terça-feira, maio 29, 2012

Céu carregado - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 29/05

Guido Mantega esperou passar a turbulência do veto ao Código Florestal para ter com Dilma Rousseff uma conversa nada animadora sobre prognósticos para a economia. No fim de semana, o ministro da Fazenda disse à presidente que a situação na Europa tende a se deteriorar, afetando o ritmo de crescimento da China e, consequentemente, o nível de investimento das empresas no Brasil. O relato de Mantega elevou no Planalto a apreensão com o cenário econômico na semana em que o Copom se reúne para definir a taxa Selic e será divulgado o PIB do primeiro trimestre. Novas medidas para barrar a crise não estão descartadas.

Data venia Os ministros do Supremo ficaram divididos quanto à reação mais apropriada à divulgação da conversa entre Gilmar Mendes e Lula. A maioria acha que, a despeito das manifestações individuais, o assunto não deve virar tema de debate no plenário da corte.

Curto-circuito Ainda assim, alguns membros do STF dizem reservadamente temer um bate-boca público, tamanho o incômodo que provocaram as versões da conversa e tantas são as implicações no julgamento do mensalão.

Toga justa Um integrante da corte fez as contas: o imbróglio Lula-Gilmar envolveu de alguma maneira o advogado-geral da União, o procurador-geral da República, 5 ministros e 2 ex-integrantes do Supremo. "Ali sobrou para todo mundo", lamentou.

Jabuticaba Já a petição conjunta anexada nos autos do mensalão pelos advogados do caso, pedindo que o STF não julgue com a "faca no pescoço", deve ser repudiada publicamente. Nas conversas entre eles, a iniciativa foi classificada de "inusual" e "inapropriada".

Bomba L Entre os réus do mensalão a reação foi de desânimo. Ainda que tenham dúvidas sobre o conteúdo da conversa, eles acreditam que, ao procurar um ministro, o ex-presidente pode levar o Supremo a optar por conduta corporativa no caso.

Novo time José Luis Oliveira Lima deixou a defesa do ex-presidente da Delta Fernando Cavendish e assumiu como advogado da J&F até a conclusão da aquisição da empreiteira pela holding.

Não passa Com a calculadora nas mãos, tucanos duvidam que a proposta de coligação proporcional com o PSD paulistano prospere tanto na Executiva quanto na convenção do partido. Hoje, os dirigentes do PSDB estão majoritariamente dispostos a barrar a composição, pleito de Gilberto Kassab.

Sem fim Nas palavras de um integrante da direção municipal do PSDB, o episódio é a mais explícita sequela da crise que dividiu aliados de Geraldo Alckmin e Serra em 2008. "É como aquele livro: o ano que não acabou".

Ampulheta Ante o impasse, serristas torcem pelo triunfo de Kassab no TSE. Caso obtenha espaço maior na TV, o prefeito diminuirá a pressão para coligar, pois acha possível eleger sua cota de vereadores em voo solo.

Faxina Às voltas com denúncias de irregularidades no setor de aprovação de edificações na prefeitura, Kassab prepara cerco à distribuição de folhetos comerciais de empreendimentos imobiliários na cidade. O tema está na pauta da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana.

Visita à Folha Horacio Lafer Piva, integrante do Conselho de Administração da Klabin, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

É a prova de que o crime compensa. Fizeram muito teatro para tirar a pressão da Rio+20, mas o texto publicado no "Diário Oficial" mostra a anistia que Dilma tentou esconder.

DO DIRETOR DA FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA, MÁRIO MANTOVANI, sobre o veto da presidente ao Código Florestal, tornado público ontem e que desagradou ambientalistas quanto às APPs nas margens de rio.

contraponto

Ministro secador

Durante palestra sobre a Copa-2014, sábado passado, em Bauru, o ministro Aldo Rebelo (Esporte) percebeu que um espectador, vestido com a camisa do Corinthians, dormia profundamente na plateia e brincou:

-Aquele ali é corintiano. Deve estar sonhando com a conquista da Libertadores...

Um participante do evento emendou:

-Está sonhando com o Neymar.

Rebelo, palmeirense, concluiu:

-Ih...então é pesadelo!

Nenhum comentário: