domingo, maio 20, 2012

Cartas na mesa - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 20/05



As cúpulas do PT e do PSB voltam a se reunir nesta semana para discutir a aliança em torno de Fernando Haddad em São Paulo. O pacote que os petistas pretendem oferecer em troca do acordo inclui apoio a candidatos pessebistas em Macapá (PA), Boa Vista (RR), Duque de Caxias (RJ) e Mossoró (RN). Da lista de pedidos de Eduardo Campos, só João Pessoa (PB) ficará de fora.

Apesar das concessões que o PT está disposto a fazer, aliados do governador de Pernambuco veem dificuldades extras para selar o pacto pró-Haddad. O apoio dependeria do desfecho das prévias do PT em Recife e da definição sobre uma eventual fusão do PSB com o PSD.

Em casa Campos considerou uma ação deliberada do PT para desgastá-lo nos ataques a Maurício Rands por partidários do prefeito João da Costa, na capital do Estado. O governador terá dificuldade de apoiar Costa caso Rands perca as prévias hoje.

Rumo a 2018 Já a fusão com o partido de Gilberto Kassab é uma hipótese caso o TSE não dê ao PSD tempo de TV. O acordo com o prefeito é central no projeto de Campos para se cacifar como vice de Dilma Rousseff em 2014 e como candidato a presidente quatro anos depois.

Boletim médico Prestes a mergulhar na campanha de Haddad, Lula tem se queixado a amigos da dificuldade para firmar o pé ao caminhar, sequela do tratamento quimioterápico. O ex-presidente reclama ainda do ressurgimento das dores no ombro, provocadas pela bursite.

Ensaio José Serra antecipou as gravações preparatórias para o horário eleitoral, que só vai ao ar em agosto. O tucano faz hoje os primeiros testes de imagem em estúdio.

Fashion week Em semana de tensão no governo graças aos incidentes com trens e metrô, Geraldo Alckmin só exibia sorrisos nos últimos dias quando falava do blog de moda da filha, Sophia, que atingiu recorde de acessos.

Palavrão Para além da discussão sobre se os principais réus do mensalão serão ou não condenados no STF, advogados do processo já se debruçam sobre cálculos a respeito da chamada "dosimetria" das penas, que vai definir, na prática, se alguns correm risco de ser presos.

Ábaco Além de decidir se os 37 réus cometeram os crimes que lhes são imputados, os ministros da corte terão de indicar, em caso de condenação, qual a pena para cada um. A sentença final pode ser a média dos 11 votos.

Imobiliária Com o julgamento se aproximando, os principais escritórios de advocacia do país já começam a reservar salas comerciais e flats para seus profissionais, que devem se mudar para Brasília por um período entre três semanas e um mês.

Vingadores 1 Em reunião na quinta-feira, a cúpula do PMDB desistiu de avalizar a estratégia do PT contra a imprensa e o Ministério Público na CPI do Cachoeira. Por isso Cândido Vaccarezza disse que a relação entre as siglas tinha ''azedado''.

Vingadores 2 Na conversa, da qual participou o vice-presidente, Michel Temer, o PMDB concluiu que comprar briga pelo PT era um erro. "Por que vamos entrar nisso se não queremos nos vingar de ninguém?", resumiu um dos participantes.

40 graus Acabou em briga reunião semana passada entre a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e o secretário do Comitê Nacional da Rio+20, Laudemar Aguiar. Ela se queixou da condução do evento pelo Itamaraty.

Tiroteio


"Nós já vimos Sarney e Lula juntos e agora estamos testemunhando Collor se aliando ao PT para acertar uma conta de mais de 20 anos com a mídia e o Ministério Público."

DO DEPUTADO FEDERAL FERNANDO FRANCISCHINI (PSDB-PR), criticando a iniciativa do ex-presidente e hoje senador pelo PTB-AL de tentar convocar jornalistas durante os trabalhos da CPI do Cachoeira.

Contraponto

Agente camarada


Na cerimônia da instalação da Comissão da Verdade, formou-se no Planalto fila de parlamentares do PC do B, PSOL e PT, logo atrás dos militares. Um deles perguntou se haveria algum critério para o posicionamento dos comandantes ao lado da presidente Dilma.

O senador Inácio Arruda (PC do B-CE) interveio:

-A ordem é por antiguidade. A Marinha, mais antiga, primeiro. Depois, o Exército e, por fim, a Aeronáutica.

Ao que outro congressista perguntou, rindo:

-Há um comunista infiltrado nas Forças Armadas?

Nenhum comentário: