sábado, abril 07, 2012

Ismael Silva era gay? - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 07/04/12

Paulo Lins, autor de “Cidade de Deus”, provoca polêmica no mundo do samba ao afirmar que Ismael Silva (1905/1978), criador da primeira escola de samba e autor de “Se você jurar” e “Antonico” , era gay. A revelação está no livro “Desde que o samba é samba”, recém-lançado. Sérgio Cabral , o grande pesquisador do samba, diz que já tinha ouvido falar sobre isso: “Só que eu nunca vi gesto, atitude ou mesmo uma frase dele que o identificassem como gay.”

Prova pífia

Também o escritor Flávio Moreira da Costa, autor, entre outros, da biografia do Nelson Cavaquinho, diz-se meio indignado com a revelação de Lins: “A prova é pífia, pois ele diz que ouviu de uma pessoa que lhe afirmou categoricamente.” Haroldo Costa, outro sambista e pesquisador, argumenta que não há confirmação da condição homossexual de Ismael: “Nas ocasiões em que estive com ele, nada me fez suspeitar disso.”

No mais...

Cabral deixa uma pergunta: “Qual a importância das preferências sexuais de um compositor para a história do samba carioca?”

Te cuida, Dirceu

Ontem, em Copacabana, o Movimento 31 de Julho, Contra Corrupção recolhia assinaturas pedindo ao STF o julgamento já
do mensalão.

Política e samba

Cléo Ferreira, a mulher de Martinho da Vila, vai ser candidata a vereadora pelo PCdoB.

Liceu Português
Em Paris, um grupo de empresários com interesses no Brasil se prepara para fundar um Liceu Português, de ensino bilíngue. A tarefa fica mais fácil por causa do acordo ortográfico, que unifica o estudo da língua portuguesa.

MEIA-VOLTA, volver. Sérgio Cabral decidiu não mais vender o Banerjão, prédio de 30 andares na Av. Nilo Peçanha, antiga sede do finado banco. Um decreto em maio excluiu o prédio do espólio do Banerj, vendido ao Bradesco. A ideia agora é ele continuar abrigando a administração estadual e incluir os gabinetes do governador e do vice. Antes fará uma bela reforma, dessas que atendem hoje pelo nome metido a besta de retrofit. Veja aqui na imagem como o Edifício Lúcio Costa (este é seu nome de batismo) vai ficar.

Amiga de sorte
Lily Safra leiloará uma parte de sua coleção de joias, doando o dinheiro arrecadado a obras sociais, inclusive uma organização que cuida de tratamento de água em Salvador, na Bahia.

Aliás...

Há alguns anos, almoçando com uma amiga no Rio, ouviu dela enormes elogios aos brincos de esmeraldas que usava.

Segue...

Horas depois, o motorista de Lily chegou à casa da amiga com um pequeno embrulho. Eram os brincos.

Batatas brasileiras

O maior McDonald’s do mundo vai funcionar em Londres nos Jogos Olímpicos. Os paulistas David e Leandro, gerentes da rede em São Paulo, vão trabalhar lá fritando batatas... inglesas.

Como uma deusa...
Lembra - se da Rosana , aquela que por anos cantou nas boates gays e fez sucesso com o hit “O amor e o poder” (“Como uma deusa”)? Virou evangélica e vai lançar um CD gospel. Rosana também faz pregações em redutos GLS.

Porto Olímpico

A Prefeitura do Rio finalizou a compra de um terreno da União de 116 mil metros quadrados na região do Porto. Coisa de uns R$ 53 milhões. Na área será construído o Porto Olímpico, um condomínio de prédios com cerca de dois mil apartamentos.

À prova de fogo

O laboratório de tecnologia submarina da Coppe, no Fundão, não tem, acredite, extintores de incêndio. Alunos da UFRJ estão fazendo um abaixo-assinado para cobrar o equipamento à reitoria.

País de contrastes

Japeri é pobre, pobre de marré deci. É o pior IDH da Região Sudeste. Mas é um filho seu quem vai representar o Brasil no campeonato mundial juvenilde... golfe, um esporte com fama de elitista, o Jr. British Open, em julho, na Inglaterra. É de lá o atleta Anderson Nunes, de 16 anos.

Tubarão no Arpoador

Quinta, Antônio Carlos Medeiros, o publicitário conhecido como Chefinho, estava nadando no Arpoador à tardinha quando uns pescadores que estavam na pedra começaram a gritar. É que eles teriam visto um tubarão na água. Para fugir, Chefinho teve que escalar a pedra.

Nenhum comentário: