sábado, abril 07, 2012

SP: PSD na vice - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 07/04/12

O vice do candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, não será um tucano. O comando de sua campanha chegou à conclusão de que uma chapa puro sangue daria crédito aos adversários. Eles batem na tecla de que a prefeitura é só um trampolim para Serra disputar um cargo maior. O vice será do PSD, do prefeito Gilberto Kassab, onde desponta o nome do ex-secretário Alexandre Schneider, contraponto na Educação a Fernando Haddad (PT) e Gabriel Chalita (PMDB).

CPI do Cachoeira: entenda o factoide

Nos últimos dias, proliferam bravas declarações de deputados pedindo uma CPI para investigar a organização do contraventor Carlinhos Cachoeira. Enquanto isso, entre os senadores há um eloquente silêncio. Os deputados são mais combativos e os senadores, mais lenientes? Nada disso. O regimento das duas Casas explica a combatividade de uns e a cautela de outros. Na Câmara, só podem funcionar cinco CPIs ao mesmo tempo. Há três em andamento e o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), tem segurado a abertura de novas. No Senado, não há limites, podem funcionar muitas CPIs ao mesmo tempo.

Foi uma decisão absurda, que desrespeita os direitos fundamentais das crianças e responsabiliza as vítimas em situação de vulnerabilidade
” — Marta Suplicy, senadora (PT-SP), sobre o STJ inocentar homem acusado de estuprar três crianças de 12 anos.

A MALDIÇÃO. O eleitorado rarefeito do Centro-Oeste nunca foi empecilho para sonhos megalômanos de seus políticos. Assim como o senador Demóstenes Torres (GO), na foto, que caiu em desgraça com a Operação Monte Carlo, outros políticos da região também sonharam com a Presidência da República. Destino igual tiveram, em Brasília, os ex-governadores José Arruda e Joaquim Roriz; e os ex-senadores Paulo Otávio e Luiz Estevão.

Saudades
Eles mantêm a pose, mas os governadores que eram tratados com “dengo” pelo ex-presidente Lula, como Jaques Wagner (BA), Eduardo Campos (PE) e Marcelo Déda (SE), cochicham que com a presidente Dilma não é a mesma coisa.

Agora vai
A cúpula do PSD, partido do prefeito Gilberto Kassab, foi informada de que o TSE vai decidir em abril sobre o direito do partido a tempo de propaganda na TV e a recursos do Fundo Partidário. O clima entre os dirigentes é de otimismo.

Guaranis: reconhecimento e royalties
Os índios guaranis, que vivem no Brasil, na Argentina, no Paraguai e na Bolívia, acabam de realizar em Amambay, no Paraguai, encontro para debater a sobrevivência de população de 225 mil descendentes. Eles aprovaram Carta em que pedem “livre trânsito por nosso território ancestral”, proteção de suas terras e pagamento de royalties pela exploração de minérios no espaço geográfico que é seu habitat histórico.

Incógnita
O PT de Recife, e aliados, estão em compasso de espera. O ex-prefeito João Paulo ainda não decidiu se participa ou não das prévias de 20 de maio. Já são dois os candidatos: o prefeito João da Costa e o deputado Maurício Rands.

Euforia

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Eunício Oliveira (PMDBCE), foi um dos que festejaram a formação do bloco PTB-PR: “Gostaria de saudar o líder do novo blocão que se formou na Casa, Gim Argello!”.

DESABAFO de um ministro da Casa (Planalto): “Tem pessoas insanas no PT querendo uma CPI do Cachoeira. Eles querem botar fogo no circo”.

O PLANALTO
 está acompanhando todos os movimentos do ex-líder do governo Cândido Vaccarezza (PT-SP). No passado, ele se declarou a favor da legalização de bingos e caça-níqueis.

O PRESIDENTE
 do DEM, senador José Agripino (RN), está em Lisboa. Foi até lá para convencer o exdeputado Moroni Torgan a antecipar seu retorno ao Brasil para concorrer à prefeitura de Fortaleza (CE).

Nenhum comentário: