sábado, maio 19, 2012

A diplomacia do conhecimento - JAMAL KHOKHAR


O GLOBO - 19/05
O foco da presidente Dilma Rousseff sobre educação, ciência, tecnologia e inovação como elementos vitais para garantir um crescimento econômico contínuo torna o Canadá um parceiro-chave para o Brasil. A educação já é uma das principais áreas de nossa cooperação bilateral, frisada a cada visita de alto nível.

A recente vinda ao Brasil do governador-geral do Canadá, que exerce as funções do chefe de Estado, serviu para reforçar a parceria crescente entre ambos os países em educação. Em Brasília, o governador-geral se encontrou com a presidente Dilma, e anunciaram em conjunto a grande notícia de que o Canadá aguarda a vinda de 12 mil estudantes brasileiros - colocando o Canadá como um dos principais parceiros do Brasil no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras. Nós também estamos trabalhando com o setor privado canadense para assegurar estágios de alta qualidade - neste sentido, estes bolsistas brasileiros irão mostrar concretamente como contribuir para a economia do Brasil.

Em reuniões com o governador Sérgio Cabral no Rio de Janeiro e com o governador Geraldo Alckmin em São Paulo, Ciência sem Fronteiras foi um tema recorrente, atestando a importância da educação como fundamental para a construção de uma força de trabalho qualificada e inovadora para liderar as economias dos estados.

Chefiando uma delegação de 30 reitores de universidades canadenses, o governador-geral abriu o Congresso das Américas sobre Educação Internacional no Rio de Janeiro. Lá, reitores brasileiros e canadenses discutiram como os nossos países podem cooperar para melhor educar as novas gerações para enfrentar os desafios num mundo cada vez mais globalizado. Compartilhamos nossas experiências sobre como transformar educação em inovação. Anunciamos 75 novas parcerias de cooperação entre institutos canadenses e brasileiros, com um valor de cerca de R$ 30 milhões.

O Brasil é uma inspiração para a diplomacia do conhecimento - um tema recorrente nos discursos do governador-geral, inclusive no Fórum de Inovação, realizado em São Paulo. É nossa capacidade e vontade de aprender constantemente que está na raiz do nosso bem-estar social e econômico.

No entanto, é necessário ir além das fronteiras nacionais quando falamos de educação, porque as descobertas não são tomadas isoladamente. Precisamos de mais ações conjuntas. Durante a visita, o Canadá anunciou que os líderes de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e canadenses já estão trabalhando em um plano de ação focado em setores estratégicos: tecnologia dos oceanos, ciências da vida, tecnologia da informação e de comunicações, energia limpa, tecnologias verdes e nanotecnologia.

Vamos trabalhar para incentivar o intercâmbio entre nossos países - porque as lições mais importantes da vida não são aprendidas em sala de aula, mas sim quando ampliamos os horizontes da nossa imaginação, apreciando ideias e culturas de uma nova perspectiva. Estamos no caminho certo. Devemos fazer mais e ir além dos acordos e discussões existentes, buscando ações concretas em benefício de nossas sociedades.

JAMAL KHOKHAR é embaixador do Canadá no Brasil.

Nenhum comentário: