sábado, março 17, 2012

Santa Úrsula respira - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 17/03/12

A Funorte (Faculdades Unidas do Norte de Minas) vai assumir a carioca Santa Úrsula, universidade católica de 72 anos, que estava no corredor da morte. Os mineiros prometem, inclusive, abrir cursos em outras cidades fluminenses.

Botinadas em Pelé

O encontro de ontem entre Dilma, Ronaldo, Pelé e o cacique da Fifa Joseph Blatter seria às 10h, mas ficou para 10h30m, a pedido do Rei. Mas o eterno camisa 10 só chegou... às 10h45m.

Na saída...

Pelé foi cercado por servidores do Planalto, que levaram fotos e camisas para autógrafos. Um gaiato comentou: “Você é autor de mais de mil gols e de mais de 1 milhão de autógrafos.” O Rei respondeu: “Não tenho problemas para dar autógrafos. Agora, para fazer cada gol, levava tanta botinada...”

Só para foto...

Num papo reservado, foi Dilma quem deixou claro a Aldo Rebelo que é preciso manter as garantias dadas por Lula à Fifa. No jantar de quinta, o ministro deu o recado da presidente a Blatter. Com o impasse resolvido na noite anterior, o encontro de ontem no Planalto serviu mais para filmagens e fotos.

A cor do Brasil

De 380 crianças da Mangueira e do Morro dos Macacos, no Rio, atendidos pela ONG Casa da Arte de Educar, quase todas negras, cerca de 50% se declararam no cadastro... “amarelas”. A ONG agora tenta despertar neles o orgulho de sua cor.

Ubaldo nos EUA 
João Ubaldo Ribeiro, o grande escritor baiano que vive no Rio, mal chegou das férias em Itaparica e já fez as malas de novo. Dia 25 agora, embarca para os EUA, onde vai fazer duas palestras, a convite das universidades de Illinois e Indiana.

TEVE FINAL FELIZ, na medida do possível, o massacre da serra elétrica de duas semanas atrás, lembra?, quando uma construtora decepou 17 árvores de uma praça na Gávea. A Fundação Parques e Jardins iniciou um processo chamado “transplantio”. Retirou árvores adultas do Horto do Recreio e as replantou no cenário da chacina florestal. Veja na foto menor como era formoso, em vida, um ipê amarelo que florescia ali. Este outro, também amarelo, voltará a florir na pracinha, amém. 

O gerente
O filme “O gerente”, de Paulo César Saraceni, terá estreia nacional dia 27, às 18h, no Hospital da Lagoa, no Rio, onde o cineasta está internado há 11 meses. Ana Maria Nascimento e Silva, sua mulher, planeja exibir um filme do marido a cada semana. — Paulo deve descer de cadeira de rodas para assistir — conta Ana Maria.

Garimpeiro da utopia

Diretor de documentários como “Jango” e “Anos JK”, Sílvio Tendler, 62 anos, será tema de um... documentário. É “O garimpeiro da utopia”, de José Eudes Alencar.

Afetos de Senise

O músico Mauro Senise, 61 anos, festejará 40 de carreira com um especial no Canal Brasil, amanhã, às 21h, em parceria com a Biscoito Fino, que depois vai virar o DVD e CD “Afetivo”. Terá 35 participações, como as de Edu Lobo e Wagner Tiso.

A viola caipira O músico português PedroMestre chega ao Brasil quartaque vem. Na Caixa Cultural,no Rio, ele e o mineiro ChicoLobo vão tocar oito diferentestipos de viola, como esta antigacampaniça da foto.Típica da região do Alentejo,a viola campaniça serviu deinspiração para a nossa violacaipira, que, no período colonial,chegou a ser o instrumentomais popular do Brasil.

Os 12 condenados

Autoridades do Judiciário do Rio soaram um alarme, preocupadas com decisões de juízes federais de mandar de volta ao estado 12 presos que hoje estão nas penitenciárias de Mossoró, RN, Porto Velho, RO, e Catanduva, SP. Entre os bandidos, estão Isaías do Borel, José Benemário, Toni Senhor das Armas, Juliano Gonçalves e Edmílson Ferreira.

De volta

O coleguinha Ruy Castro está em franca recuperação, depois de problemas de saúde. Volta à lide semana que vem.

Almirante negro

Hoje faria 100 anos Edmar Morel (1912-1989), um dos pais do jornalismo investigativo brasileiro, autor do livro “Almirante negro”, sobre a Revolta da Chibata. 

Nenhum comentário: