segunda-feira, abril 02, 2012

O círculo se fecha - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 02/04/12

Com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) nas cordas, os próximos dias devem complicar a situação de outros políticos envolvidos na Operação Monte Carlo. O inquérito mostra uma conversa entre Carlinhos Cachoeira, pivô do escândalo, e o deputado federal Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), em maio de 2011.

Cachoeira pede para o tucano interceder a favor de uma funcionária da Secretaria de Segurança Pública. "Leréia, me faz um favor aí, rapaz. O Edmundo está perseguindo o Aredes lá e tá querendo tirar a secretária dele da SSE", diz Cachoeira. Na conversa, o deputado promete ligar para tentar resolver a situação.

Tentáculos 1 Cachoeira se referia a Aredes Correia, então corregedor-geral da Polícia Civil. Num grampo anterior à conversa com Leréia, o policial pede ajuda do acusado de contravenção para que tentasse evitar a demissão da funcionária da secretaria.

Tentáculos 2 Segundo a Polícia Federal, o delegado usou sua posição como corregedor-geral para "obter e repassar informações" para a organização criminosa.

Profecia No pedido de prisão de Cachoeira, o Ministério Público Federal de Goiás usa como epígrafe uma citação de Ruy Barbosa: "De todas as desgraças que penetram no homem pela algibeira e arruínam o caráter pela fortuna, a mais grave é sem dúvida alguma essa: o jogo".

Bola... O presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, afirma ter avisado, por duas vezes, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) de que o ex-assessor especial da pasta Edson Oliveira tinha um comportamento inadequado.

... cantada "Eu disse que ele não era da nossa confiança", diz o dirigente. Oliveira, que foi demitido, admitiu que recebeu R$ 200 mil de propina para pagar dívida de campanha a uma prefeitura baiana em 2008. Segundo Jonas Paulo, Padilha ficou de estudar a situação do assessor.

On the road Diante da campanha de longa duração, José Serra busca uma agenda que o deixe longe do tiroteio dos outros pré-candidatos. O tucano participa hoje, em Londres, de encontro do Urban Age, grupo que discute políticas para metrópoles.

Eu? Edinho Silva diz que o cargo de presidente do PT paulista o impede de coordenar a campanha de Fernando Haddad. A ideia ganhou corpo depois que nomes da corrente CNB se queimaram. "Mas estarei presente, pois a capital é prioridade", afirma.

Superpop PC do B, PSB, PDT e PRB avançaram na montagem de frente de apelo popular para a eleição paulistana, com potencial para amealhar cinco minutos do tempo da propaganda na TV. A proposta é discutir cabeça de chapa e vice a partir de pesquisa feita em junho.

Samba e bola Para vitaminar a coalizão, os partidos preparam time de candidatos a vereador do mesmo perfil, com os ex-jogadores de futebol Marcelinho Carioca (PSB) e Dinei (PDT) e o cantor de pagode Belo (PC do B).

Vuvuzela A Frente de Resistência Urbana fará nesta semana mobilizações contra o que chama de "crimes'' da Copa de 2014, entre eles a especulação imobiliária. Haverá atos em 9 das 12 cidades-sede, entre elas São Paulo.

Bomba-relógio Se até abril não houver acordo extrajudicial entre a Varig e a União acerca de créditos que a empresa tem com o governo, aposentados e pensionistas deixarão de receber. O saldo do fundo que paga os benefícios acaba em maio.

tiroteio

Para o PT a pescaria é outra. Ela se dá sempre nas águas turvas e revoltas da corrupção, e a multiplicação dos peixes é um milagre que apenas beneficia os companheiros.

DO LÍDER DO PSDB NO SENADO, ÁLVARO DIAS (PR), sobre a acusação de que o Ministério da Pesca, sob comando do PT de Santa Catarina, comprou 28 lanchas por R$ 31 milhões e exigiu doação de campanha do dono da empresa.

Contraponto

Política é como nuvem

Paulo Maluf (PP-SP) ligou para o correligionário Salim Curiati para pedir votos para o deputado federal Dimas Ramalho (PPS), que disputa com o estadual Jorge Caruso (PMDB) uma vaga no Tribunal de Contas do Estado.

-Curiati, você precisa ajudar Alckmin e votar no Dimas.

-Mas, Paulo, e o Campos Machado? Ele lidera a campanha do Caruso -, respondeu Curiati.

Maluf, depois de pensar um pouco, respondeu:

-Curiati, o Campos é um grande líder, é meu irmão. Sabe de uma coisa? Siga a sua consciência que é o melhor.

Nenhum comentário: