segunda-feira, abril 16, 2012

Vacina - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 16/04/12


Às vésperas da instalação da CPI para investigar a ligação do empresário de jogos Carlinhos Cachoeira com políticos, o Palácio do Planalto determinou que técnicos dos ministérios e da Controladoria-Geral da União façam um pente-fino em todos os contratos firmados com a construtora Delta. A empresa é a principal recebedora de recursos da União, especialmente do Ministério dos Transportes, e teria abastecido o esquema de Cachoeira, segundo a Polícia Federal.
A intenção do governo é tentar evitar ser surpreendido com a descoberta, já no curso da CPI, de eventuais irregularidades em obras do PAC.

Assembleia Em reunião de emergência que promoveu com os ministros que integraram a comitiva para os EUA, ainda em Boston, a presidente Dilma Rousseff quis colher as opiniões sobre a CPI do Cachoeira. Gleisi Hoffmann e Aloizio Mercadante se mostraram empolgados com os danos potenciais à oposição, mas Fernando Pimentel manifestou preocupação.

Veredicto Depois da fala dos ministros, Dilma deu a palavra final: "CPI não é bom para ninguém". Não custa lembrar que o grande artífice da instalação da comissão para investigar o caso foi o ex-presidente Lula.

Danos Diante da dificuldade de obtenção de habeas corpus para a soltura de Cachoeira, pivô da Operação Monte Carlo e, agora, da iminente CPI, petistas acreditam que a contratação do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos como advogado do acusado de contravenção atende mais à necessidade de mantê-lo sob controle e evitar que jogue lama no ventilador.

Figurinhas Thomaz Bastos não é o único advogado do caso Cachoeira a atuar no mensalão, escândalo que o PT agora pretende esvaziar com a CPI. O defensor de José Dirceu, José Luís Oliveira Lima, também foi escalado para defender a Delta, de Fernando Cavendish.

Caneta O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que afirma não ter ligações com Cachoeira, sancionou lei no dia 7 de outubro de 2005 declarando status de utilidade pública à Fundação Cultural Aprígio Ramos. Segundo a PF, a entidade pertence ao empresário de jogos.

Divã Logo após estrear em palanque ao lado do pré-candidato petista Fernando Haddad, no sábado, Marta Suplicy foi relaxar assistindo a "Um Método Perigoso", que trata da relação entre Sigmund Freud e seu amigo e depois antagonista Carl Jung.

Petista... A ala do PT de Belo Horizonte ligada ao ex-ministro Patrus Ananias resiste ao nome que o grupo do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) quer indicar para vice na chapa de Márcio Lacerda (PSB), que tentará a reeleição à prefeitura nas eleições de outubro.

... emplumado Miguel Corrêa, amigo do governador Antonio Anastasia (PSDB) e do senador Aécio Neves, é considerado "mais tucano que petista" pelos setores mais radicais do partido.

Eu não O cientista político e marqueteiro Antonio Lavareda nega que tenha feito críticas a pesquisas produzidas pelo instituto Datamétrica, do economista Alexandre Rands, irmão do pré-candidato do PT à Prefeitura de Recife, Maurício Rands.

Boquinha Derrotado na tentativa de reeleição em 2010, o ex-senador Heráclito Fortes (DEM-PI) ganhou assento no conselho de administração da Saneago, a estatal de saneamento de Goiás.

com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI

tiroteio

Se fôssemos dar crédito a cada funcionário demitido por ser desonesto, teríamos que criar um ministério das CPIs só para checar denúncias feitas às vésperas de eleições.

DO DEPUTADO ESTADUAL CAMPOS MACHADO (PTB), sobre a CPI criada na Câmara Municipal de Santo André para investigar denúncias contra o prefeito Aidan Ravin (PTB), feitas pelo pelo ex-diretor da autarquia de saneamento.

contraponto

Risos

Deputados do PSDB debatiam no fundo do plenário da Câmara na semana passada sobre a instalação da CPI do Cachoeira quando a bolsa de uma das jornalistas que acompanhava a conversa, pendurada em uma cadeira reservada para parlamentares, se abriu.

Para gargalhada dos deputados tucanos Marcus Pestana (MG) e Carlos Sampaio (SP), o peemedebista Chiquinho Escórcio (MA) cutucou:

-Olha, não é bom deixar essa bolsa aberta perto de nós... É muita tentação!

Nenhum comentário: