semana, no debate dos vetos ao Código Florestal, a presidente Dilma assumiu para si os cálculos para definir, pela largura do curso d´água e pelo tamanho da propriedade, a metragem da área que terá de ser preservada.

De volta à ativa
A exemplo de quando foi ministro do governo Lula, o advogado Márcio Thomaz Bastos vai alugar um flat em Brasília. Com clientes no julgamento do mensalão, no STF, e na CPI do Cachoeira, vai passar mais tempo na capital do país.

JU­RIS­TAS du­vi­dam que o go­verno con­siga im­ple­men­tar um pro­grama de com­pras sus­ten­tá­veis. Ocorre que a regra geral da Lei de Li­ci­ta­ções é o menor preço. Mas com­pras que levem em conta a ques­tão am­bien­tal cus­tam mais caro.

IMU­NI­ZADO? O se­na­dor De­mós­te­nes Tor­res apro­vei­tou que o Con­gresso es­tava vazio sexta-feira e foi ao posto mé­dico tomar va­cina para a gripe.

O PRE­SI­DENTE do Banco Cen­tral, Ale­xan­dre Tom­bini, não fez co­le­ções quando criança. Mas do­mingo abriu o BC para que crian­ças e ado­les­cen­tes ex­pu­ses­sem suas co­le­ções de bo­ne­cas, moe­das, selos e etc.

Nenhum comentário: