sexta-feira, abril 20, 2012

Todos têm medo - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 20/04/12

A CPI sobre o contraventor Carlos Cachoeira está sendo chamada de "metralhadora giratória". A CPI não tem foco, pois ela vai investigar políticos e pessoas ligadas aos partidos do governo e da oposição. Por isso, mesmo os líderes mais incendiários, como o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), estão pedindo serenidade. O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), resume: "Esta CPI é um tiro no escuro e ninguém sabe o tamanho da escuridão".

Saia justa na posse de Ayres no STF
Na sala VIP, onde estavam reunidos ministros e autoridades, e antes de entrar no plenário para ser empossado presidente do STF, ontem à tarde, o ministro Carlos Ayres Britto pediu aos ministros Cezar Peluso e Joaquim Barbosa que parassem com a briga e apertassem as mãos. O cumprimento saiu, mas ambos estavam constrangidos e não trocaram uma só palavra. Durante a manhã, Peluso, que saiu da presidência do Supremo batendo na presidente Dilma, na presidente do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon, e em Joaquim Barbosa, tentou uma aproximação. Barbosa não atendeu aos apelos da turma do "deixa disso".

"Chamo a atenção da presidenta Dilma: sua articulação política é muito frágil. Estão lançando o Brasil numa grande guerra federativa. Isso é um escândalo!” — Lindbergh Farias, senador (PT-RJ)

RÉU E VERDUGO. Na CPI do Congresso, o governador Marconi Perillo será investigado por suas eventuais ligações com o contraventor Carlinhos Cachoeira. Por isso, para reduzir a pressão sobre ele, o PSDB vai criar uma CPI estadual para investigar as ligações de políticos goianos com a contravenção. A Assembleia de Goiás vai investigar desde 1995, pois pretende colocar o ex-governador Maguito Vilela (PMDB) no liquidificador.

Diferente de tudo
A criação da CPI do contraventor Carlos Cachoeira segue roteiro atípico: o Planalto não fez nada para impedi-la; a esmagadora maioria de deputados e senadores assinou o requerimento; e a oposição está nervosa e encabulada.

Enchendo a bola
Mantendo política do ex-presidente Lula, de paparicar o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), a presidente Dilma volta ao Rio na próxima semana. Ela fará a entrega solene do cartão um milhão do programa federal "Brasil Sem Miséria".

Brasil vai financiar o Aero-Mujica
O Brasil vai financiar a reforma e a venda de um moderno avião da Embraer para ser usado como aeronave presidencial do Uruguai. A presidente Dilma fez a oferta ontem e o presidente José Mujica aceitou. O avião oficial da presidência do Uruguai é um velho Brasília da Embraer. Ontem, Mujica teve que se deslocar para Brasília em um Legacy da FAB. O aparelho oferecido a ele é uma moderna aeronave da Embraer, do lote que será devolvido pela falida American Airlines.

Comigo não
O secretário da Receita, Arno Augustin, cancelou na véspera, sem explicações, almoço combinado com os governadores Tarso Genro (RS) e Jaques Wagner (BA), para debater mudanças na correção e no pagamento da dívida dos estados.

Internacional liberal
O Secretário de Relações Internacionais do PP da Espanha, José Ramón García, será a estrela de reunião que o DEM promove segunda-feira, em São Paulo, com políticos liberais latino-americanos para debater a política externa do Brasil.

CASO O CONGRESSO aprove a redução do comprometimento da receita corrente líquida de 13% para 9%, para fins de pagamento da dívida dos estados com a União, o Rio terá R$ 760 milhões/ano para novos investimentos.

QUANDO o senador Romero Jucá (PMDB-AP) era o líder do governo no Senado, assumiu a relatoria da CPI da Petrobras. Um líder tem que botar a cara.

O PRESIDENTE do STF, Ayres Britto, errou ontem ao anunciar a senadora Marta Suplicy (PT-SP) como presidente do Congresso. O cargo é do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), durante a licença do presidente de fato, senador José Sarney (PMDB-AP).

Nenhum comentário: