segunda-feira, março 12, 2012

A zaga de Kassab - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 12/03/12

Ao marcar para abril a saída de cinco secretários de pastas-chave, Gilberto Kassab dá início à operação de guerra para defender seu governo, hoje com aprovação de um quarto do eleitorado. O prefeito quer instalar um deles como vice na chapa de José Serra e deseja ver outros quatro na corrida pela Câmara.

Serão eles os encarregados de levar à TV feitos da gestão em áreas como planejamento, meio ambiente e educação. Já os puxadores de voto do PSD ficarão liberados para o corpo a corpo em seus redutos. Kassab avalia que, caso não se elejam, os auxiliares podem voltar ao primeiro escalão num eventual governo Serra.

Olha eu aqui No PSDB, a pressa de Kassab é vista como uma tentativa de frear de vez as tratativas de construção de chapa puro-sangue com Andrea Matarazzo ou Bruno Covas, que desistiram das prévias em favor de Serra.

A voz O PT ainda nutre esperanças de conseguir arrastar o PSB para campanha de Fernando Haddad, mas avalia que a única possibilidade de isso ocorrer é se Lula pressionar diretamente o pupilo Eduardo Campos.

Sem fim Ministros da 2ª Turma do STF discutiram na semana passada como será o inédito julgamento dos 37 réus do mensalão. Preocupados com a demora em levar o caso ao plenário, estimaram que só as falas dos advogados de defesa devem levar pelo menos 40 horas.

Muita calma... O Planalto reagiu indignado à entrevista em que o ministro Luiz Fux, do STF, disse que ''não tinha ideia'' de que sua decisão de declarar inconstitucional a medida provisória do Instituto Chico Mendes poria em xeque 500 MPs.

... nessa hora O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, esteve duas vezes com Fux na semana que antecedeu o julgamento e o alertou sobre risco de insegurança jurídica. No dia da sessão, voltaram a se falar.

E o salário, ó... Com o PIB de 2,7%, o reajuste do mínimo para 2013 deve ficar bem abaixo dos 14% concedidos pelo governo. Mesmo se a inflação fechar 2012 em alta, o percentual de aumento dificilmente alcançará dois dígitos, segundo economistas das centrais sindicais.

Efeito colateral A queda da atividade industrial já refletiu na arrecadação de ICMS em São Paulo. Apontamentos da Secretaria da Fazenda relativos ao primeiro bimestre indicam diminuição, ainda que discreta, do valor adicionado do imposto.

Há vagas Bernardo Figueiredo pode dormir tranquilo. A presidente já sinalizou que o ex-diretor da ANTT será realojado no governo. O Planalto estuda um cargo no Ministério dos Transportes ou na Casa Civil, onde ele trabalhou com Dilma.

Disciplina O ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) segue à risca a recomendação de escolher técnicos para a equipe. Só agora, um mês após a posse, conseguiu liberação para nomear seu chefe de gabinete, Joaquim Cruz.

Bênção O ministro Marcelo Crivella (Pesca) pediu a liberação do secretário da Pesca do Ceará, Flávio Bezerra, ao governador Cid Gomes. Bezerra (PRB) está cotado para número 2 da pasta.

Tertius Diante da movimentação de Renan Calheiros para presidir o Senado, que provoca resistência de parte do PMDB, Dilma cogita a possibilidade de o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) voltar à Casa para ser candidato de consenso.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"O governo usa uma mistificação sobre a tributação das importações em vez de atacar causas mais graves da desindustrialização, como a sobrevalorização do Real."
DO EX-GOVERNADOR DO ESPÍRITO SANTO PAULO HARTUNG (PMDB), sobre o projeto de resolução que reduz e uniformiza a alíquota do ICMS sobre importações e prejudica Estados que concedem benefícios, como o ES.

Contraponto

Curtir ou cutucar?

Durante votação da Lei Geral da Copa na Câmara dos Deputados, o presidente da comissão especial que analisa o texto, Renan Filho (PMDB-AL), tentava organizar a intervenção dos parlamentares na sessão.
Após vários discursos e interrupções, o peemedebista apelou para o jargão das redes sociais para, enfim, passar a palavra para o relator, Vicente Cândido (PT-SP):
-Senhoras e senhores deputados, peço que concluam, pois, nestes tempos de Facebook, o relator já me deu duas cutucadas para poder falar...

Nenhum comentário: