terça-feira, março 27, 2012

Serra sem PSB - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 27/03/12

O governador Eduardo Campos (PE) assegurou ontem ao ex-presidente Lula que o PSB não apoiará a candidatura de José Serra (PSDB) à Prefeitura de São Paulo, a despeito de os socialistas participarem dos governos Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab. O PSB tentará viabilizar candidatura própria antes de pensar em fechar com o petista Fernando Haddad. Mas seu melhor nome, a ex-prefeita Luiza Erundina, não se entusiasma com a ideia.

Frateschi e Amaral vão acertar ponteiros
Ficou acertado que Paulo Frateschi (PT) e Roberto Amaral (PSB) tentarão compatibilizar os palanques. Campos reclamou que, em muitos lugares onde os socialistas estão bem, não têm o apoio do PT. Mas Lula lembrou que foi duro para o PT apoiar a reeleição de Márcio Lacerda (PSB) em Belo Horizonte. E foi citado o compromisso, por escrito, de que o PT teria prioridade para lançar candidato a prefeito de Macapá (AP), mas agora o PSB optou por apostar em Cristina Almeida. Campos ofereceu apoio ao PT em São Bernardo, Diadema, Mauá, Osasco e Guarulhos. Ficou claro que o PSB venderá caro, se for o caso, o apoio a Haddad.

"O presidente Marco Maia tem que criar uma comissão de notáveis na Câmara. Não podemos deixar esse protagonismo com o Senado” — Hugo Leal, deputado (PSC-RJ), sobre a discussão do pacto federativo

BARRIGA DE ALUGUEL. É grande a irritação no PMDB com a eventual filiação do secretario-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. Se o ministro Edison Lobão, na foto, virar presidente do Senado, Zimmermann poderia assumir no lugar de um peemedebista de carteirinha. Sua filiação é comparada à de José Temporão, que se filiou para ser ministro da Saúde, e à do ex-presidente do BC Henrique Meirelles, que ingressou na expectativa de ser o vice da presidente Dilma.

Petróleo
Relator da Lei dos Royalties, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) deve apresentar hoje seu relatório. Ele mexe no já licitado. O Rio manteria sua receita de 2011. O excedente seria dividido entre os não produtores já a partir deste ano.

Baixando a bola
A expectativa do Ministério da Defesa é que o STF confirme, quarta-feira, que a Lei da Anistia vale para os sequestros continuados. E, para a Defesa, essa decisão contribuiria para serenar os ânimos em torno da Comissão da Verdade.

Balançou e caiu
Demitido do cargo de editor da "Revista de História da Biblioteca Nacional", Luciano Figueiredo sofreu desgaste depois que o site da publicação veiculou, em fevereiro, o texto "O jornalismo não morreu", que afirmava: "Privataria Tucana prova que a reportagem de investigação está viva e José Serra, aparentemente, morto." O artigo dizia que era mérito do livro "jogar uma pá de cal na aura de honestidade de certos tucanos".

Enrosco
A decisão do PSDB sobre a eleição em Salvador só deve sair em abril. O DEM condiciona coligação com José Serra (SP) ao apoio à candidatura de ACM Neto (DEM) na capital baiana. O PSDB também tenta atrair o PMDB em Salvador.

Eclético
A festa de 90 anos do PCdoB reuniu os ministros Gilberto Carvalho e Marcelo Crivella, o vice-governador Pezão, o governador Marcelo Déda (SE), o prefeito Eduardo Paes, o presidente do PT, Rui Falcão, e o ex-ministro José Dirceu.

NA VISITA à Coreia do Sul, o vice Michel Temer acertou a entrada da Hyundai no programa Ciência Sem Fronteiras. A montadora vai patrocinar bolsas de estudo para brasileiros naquele país.

MORDAÇA. Por causa das revelações da operação Monte Carlo, o líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), foi orientado por seu advogado, Antônio Carlos de Almeida Castro, a não falar com jornalistas.

A CUT iniciou ontem um "Plebiscito Nacional Sobre o Fim do Imposto Sindical", bandeira histórica da central. As outras entidades sindicais, como a Força, são a favor da contribuição compulsória.

Nenhum comentário: