quinta-feira, maio 31, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“O STF é sobranceiro, altivo e independente”
Ministro Carlos Ayres Britto, presidente do STF sobre a briga Lula x Gilmar Mendes

PMDB E PSDB SE UNEM E SURPREENDEM O PT

A sessão de ontem da CPI mista do Cachoeira revelou uma alteração importante na correlação de forças que atuam na comissão. Sem apoio do PMDB, os tucanos não teriam conseguido aprovar a convocação do governador do DF, com o objetivo de dividir o desgaste da convocação do goiano Marconi Perillo (PSDB). O acordo de “política pacífica” PSDB-PMDB surpreendeu o PT, que imaginava ter o controle da CPI.

OLHO NAS URNAS

A presidência e a relatoria exercidas pelo PT provocaram urticárias no PMDB, acuado nos municípios pela gula eleitoral dos petistas.

MÃO QUE LAVA OUTRA

Em troca da proteção a Sérgio Cabral, o PMDB deverá “pegar leve” no depoimento do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). 

SEM ESSA

Inimiga de Marconi Perillo, a deputada Íris de Araújo (PMDB-GO) recusa qualquer acordo com o PSDB: “Não vão me enquadrar”.

É COISA NOSSA

O “big allowance” ou mensalão, foi notícia na imprensa americana, repercutindo a briga de Lula com o ministro Gilmar Mendes, do STF. 

LULA FAZ APELO AO PCDOB PARA NÃO APOIAR CHALITA

O ex-presidente Lula fez um “apelo dramático” ao presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, segundo um dirigente do partido, para que o vereador Netinho de Paula não apoie o deputado Gabriel Chalita (PMDB) à Prefeitura de São Paulo. Os partidos negociam para Netinho aceitar ser o vice de Chalita. Lula alegou que o apoio à aliança poderá inviabilizar de vez a candidatura de Fernando Haddad (PT) a prefeito.

‘MATANDO’ CHALITA

A estratégia de Lula é conter o crescimento de Gabriel Chalita, acima dos 7% nas pesquisas, e torcer para Fernando Haddad sair dos 3%.

APOSTA NA REJEIÇÃO

O ex-presidente Lula aposta na alta rejeição de José Serra (PSDB), que pode chegar a 40%, para levar a disputa pela prefeitura paulistana ao segundo turno.

NOVA PESQUISA

Pesquisa interna do PT apontou ligeiro declínio de intenções de voto no tucano José Serra e, claro, crescimento de dois pontos de Haddad. 

CORDA APERTADA

A ordem é esfriar o incêndio, mas petistas radicais analisam processar o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, por não denunciar Lula, se falou a verdade ou se mentiu (prevaricação).

VEXAME

A agência Sana, controlada pelo ditador Bashar al-Assad, louvou a atitude do Brasil, claro, de não expulsar diplomatas da Síria em Brasília, na contramão de governos comprometidas com a democracia. 

EM BAIXA

Mediador do encontro entre o ministro Gilmar Mendes (STF) e o ex-presidente Lula, Nelson Jobim teria encontro na última terça-feira (29) com a bancada do PMDB no Senado. Foi desmarcado.

SEM PICUINHAS

Membro da CPI mista de Cachoeira, o deputado Luiz Pitiman (PMDB) votou contra a convocação do governador do DF, Agnelo Queiroz: “Não vou deixar picuinhas individuais influenciarem minhas decisões”, disse. 

INACREDITÁVEL

O juiz José William Veloso Vale, de Campo Maior (PI), foi afastado do cargo pelo desembargador Edvaldo Moura, presidente do TJ-PI. O magistrado é acusado de assinar decisão redigida em seu computador pelo advogado da parte beneficiada, Alexandre de Castro Nogueira. 

PEDINDO A BENÇÃO

Com a desistência do ex-governador Paulo Hartung (ES) de disputar a prefeitura de Vitória, Lelo Coimbra procurou o senador Ricardo Ferraço e a vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas. Sairá candidato.

FANTASMINHA NA CPI

O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) pediu a CPI de Cachoeira para ouvir testemunha, cujo nome não revelou, que trabalhou na Delta do Rio. Silvio Costa (PTB-PE) rebateu: “Agora vão convocar gasparzinho”.

NO ATAQUE

O Facebook do ministro Celso Amorim (Defesa) atacou Gilmar Mendes, comparando o ministro do Supremo Tribunal Federal a “seres medíocres” e destacando o “esgoto que são suas vidas”. Amorim garante que a página não é dele, e sim de “fãs”, e estuda uma medida judicial contra seus responsáveis.

CALADO!

Próximo convidado na CPMI do Cachoeira: o sr. Habeas Corpus. 

PODER SEM PUDOR

EU NOMEIO, VOCÊ PAGA

O falecido Humberto Lucena (PB) adorava nomear parentes, quando presidiu o Senado. Ao ser tachado de “a caneta mais rápida de Brasília”, chamou o repórter que o ironizara ameaçando processo:

– Nomear parentes só é pejorativo no Sul. No Nordeste, o povo até gosta.

O jornalista, nordestino de Pernambuco, perdeu a paciência. Puxou Lucena pelo braço e disse ao seu ouvido, firme, quase gritando:

– Nós dois sabemos que o sr. está mentindo, mas vou fingir que não ouvi.

Lucena não tocaria mais no assunto. Nem processaria o jornalista. 

Nenhum comentário: