terça-feira, maio 22, 2012

Acabou em samba - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 22/05

A Comissão da Verdade acabou em samba. Não é vaticínio de que não vai dar em nada. É que Noca da Portela compôs, a pedido da ministra Maria do Rosário, o samba “Nossas verdades”, sobre a comissão. Trechinho: “Vamos contar nossas verdades/Para esquecer as mentiras/Vamos viver a realidade/ E festejar nosso passado.”

Araguaia...

Aliás, Maria Celina D’Araújo, cientista política da PUC, pôs na internet (mariacelina.daraujo. net/pacificador.xls) nomes de militares que ganharam a Medalhado Pacificador de1972 a1975. Seguiu pista de Elio Gaspari, autor de quatro livros sobre a ditadura, de militares que combateram a guerrilha do Araguaia.

Mas Elio avisa...

Todos os que estiveram no Araguaia receberam a medalha, mas nem todos os que a receberam estiveram no Araguaia.

Licença médica

Levantamento feito em 1.357 escolas estaduais do Rio mostra que, de 75 mil professores ativos, 18 mil não trabalharam em março. Do total, houve 7.871 faltas abonadas por motivo médico.

No mais...

Tem professor que mente para fugir do trabalho. Mas, para exigir, é preciso também melhorar o salário do mestre, que, como mostrou o GLOBO ontem, ganha pouco.

Ruas estranhas
O livro “Ruas estranhas” , organizado pelo americano George R. R. Martin, autor que já vendeu cerca de 15 milhões de exemplares, vai ser lançado no Brasil pela Casa da Palavra/Fantasy. O obra fala do contato de pessoas com a paranormalidade.

DIA 8, MIELE, o homem-show, 74 anos, pela primeira vez na carreira, vai atuarnum musical. Veja nosso artista no centro da foto, como o Mágico de Oz na adaptação de Charles Müller e Cláudio Botelho, que estreia no Teatro João Caetano. A seu redor, repare, estão Lúcio Mauro Filho (Leão Covarde), a jovem Malu Rodrigues (Dorothy), Pierre Baitelli (Espantalho) e Nicola Lama (Homem de Lata). Veja também Maria Clara Gueiros, de Bruxa Má do Oeste, aqui ao lado

Lei Roberto Carlos
Por iniciativa do relator Alessandro Molon, dia 14 de junho, na Biblioteca Nacional, haverá uma audiência com escritores e juristas para discutir o projeto do ex-deputado Palocci que torna possível a biografia de figuras públicas sem autorização prévia. A ideia é evitar casos como o de Roberto Carlos, que censurou um livro de Paulo César Araújo sobre sua vida.

Filhos adotivos

Domingo de manhã, parentes de crianças adotadas farão passeata na Praia de Copacabana. O ato é para festejar o Dia Nacional da Adoção (25 de maio).

Inflação de milhas

A TAM está cobrando 130 mil milhas por uma perna numa passagem Rio-Londres-Rio logo após as Olimpíadas. Parece abuso. E é.

Táxi, táxi!
Eduardo Paes vai mudar o desenho dos bigurrilhos, como são chamadas aquelas pequenas placas luminosas no teto dos táxis, para sua identificação. O novo modelo deve ser este.

Paris-Rocinha

Uns franceses estão comprando várias casas na Rua 2 da Rocinha.

Lá vão os noivos

A Associação Comercial e de Prestadores de Serviços do Morro dos Macacos, no Rio, vai promover o casamento comunitário de 12 soldados de UPPs. Dez são da própria comunidade. Dois são da UPP do Morro São João.

Pega ladrão

Acredite. Flanelinhas que atuam na Lapa têm cobrado, em tom ameaçador, até R$ 10 dos motoristas.

Grande Bibi

De Bibi Ferreira, 90 anos, ao espirrar pela segunda vez na sessão de domingo do seu espetáculo no antigo Teatro Tereza Rachel, hoje Net Rio: — Desculpem, é que eu sou alérgica a... teatro. A plateia foi ao delírio. Logo ela , filha de artistas, que, praticamente, nasceu no palco.

Nenhum comentário: