quinta-feira, abril 19, 2012

Ação preventiva - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 19/04/12


As ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Miriam Belchior (Planejamento) convocaram para hoje uma conversa com líderes da base aliada para propor que o RDC (Regime Diferenciado de Contratação) seja estendido para obras do PAC. Atualmente, o regime que flexibiliza as regras de licitações vale para as obras relacionadas à Copa de 2014 e à Olimpíada de 2016.

O Palácio do Planalto já admite que os contratos da empreiteira Delta, principal parceira do PAC, mas agora arrastada para o centro do caso Carlinhos Cachoeira, não devem sobreviver à CPI. Caso isso ocorra, o canteiro de obras seria paralisado, principalmente no setor de transportes, onde a Delta concentra seus contratos.

Contenção Na conversa que teve com membros do Conselho de Ética do Senado, o ministro do STF Ricardo Lewandowski mostrou-se disposto a compartilhar informações do inquérito da Operação Monte Carlo sobre Demóstenes Torres, mas desde que "isoladas" de outras referentes a autoridades, protegidas por sigilo.

Grampo Conversa gravada pela Polícia Federal entre Demóstenes e o empresário Carlinhos Cachoeira lança suspeita de negociação de contratos com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB). "Falou com o Maguito?", pergunta Cachoeira. "Falei, ele disse que cumpriu tudo, para você ficar tranquilo que já vai começar", responde o senador.

Time As investigações da PF também encontraram tentáculos do grupo de Cachoeira no futebol: cheques de empresas apontadas como laranjas da Delta foram usados para contratar jogadores e apoiar clubes. Em tempo: a Delta é patrocinadora do Atlético-GO e do Anapolina.

Alvos Além do governo do Distrito Federal, outro foco de temor do PT no "Cachoeiragate" é a dupla de prefeito e vice em Anápolis (GO), Antônio Gomide e João Gomes. No caso do vice, o alerta é pela ligação com empresas enroladas no esquema.

Gaveta O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), arquivou anteontem representação do policial legislativo Rubens de Araújo Lima contra o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), agora às voltas com o caso Cachoeira. Ele é acusado de racismo e quebra de decoro.

Barrados no baile O Palácio do Planalto decidiu vetar o "CQC" nos próximos eventos e nas viagens da presidente Dilma Rousseff. A decisão foi tomada depois de incidente com a equipe do programa na visita de Hillary Clinton, anteontem.

Beija-mão O ex-presidente Lula disse a petistas que defendem apoio do partido a Gustavo Fruet (PDT) em Curitiba que quer conversar com o ex-tucano antes de decidir se subirá em seu palanque. Quer saber que tipo de revisão Fruet pretende fazer dos ataques que proferiu na época do mensalão.

Telinha Gabriel Chalita será a estrela da nova leva de inserções do PMDB que começam a ser veiculadas hoje na TV. Já sob a batuta de Manoel Canabarro, marqueteiro que fará a campanha à prefeitura paulistana, as peças têm como mote o slogan "Construir São Paulo".

Laços O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), tem articulado para retardar a votação da PEC da Música, que dá imunidade tributária para gravações. O suplente de Braga é o empresário Lírio Parisotto, que entre seus negócios controla a Videolar, fabricante de CDs e DVDs na Zona Franca, interessada no assunto.

com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI

tiroteio

Agora está explicado por que a oposição não tem bandeira: de dia ela critica o governo, mas à noite coloca dinheiro em obras do PAC, ainda que para governar só um pouquinho.

DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PT-PR), ironizando os diálogos flagrados pela Polícia Federal entre o senador Demóstenes Torres (GO) e o empresário de jogos Carlinhos Cachoeira para favorecer a empreiteira Delta, parceira do PAC

contraponto

Sinônimos

O vice-presidente da República José Alencar (1931-2011) discursava no Congresso na abertura da Legislatura de 2010, lembrando o seu mandato de senador.

-Abri mão de quatro anos do mandato. Abdiquei, não renunciei, porque tenho preocupação com essa palavra.

O plenário silenciou em clima de interrogação, e Alencar continuou, para gargalhada geral:

-O diretor no Senado me devolveu a carta dizendo que eu tinha de renunciar. Então, grampeei cópia do Aurélio no ofício, e ele teve de aceitar...

Nenhum comentário: