quinta-feira, abril 05, 2012

Ninguém quer CPI - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 05/04/12


O governo e a oposição fizeram um acordo tácito para que o escândalo Carlinhos Cachoeira não vire objeto de uma CPI. O DEM não quer pagar a conta do senador Demóstenes Torres (GO). O PSDB não quer o governador Marconi Perillo (GO) sentado no banco dos réus. O PT não quer ressuscitar o caso Waldomiro Diniz. E o governo não quer fazer nada que possa tumultuar o processo legislativo e tensionar sua base política no Congresso.

Sensação do alívio no PSDB
Depois da incerteza e da ansiedade dos últimos dias, a direção do PSDB saiu ontem em defesa do governador Marconi Perillo (GO). Isso ocorreu porque os tucanos foram informados de que não existe, nas investigações da Polícia Federal, nada que ligue diretamente o governador com a organização de Carlinhos Cachoeira. Os tucanos não se surpreenderam com a revelação de Marconi de que recebeu o contraventor em seu gabinete no Palácio das Esmeraldas. De acordo com um alto dirigente tucano: "É tudo previsível. Esse cara (Cachoeira) é insinuante. Em Goiás tem muita gente emergente bebendo vinhos muito bons e caros."

"Eu ainda não acredito. Como é que pode?” — Ronaldo Caiado, deputado federal (DEM-GO), repete, perplexo, sempre que fala com amigos sobre o caso Demóstenes

CACHOEIRA POR CACHOEIRA. Numa conversa gravada pela Polícia Federal, entre Carlinhos Cachoeira e o ex-agente da Abin Jairo Martins, o contraventor fala de sua indústria de grampos e vazamentos de investigações: "Agora, vamos trabalhar em conjunto porque, só entre nós, esse estouro aí que aconteceu foi a gente. Foi a gente. Quer dizer: mais um. O Jairo, conta quantos foram. Limpando esse Brasil, rapaz, fazendo um bem do caralho pro Brasil, essa corrupção aí. Quantos já foram, rapaz?"

Prestígio
Nunca um presidente do PT teve tanta força no Planalto. A presidente Dilma despacha regularmente com Rui Falcão. Os ex-presidentes José Dutra e Ricardo Berzoini não tinham o mesmo tapete vermelho com o ex-presidente Lula.

Na mira
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, está atravessado na garganta do Palácio do Planalto, que não entende como alguém que foi tão rigoroso e implacável no processo do mensalão tenha contemporizado no caso Demóstenes.

Governo quer investigar os radicais
O Palácio do Planalto sugeriu ao Ministério da Justiça que determine à Polícia Federal a abertura de uma investigação sobre as atividades da organização Liga Operária. O motivo: as depredações na Usina de Jirau (RO). Um auxiliar da presidente Dilma justificou, dizendo que "agir encapuzado e atear fogo em instalações" não é um ato característico "do movimento sindical ou de manifestações espontâneas de trabalhadores".

Isto é história
Em dezembro de 2010, a Câmara derrotou, por 212 votos a 144, projeto que legalizava bingos e caça-níqueis. Entre os que votaram "sim": 34 do PMDB, 23 do PR, 19 do PP, 13 do PT, 11 do PTB, 9 do PDT, 8 do DEM, 5 do PCdoB e 4 do PSDB.

Plantão do turista
O Itamaraty criou o "Observatório dos Inadmitidos" para monitorar, em tempo real, todos os casos de brasileiros que forem barrados no exterior. O objetivo é identificar medidas arbitrárias para que o ministério possa agir.´

A DIRETORIA do DCE da UnB divulgou nota negando "qualquer ligação com o senador (Demóstenes Torres) ou o seu ex-partido (DEM)". Ela diz que nenhum dos diretores do DCE tem filiação partidária.

O EX-MINISTRO do Meio Ambiente Gustavo Krause (DEM) vai concorrer a vereador pelo DEM de Recife.

O MINISTRO Aguinaldo Ribeiro (Cidades) foi convidado pela presidente Dilma para acompanhá-la na viagem aos Estados Unidos. Na comitiva também, a governadora Roseana Sarney (MA). 

Nenhum comentário: