sexta-feira, abril 13, 2012

Sinais trocados - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 13/04/12

Dilma Rousseff cobrou de Ideli Salvatti o que chamou de "informações insuficientes'' sobre o andamento da CPI do Cachoeira. O Planalto avalia que a ministra, ocupada com sua defesa na compra de lanchas pelo Ministério da Pesca, deixou que a CPI -que era para constranger a oposição- passasse a ter como foco a construtora Delta, principal empreiteira do PAC.

"A agenda do PT não é a agenda de Dilma", diz um expoente do governo. A presidente, com a avaliação batendo sucessivos recordes, não teria interesse em brigar com a imprensa, um dos setores que o partido, para desviar o foco do mensalão, planeja envolver na CPI.

Que fase Dilma também não gostou do encontro de Ideli com dissidentes do PMDB no mesmo dia do aniversário do partido, em que o vice Michel Temer discursou.

Ressaca Por conta do jantar, o PMDB abortou requerimento que transformava em convite a convocação para a ministra depor na Câmara. E o líder Henrique Alves (RN) ignorou pedido do Planalto para tirar Danilo Fortes (PMDB-CE) da relatoria da MP do Brasil Maior, que prevê incentivos à indústria.

A dedo Ministros avaliam que a única forma de blindar o governo é a escolha criteriosa dos membros da CPI, e querem levar uma proposta fechada para Dilma no fim de semana, quando a presidente participa da Cúpula das Américas, na Colômbia.

Fui! Durante cerimônia do Minha Casa, Minha Vida, ontem, o governador Marconi Perillo (GO), citado na Operação Monte Carlo, atravessou o salão para cumprimentar a presidente. Dilma foi rápida e fria, e não deu tempo para registros fotográficos.

Feliz 2013 Com prazo inicial de 180 dias, prorrogáveis, a CPI do Cachoeira pode atravessar as eleições municipais e terminar somente no fim do ano, quando eventuais ressentimentos das urnas podem definir seu resultado.

Oculto 1 Personagem chave nas investigações do "Cachoeiragate", o sargento Idalberto Matias, o Dadá, comprou um apartamento em Brasília, em 2010. Pagou R$ 340 mil à vista. Ele também possui carros e moto.

Oculto 2 Dadá, que é chamado de "Chico" por Cachoeira nas escutas, não declara oficialmente nenhum bem desde 2003, e seus rendimentos tiveram queda significativa a partir de 2007.

'Presidenta' 1 Dilma Rousseff sancionou lei que obriga instituições de ensino públicas e privadas a expedir diplomas e certificados com flexão do sexo da pessoa diplomada, ao designar a profissão ou o grau obtido.

'Presidenta' 2 A lei também estabelece que pessoas já diplomadas podem pedir reemissão gratuita dos certificados com a correção.

Varredura O PSDB da capital abrirá na segunda-feira as inscrições para a chapa de candidatos a vereador. O partido instituiu a necessidade de pesquisa de pendências dos postulantes na Justiça, para evitar riscos de inscrever candidatos ficha-suja.

Ilhado O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi uma das vítimas da tempestade que parou São Paulo na quarta. Ficou preso no carro a caminho de uma palestra sobre Nelson Mandela.

Visita à Folha Gustavo Rocha, presidente da Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Ricardo Moraes, diretor de Comunicação e Marketing do grupo.

com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Se eu soubesse que a ministra Ideli Salvatti tinha feito essa desfeita com o presidente da República em exercício, até eu teria votado pela convocação dela para se explicar."

DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), sobre a reunião que a coordenadora política do Palácio do Planalto teve com o grupo dissidente do PMDB, simultaneamente à festa de 46 anos do partido com Michel Temer.

contraponto

Em busca da vida eterna

As sessões do STF (Supremo Tribunal Federal) que decidiram pela possibilidade de interrupção da gravidez em caso de anencefalia do feto levaram a uma série de reflexões, por parte dos ministros, sobre vida e morte.

Em seu voto, citando o presidente do tribunal, Cezar Peluso, Marco Aurélio Mello disse:

-Vossa Excelência já disse que nascemos para morrer.

No intervalo, Marco Aurélio se estendeu sobre o tema:

-Eu não! Quero ficar por aqui um bom tempo. Espero que os espíritos me esqueçam por aqui!

Nenhum comentário: