segunda-feira, abril 09, 2012

Tsunami em Angra - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 09/04/12

A Comissão Nacional deEnergia Nuclear recebeu relatório da Eletronuclear em que diz que as duas usinas brasileiras, Angra 1 e 2, têm melhores condições do que tinha a usina de Fukushima Daiichi, no Japão, para enfrentar catástrofes naturais como o tsunami que atingiu há um ano a Terra do Sol Nascente.

Segue...

Entre as questões avaliadas estão os recursos de que a central nuclear brasileira dispõe para desligamento seguro em situações de perda de todo o suprimento de energia elétrica, como aconteceu na usina japonesa, e da possibilidade de utilização da água do mar para resfriamento dos reatores.

Cardeal do Rio

Dom Eusébio Scheid, ex-arcebispo do Rio, completa 80 anos em dezembro. Isso abre caminho para que Dom Orani, o atual titular da diocese fluminense, seja promovido a cardeal antes da visita do Papa.

Meu dente

José Serra passou os feriados de molho. Descansa de uma cirurgia dentária.

No mais

Se o processo de desindustrialização continuar, o Brasil arrisca cair numa versão tupiniquim da piada velha, lembra- se?, de Ronald Reagan: — O operário da indústria têxtil que ficou sem emprego veste sua camiseta chinesa e vai para a fila do Bolsa Família.

O PIB da paz
Veja como a segurança pública tem grande importância na indústria turística. O hotel Sheraton da Avenida Niemeyer, em São Conrado, teve aumento de 50% em sua ocupação desde que a PM retomou o Morro do Vidigal.

UM GRUPO DE amigos da Lapa, o bairro boêmio do Rio, anda preocupado com uma vizinhança nada amistosa. É que, após o carnaval, uns ambulantes transformaram o imóvel no- 94 da Rua do Lavradio (o sobrado do meio) em depósito de produtos. As trancas de uma das portas de enrolar, repare no detalhe, foram retiradas, facilitando o acesso ao edifício que no século XIX abrigou o teatro-circo da Real Companhia Equestre Inglesa e, anos mais tarde, parte da antiga “Tribuna da Imprensa”. Alô, Eduardo Paes!

Sagrada família de Zu
Vem aí o primeiro romance de Zuenir Ventura. Chama-se “Sagrada família”. Sai em julho pelo selo Alfaguara. Segundo o editor Roberto Feith, “é uma espécie de Amarcord literário, inspirado na infância e adolescência do mestre Zu no alto da Serra fluminense”. O livro é também um retrato lírico do Brasil dos anos 40 e 50.

Famélicos no ar

O Brasil não só inventou o avião com Santos Dumont, mas também a companhia de baixo custo com passagem alta. No voo JJ 3611 da TAM (Rio- Natal), nos feriados, tinha assento por até R 2.500. Em três horas de voo... um polenguinho e um saco bem pequeno de biscoito.

Esta turma sabe

Cresceu 18% o número de candidatos chineses às universidades americanas este ano. Em 2011, já havia aumentado 21%. Eles estudam, principalmente, engenharia, administração e geociências.

Calma, gente
Um grupo de meninas adolescentes fez críticas a alguns professores do Colégio Qi da Tijuca no Facebbok. Um pai araponga imprimiu os comentários e foi dedurar ao colégio. As meninas, acredite, foram ameaçadas de suspensão.

Aliás...

O colégio só recuou depois que alguém avisou a direção que violação à correspondência é um crime grave e só pode ser feita com autorização judicial.

Ponte aérea

Os governadores Cabral e Alckmin, e os empresários Eduardo Eugênio e Paulo Skaf, presidentes, respectivamente, da Firjan e da Fiesp, lançam hoje no Palácio Bandeirantes um programa de MBA para diretores das escolas públicas do Rio e de São Paulo.

Ordem ou tradição?

Quinta ocorreu uma “escolha de Sofia” no Leblon. É que a Guarda Municipal queria levar a carrocinha do Moraes, aquele tradicional sorveteiro da Zona Sul que por anos e anos teve loja em Ipanema. No fim, o povo cercou o sorveteiro e os guardas resolveram ir embora.

Para concluir...

Ingressos das Olimpíadas de Londres foram parar no... mercado negro. A revelação é da BBC de Londres, que mostrou irregularidades praticadas por revendedores estrangeiros dos bilhetes. Deve ser terrível viver num país onde o esporte é uma bagunça.

Nenhum comentário: