sexta-feira, abril 27, 2012

Cota social - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 27/04/12

Ontem, no mesmo dia em que o STF decidiu pela constitucionalidade das vagas para negros no ensino superior, o Conselho da UFRJ manteve seu modelo de cotas sociais até 2014, que não leva em conta a cor da pele. Na UFF, 30% das vagas vão para alunos de escolas públicas de famílias com renda per capita de até um salário mínimo mensal.

Sorteio na Bahia

Com o apoio discreto de Dilma, o complexo hoteleiro da Costa do Sauípe, na Bahia, deve mesmo sediar o sorteio dos grupos da Copa de 2014.

Amigo é pra essas...

Quem deve assumir a área Internacional da Petrobras no lugar de Jorge Zelada é o engenheiro José Carlos Vilar Amigo.

Viúvos de Paulo...

Aliás, a queda de Paulo Roberto Costa da diretoria de Abastecimento da Petrobras deixa muitos “viúvos” no meio político. O ex-diretor colecionava apoios de vários partidos da base do governo — menos do PT.

Nada se cria

O historiador José Murilo de Carvalho suspeita que Joaquim Nabuco (1849-1910) “andou copiando” um bordão da coluna. Num artigo para o “Jornal do Commercio” de 30 de abril de 1883, o grande diplomata conclui, ao falar da relação de argentinos e brasileiros: “Deus os ajude e a nós também.” Amém.

A volta de Marisa
Depois de cinco anos longe dos palcos, sem fazer shows, Marisa Monte, nossa cantora, vai estrear nova turnê, “Verdade, uma ilusão”, dia 1º de junho, em Curitiba. O espetáculo chegará ao Rio em julho.

TAÍS ARAÚJO, 33 anos, formosura em forma de atriz, será a capa de maio da revista “Marie Claire”. Na entrevista, a bela, que brilha como a empregada doméstica Maria da Penha na novela “Cheias de charme”, da TV Globo, lembra a “primeira injustiça” que conheceu na vida: “Foi no Colégio Metropolitano, onde estudei, no Méier. Sempre fui a única negra na escola. Saquei o que era injustiça ali, quando não vi ninguém igual a mim, só quem limpava o colégio." Aliás, que tal cotas em escolas particulares?

Herdeiros da Delta
É como se diz em Frei Paulo: desgraça de uns é bem de outros. Ao pular fora das obras do Maracanã e da Transcarioca, a Delta entrega de mão beijada à Andrade Gutierrez uns R$ 500 milhões em obras.

Já...

A Odebrecht também aumenta sua parte no latifúndio do Maracanã.

Os incríveis

A 2ª Turma do TRT do Rio condenou a Walt Disney Company Brasil e a Delart Estúdios a pagarem R$ 40 mil a cada dublador do filme “Os Incríveis”. É que, no contrato, tinha sido acertado que a reprodução seria apenas para o cinema, mas o filme, como se sabe, virou DVD e foi exibido na TV.

Guerra da picanha
A família Mocellin, que foi dona da Porcão, conseguiu ontem na Justiça fechar o estacionamento da churrascaria, na Barra, no Rio. Os novos donos adotaram serviço de manobrista.

Carnaval do Dicró

Dicró, o querido sambista que morreu na quarta, será enredo da Boca de Siri, do Acesso D. A escola fica na favela Roquete Pinto, pertinho do Piscinão de Ramos, celebrizado pelo saudoso gaiato em sua obra.

Perigo no ar

Yann Arthus-Bertrand, célebre por suas fotografias da Terra vista de cima, não conseguiu fazer imagens aéreas no Complexo do Alemão, no Rio. Nenhum piloto de helicóptero quis levá-lo, temendo o tráfico.

Os porcalhões

Paes diz ter recebido, terça, e autorizado no mesmo dia, um pedido de Ziraldo para liberar galhardetes nos postes para indicar o Salão de Literatura infantil: — Acho que emporcalham o Rio. Só os libero em situações especiais como essa.

Padre gay

Deve render polêmica o livro “Toda maneira de amor vale a pena”, com histórias sobre gays, que nossa Bety Orsini lança hoje, às 19h, na Argumento do Leblon. Além da trajetória de famosos, como o jogador Michael, do Vôlei Futuro, Bety traz o relato, acredite, de... um padre gay!

Nenhum comentário: