quinta-feira, abril 12, 2012

CPI do PAC? - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 12/04/12

A CPI do Cachoeira pode expor os negócios da principal tocadora de obras do PAC, a Delta Construções. Com sede no Rio, a empresa faturou cerca de R$ 4 bilhões somente em repasses diretos desde o começo do governo Lula, com ápice no ano passado, quando tornou-se a campeã em recursos recebidos.
Mais de 80% desse montante são contratos do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), braço do Ministério dos Transportes e alvo de faxina recente da presidente Dilma Rousseff. O lobby para excluir empresas privadas da investigação foi deflagrado para evitar devassa na empreiteira.

Caixa Em 2010, a Delta desembolsou R$ 2,3 milhões nas eleições, em iguais fatias para o PT e o PMDB nacionais. Além da força nacional, a empreiteira tem grande inserção no governo do peemedebista Sérgio Cabral (RJ).

Nem aí Alertada na tarde de terça para a abrangência da CPI do Cachoeira, Ideli Salvatti (Relações Institucionais) admitiu que ainda não havia lido o requerimento.

Happy hour Enquanto avançava a CPI, Ideli se reuniu com os dissidentes do PMDB na terça. O evento foi feito sem conhecimento do líder Henrique Alves (RN) e foi interpretado como uma ação contra sua candidatura à presidência da Câmara em 2013.

Conta Ontem, o deputado Hugo Motta (PB), ligado a Alves, deu o voto decisivo para a convocação da ministra na Comissão de Fiscalização e Controle para explicar a compra de lanchas, pelo Ministério da Pesca, de uma empresa doadora do PT de Santa Catarina em 2010, quando ela foi candidata ao governo.

Viés de baixa Gilson Dipp vai decidir hoje pela manhã o habeas corpus para a soltura de Carlinhos Cachoeira. Advogados que atuam no caso apostam que o ministro do STJ, considerado linha-dura, manterá o acusado de contravenção preso.

Colateral Petistas afirmam que a pressão do partido sobre o STF para encaminhar ao Congresso informações sigilosas da Operação Monte Carlo resultará em represália da corte. "Os ministros estão defendendo a votação do mensalão a toda hora agora", diz um senador.

Via Láctea A ministra Rosa Weber, do STF, virou tema de comentários nas redes sociais ao dizer, no voto favorável ao aborto de anencéfalos, que é difícil se chegar a uma conclusão definitiva pela ciência. "Vejam o caso de Plutão, que era planeta e deixou de ser", argumentou.

Ninguém sai Os secretários peemedebistas Bebeto Haddad (Esporte) e Uebe Rezeck (Participação e Parceria) avisaram a cúpula do partido que não pretendem deixar a administração Gilberto Kassab, a despeito da candidatura de Gabriel Chalita.

Na tela O PSB levará ao ar a deputada Luiza Erundina na propaganda partidária hoje. A participação atende a exigência legal de veiculação de mulheres nos programas, mas vem bem a calhar quando a ex-prefeita é citada como opção de terceira via para o partido em São Paulo.

Dianteira O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) saiu na frente na eleição em Vitória (ES). Tem 42,5% em pesquisa do instituto Futura, contra 14,2% de Luciano Rezende (PPS), 10,7% de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e 7,5% de Iriny Lopes (PT).

Visita à Folha Agustin Molina Arambarri, cônsul-geral da Argentina em São Paulo, visitou ontem a Folha.

com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Imagine um governo que tem 77% de aprovação e resolve bancar uma CPI. Com que objetivo se faz isso? Para ver baixar um pouco a própria avaliação?"
DO SENADOR DELCÍDIO AMARAL (PT-MS), que presidiu a CPI dos Correios, a de maior repercussão do governo Lula, criticando a estratégia governista de atuar pela instalação de investigação sobre o esquema de Carlinhos Cachoeira.

Contraponto

Mochileiro


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (Rio), participava do jantar em comemoração aos 46 anos do PMDB, na noite de anteontem em Brasília, quando encontrou o ex-deputado Genebaldo Correa (BA). O ex-líder do partido na Câmara pediu que Cabral se aproximasse dos integrantes da legenda.
Observando o diálogo dos colegas, o deputado gaúcho Darcísio Perondi (PMDB) brincou lembrando as conhecidas viagens de Cabral:
-Ele está filiando gente no mundo inteiro: Paris, Roma.

Nenhum comentário: