sábado, abril 21, 2012

De volta aos holofotes - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 21/04/12


Nova investigação da Polícia Federal envolve o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, personagem de proa do mensalão. Na denúncia da Operação Lee Oswald, deflagrada no Espírito Santo, o empresário investigado Jurandy Nogueira Júnior pede ajuda a Delúbio para expandir negócios que tinha em Presidente Kennedy (ES) para outros municípios do Estado e de Goiás.

Em 28 de janeiro, a secretária de Delúbio liga e marca encontro com Jurandy no restaurante 14 Bis, no Rio de Janeiro. O empresário relatou ter obtido nessa conversa promessa de ajuda de Delúbio para negociar projetos de implantação de lousa digital driblando licitações.

Elo A ponte entre Delúbio e o empresário investigado é o deputado estadual Mizael Oliveira (PDT-GO), que, segundo a Polícia Federal, atuava para patrocinar os negócios de Jurandy em Goiás.

Missão Na denúncia, Jurandy faz o seguinte relato sobre o que Delúbio teria prometido no almoço, se referindo a Mizael: "É muito difícil, mas vou mexer porque um pedido do meu deputado é praticamente uma ordem".

O que é A Operação Lee Oswald -batizada em alusão ao assassino de John Kennedy, que dá nome à cidade capixaba- investigou fraudes em licitações e prendeu 28 pessoas, entre elas o prefeito de Presidente Kennedy, Reginaldo Quinta (PTB), acusado de desvio de R$ 50 milhões.

Munição Indicado para a CPI do Cachoeira, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) vai requerer ao STF (Supremo Tribunal Federal) acesso à Operação Las Vegas, que deu origem à Monte Carlo. O inquérito contém informações que ainda não vieram à tona sobre Carlinhos Cachoeira e políticos de vários partidos.

Ontem e hoje Miro Teixeira, que compôs em 1992 a CPI que pediu o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, terá o atual senador do PTB de Alagoas como colega na nova comissão.

Cabo de guerra O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, foi favorável, em ofício a Ricardo Lewandoski, ao compartilhamento de informações da Monte Carlo com o Senado. O ministro do STF ainda não decidiu se vai repassar o inquérito ao Conselho de Ética da Casa.

Serviço de... Governadores do Nordeste pedirão, em reunião em Aracaju (SE), na segunda-feira, providências urgentes à presidente Dilma Rousseff para combater a seca que se alastra por vários Estados da região.

...meteorologia Eduardo Campos (PSB-PE) dirá a Dilma que o semiárido perdeu todas as culturas. Levará previsão de que o fenômeno El Niño atingirá o Nordeste em 2013. Os Estados querem que o governo amplie o Bolsa Família para que não seja necessário recorrer à prática de distribuir cestas básicas.

Cenário Ameaçado de ser varrido do mapa nas eleições, o DEM reunirá a bancada federal na segunda-feira, em Salvador (BA), para contabilizar seus candidatos e traçar um mapa de alianças nas eleições municipais.

Visitas à Folha Aldo Rebelo, ministro do Esporte, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Luis Antonio Paulino, chefe da assessoria, e Fernando Guedes, assessor.

Renato Henry Sant'Anna, presidente da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), visitou ontem a Folha. Estava com Flávio Landi, da Comissão Legislativa da entidade, e Jô Ristow, assessora.

com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Essa transmissão ao vivo de guerra de vaidades é boa para quem está no UFC. É muito ruim quando ministro do Supremo Tribunal Federal rasga a toga em público."

DO PRESIDENTE DO PTB, ROBERTO JEFFERSON (RJ), sobre a recente troca de farpas entre os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Cezar Peluso e Joaquim Barbosa antes da votação do processo do mensalão.

contraponto

Santo de casa

Após a posse no STF (Supremo Tribunal Federal) anteontem, o novo presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, recebia um a um os cumprimentos de convidados e familiares. Na fila para chegar ao ministro, foram muitos os comentários sobre o discurso dedicado à mulher dele, pontuado por elogios.

Uma autoridade não resistiu:

-Tomara que minha mulher não tenha visto a posse pela TV. Ela vai pensar: 'Isso que é homem de verdade, não o que tenho lá em casa!'

Nenhum comentário: