quinta-feira, março 22, 2012

TIRO PELA CULATRA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 22/03/12


A presidente Dilma Rousseff desprezou solenemente as cartas de intelectuais e artistas que pediam a substituição da ministra Ana de Hollanda ou sugeriam nomes na "hipótese" de sua queda. Jamais deu resposta nem permitiu que auxiliares diretos marcassem audiência com os insatisfeitos.

FÔLEGO
No governo, as manifestações foram consideradas desastradas. E ajudaram a dar sobrevida à ministra, cuja gestão não é bem avaliada pela presidente.

GELO
As últimas manifestações de Dilma, que deu beijos e abraços em Ana de Hollanda em solenidade, anteontem, e ainda mandou assessores dizerem que ela "não sai", foram recebidas como balde de gelo pela classe artística.

CEGA, SURDA E MUDA
Mas as críticas continuam. "O problema não é mais Ana de Hollanda, e sim a presidente Dilma", diz o ator Odilon Wagner, um dos articuladores de carta assinada por artistas como Fernanda Montenegro, Ivan Lins, Juca de Oliveira, Beatriz Segall, Chico César, Fábio Assunção e Lázaro Ramos. "Não é possível que ela trate a cultura com tanto descaso a ponto de ignorar o que está acontecendo no ministério."

ACELERADOR
O ministro Ricardo Lewandowski já afirmou a colegas do STF (Supremo Tribunal Federal) que deverá liberar o processo do mensalão para voto a tempo de o caso ser julgado ainda neste ano.

VAGA
Há grande expectativa em torno do tempo que Lewandowski ainda leva com o processo, do qual é relator revisor. É que até setembro Cezar Peluso, presidente do STF, se aposenta. E dificilmente o caso seria julgado antes de um novo ministro ser indicado para o seu lugar -o que só deve ocorrer em 2013.

VENTO FORTE
Réus do mensalão têm feito consultas intensas a interlocutores de ministros do STF. Concluíram que o tribunal acelerará o julgamento caso ministros se sintam cobrados por uma parcela da chamada opinião pública.

ERA UMA VEZ
A nova versão, ampliada, do filme de "Pelé Eterno", que terá mais de cinco horas de filmagem, lembrará o dia em que o craque quase abandonou o futebol, antes mesmo de jogar na seleção. Foi em 1956, numa decisão entre o Santos e o Jabaquara pela liga santista. Pelé bateu um pênalti -e perdeu, dando vitória ao rival. No dia seguinte, tentou fugir da concentração para nunca mais voltar.

BANQUETE
A nova versão do filme, de Aníbal Massaini, deve ser dividida em capítulos para ser exibida na TV Globo.

NOVO PONTO
A Justiça negou recurso da grife Maria Bonita contra ação de despejo movida pelos donos do imóvel da loja da marca em Ipanema. Os aluguéis deixaram de ser pagos em 2008. A grife diz que não concordou com reajuste de 120% nas prestações. Está renegociando os débitos e busca um novo ponto.

NOSSO JEITO
De Marina Silva em palestra no escritório de advocacia Mattos Filho, nesta semana: "Temos hoje a primeira mulher presidente em 500 anos. É motivo de celebração. Mas não podemos ocupar esses espaços como caricatura dos homens, bater na mesa, falar alto. Podemos ser respeitadas da nossa forma". Marina depois disse que não se referia especificamente a Dilma Rousseff.

NOITE DE TROFÉUS
Os atores Nelson Baskerville e Claudia Raia, com o namorado, o também ator Jarbas Homem de Mello, foram à entrega do Prêmio Shell de Teatro, anteontem, no Espaço Araguari, em São Paulo.

VIVA ELIS
O cantor Milton Nascimento e as atrizes Regiane Alves, Gabriela e Regina Duarte foram à estreia para convidados da turnê em que Maria Rita canta o repertório da mãe, Elis Regina. O produtor João Marcelo Bôscoli assistiu à performance da irmã no Vivo Rio.

RESPEITÁVEL PÚBLICO
Domingos Montagner estreou a peça "Mistero Buffo" no teatro do Sesi. A cineasta Laís Bodanzky, entre outras personalidades, estava na plateia.

CURTO-CIRCUITO
O seminário "Conhecimento científico do jornalismo no Brasil: a contribuição de Alberto Dines" acontece hoje, das 9h às 18h, na sede da Fapesp, no Alto da Lapa.

Cildo Meireles é o homenageado do Prêmio Casa Claudia, hoje, no Unique.

A mostra de decoração "Black" tem início hoje, no Alto de Pinheiros.

Ronaldo Esper fala sobre moda na Fundação Carlos e Diva Pinho, às 20h.

O carro Batmóvel está em exibição até o dia 5, no shopping Vila Olímpia.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY 

Nenhum comentário: