domingo, março 18, 2012

Troféu Motosserra - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 18/03/12


O governo decidiu adiar a votação do Código Florestal para depois da Rio+20, para evitar que a presidente Dilma recebesse o Troféu Motoserra durante o evento. Ambientalistas, por influência da ex-senadora Marina Silva, decidiram laurear a presidente, pois eles não aceitam nem o texto do Senado, como defende o governo, nem o do relator Paulo Piau (PMDB-MG), que tem o apoio da maioria dos deputados na Câmara.

Dilma alinha o PT na Câmara
O grupo político do PT que elegeu o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), saiu extremamente fortalecido com a substituição de Cândido Vaccarezza (PT-SP) na liderança do governo. Essa ala do PT controla agora os principais cargos da Casa. Maia, que derrotou Vaccarezza, fortalece-se. O novo líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), foi um de seus aliados na disputa interna do PT. O líder do PT, Jilmar Tatto (SP), também é do mesmo time. São também desse grupo o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Ricardo Berzoini (PT-SP), e o novo presidente da Comissão de Orçamento, Paulo Pimenta (PT-RS). O objetivo agora é fazer ministro o ex-líder Paulo Teixeira (SP).

"Antes de o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, liderar um movimento em defesa da indústria brasileira, ele devia comprar um carro nacional e não andar de carro importado” — Lelo Coimbra, deputado federal (PMDB-ES)

O ASTRO. Enquanto esperava pela chegada de Pelé, sexta-feira, no Planalto, para a reunião da presidente Dilma com o presidente da FIFA, Joseph Blatter, Ronaldo Fenômeno foi muito festejado no Palácio do Planalto. A sala de espera foi invadida pelos funcionários, que vinham de todos os andares e dos anexos, para tirar fotografias e pegar autógrafos em folhas de papel, fotos e até camisetas da seleção brasileira.

Projeto
Amigo da presidente Dilma, o secretário-executivo da Casa Civil, o advogado Beto Vasconcelos, tem um projeto de longo prazo. A exemplo de José Dias Toffoli, seu sonho também é ser indicado ministro do Supremo Tribunal Federal.

Rearranjo
O governador Jaques Wagner quer nomear os deputados Waldenor Pereira e Luiz Alberto para seu secretariado. O objetivo é manter na Câmara Sérgio Carneiro e Emiliano José, que saem com a volta de João Leão e Afonso Florence.

Paulinho provoca Dilma
Na reunião das centrais com a presidente Dilma, o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, reclamou da compra, pelo governo, de produtos importados. A presidente Dilma reconheceu o problema e citou o caso do próprio carro, que é mexicano. Ela argumentou que, no México, o automóvel sai da fábrica blindado, o que reduz o preço. Paulinho avisou de manifestação na próxima semana contra a desindustrialização, e Dilma encerrou: “Fique à vontade para fazer quantas manifestações quiser.”

Novo lado?
Secretário de Planejamento da Bahia, o ex-presidente da Petrobras Sergio Gabrielli está negociando, junto com o governador Jaques Wagner, o projeto de redistribuição dos royalties do petróleo, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Violência
Depois da força-tarefa para fiscalizar os mamógrafos do país, o Ministério da Saúde quer visitar os 597 serviços credenciados no SUS de prestação de atendimento à mulher em situação de violência. A ideia é ter um selo de qualidade.

IRONIA ouvida na Esplanada dos Ministérios, no Febeapá sobre a venda de bebidas nos estádios na Copa: “É praxe ministros não lerem documentos do governo, mas hoje parece que nem os assessores técnicos estão lendo mais”.

CAUSA. Líderes aliados debitam o bate-cabeça no tema à ultracentralização das decisões no Planalto. Um deles brinca: “Não dá para espirrar na Esplanada, sem que as ministras Ideli e Gleisi digam saúde!”.

O ITAMARATY informa que procura aprofundar seu conhecimento sobre o Oriente Médio. Em fevereiro, na Turquia, reuniu os 23 embaixadores do Brasil na região para um seminário de estudos. 

Nenhum comentário: