quinta-feira, maio 17, 2012

Contagem regressiva - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE  - 17/05

Começaram a desaguar esta semana no STF memoriais do processo do mensalão, encaminhados por advogados dos réus. Como o documento comumente é entregue às vésperas dos julgamentos para, nas palavras de especialistas, "deixar a defesa mais fresca na memória dos juízes'', a movimentação fez crescer entre os ministros a expectativa de que Ricardo Lewandowski, responsável pela revisão do processo, entregue seu relatório até o fim da próxima semana.

A ansiedade aumentou depois do presidente Ayres Britto agendar para terça-feira nova sessão administrativa para discutir a logística do julgamento.

Vips Os advogados dos protagonistas do mensalão, no entanto, só pretendem entregar suas peças quando o STF definir a data do julgamento. Assim, esperam que os ministros deem atenção total aos seus argumentos.

Más notícias Prefeitos que foram a Brasília para a marcha aproveitaram para sondar caciques petistas sobre prognósticos do mensalão. Voltaram para a casa desanimados com o potencial de dano do caso nas eleições.

Econômica Na véspera da instalação da Comissão da Verdade, Lula quis convidar FHC para viajarem juntos a Brasília, mas desistiu quando soube que o avião colocado à sua disposição era pequeno.

Bem na foto Lula pediu para Marco Aurélio Garcia ampará-lo ao descer a rampa do Planalto com Dilma Rousseff e os demais ex-presidentes porque não queria usar bengala no ato histórico.

Não rola Petistas que integram a CPI do Cachoeira pediram apoio dos peemedebistas para convocar e quebrar o sigilo de jornalistas da revista "Veja", mas o partido aliado disse não topar a ideia.

Sobrevida Dilma deu carta branca para Graça Foster tirar Sergio Machado da Transpetro, mas a presidente da Petrobras pretende mantê-lo no cargo por ora e começar as mudanças pelas diretorias.

Plano B O governador Eduardo Campos (PSB-PE) disse a interlocutores que está disposto a reativar a candidatura do ministro Fernando Bezerra se João da Costa vencer a prévia do PT em Recife, marcada para domingo.

Palanque Aliados incentivam Aécio Neves (PSDB) a abraçar a causa municipalista no vácuo na vaia sofrida por Dilma. O tucano, que saiu em defesa dos prefeitos, quer se tornar mais conhecido nos rincões do país.

#oioioi O QG de Geraldo Alckmin viu como provocação de Gilberto Kassab nota informando que 103 pessoas foram atendidas em hospitais municipais devido ao acidente do metrô. O governo falava em 33 feridos.

Vuvuzela Além do estrago eleitoral, a colisão no metrô preocupou o Bandeirantes porque a linha 3 é a que levará torcedores ao Itaquerão, sede da abertura da Copa. As imagens do acidente correram o mundo ontem.

Arrastão Vereadores do PSDB paulistano preparam caravana para abordar José Serra hoje à noite na Associação Comercial de Pinheiros. Pedirão veto à coligação proporcional com o PSD, exigência de Kassab.

Rédea curta Pressionado a ajudar o PSDB nas 100 maiores cidades paulistas, Alckmin assumiu a costura onde o partido corre risco. No início da semana, recebeu Emanuel Fernandes, ex-secretário de Planejamento, e apelou para que se candidate em São José dos Campos.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Lula e Dilma nunca se negaram a atender a nenhum pedido de Serra e Alckmin. É que eles não querem o governo federal em São Paulo, porque têm uma mentalidade tacanha."

DO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO FERNANDO HADDAD (PT), que tem falado em "apagão dos transportes", ao responder ao argumento do PSDB de que o governo federal não investe na ampliação do metrô em São Paulo.

contraponto

Interpretação de texto

Durante sessão na Assembleia paulista, deputados discutiam a relação de Geraldo Alckmin com Dilma Rousseff. O petista Donisete Braga afirmou:

-O governador será envenenado pelo espírito republicano da nossa presidente.

José Bittencourt (PSD), da base governista, interveio:

-Dilma chama o governador de 'excelente parceiro'.

Braga tentou corrigir:

-Ela disse, na verdade, que teve excelentes encontros com o governador. É questão de semântica.

Nenhum comentário: