quarta-feira, março 21, 2012

Reação no Senado - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 21/03/12


Os senadores estão irritados com o relator no Senado do projeto que cria o Funpresp. Fiel ao Planalto, o senador José Pimentel (PT-CE) rejeitou todas as emendas, pois o governo quer que os senadores digam “amém” ao aprovado na Câmara. Mas acontece que o STF não aceita dividir a aprovação do Estatuto e dos Planos do Funpresp do Judiciário com o Conselho Nacional de Justiça. O Supremo alega que o CNJ é um órgão de fiscalização e não um Poder da República.

Ruralistas pressionam com Lei da Copa
A bancada pluripartidária dos ruralistas está condicionando aprovar a Lei Geral da Copa à votação do Código Florestal. Eles levaram sua posição ontem para o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Diante da fragilidade do governo, devido à resistência das bancadas dos evangélicos e da Saúde em aprovar a liberação da venda de bebida alcoólica nos estádios da Copa, eles pressionam. Os líderes do governo não aceitam votar o Código Florestal antes da Rio+20, seguindo orientação do Planalto, mas estão se comprometendo a marcar uma data antes do recesso. Mas os ruralistas não confiam no governo.

“Peguei o cavalo no galope” — Arlindo Chinaglia, líder do governo na Câmara (PT-SP), sobre o zigue-zague do Planalto no debate da venda de bebida alcoólica na Copa

XÔ. A presidente Dilma mandou um recado público ontem para uma ala do setor cultural petista. Ao deixar a solenidade do Pronacampo, no Planalto, Dilma foi até a ministra Ana de Hollanda (Cultura), deu beijinhos, abraçou-a, teve uma breve conversa e tirou fotos sorridente. Depois que a presidente saiu, a ministra Helena Chagas (Comunicação de Governo) se dirigiu à plateia de repórteres e afirmou: “Gente, a ministra não sai!”

Redução de danos
O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), levou o ministro Aldo Rebelo (Esporte) a conversar com sua bancada porque quer reduzir ao mínimo as defecções na Lei da Copa. Quer que elas se resumam aos evangélicos e à bancada da Saúde.

Nó no nó
Juristas estão propondo ao Congresso uma fórmula engenhosa para resolver o impasse criado na tramitação das MPs com a recente decisão do STF. Sugerem que a Comissão Especial seja integrada por 513 deputados e 81 senadores.

Copa: cada país com sua agonia
No Qatar, país islâmico, que será a sede da Copa de 2022, o maior drama das autoridades locais é com as torcedoras que vão aos jogos “de shortinho, top e gorro” (como diria o compositor Edu Krieger). Hoje não existe polêmica sobre a venda de bebidas alcoólicas, mas a preocupação existe. Nos meses de dezembro e janeiro, alegando excessos, o governo suspendeu a venda de bebidas no bairro The Pearl, onde ela é comercializada em hotéis e restaurantes frequentados por estrangeiros.

Sem política
Nenhum parlamentar de Goiás foi convidado para acompanhar a presidente Dilma, semana passada, em visita ao estado para ver as obras da Ferrovia Norte-Sul. Aos que reclamaram, o Planalto justificou: “A visita era ‘técnico-administrativa’.”

No papelzinho
Vinte dias após a assinatura do pacto da construção civil, os trabalhadores da usina de Jirau estão em greve. Integrante do consórcio, a Camargo Corrêa assinou o compromisso. A principal reivindicação é a antecipação do dissídio.

NA EUROCOPA, disputada entre seleções europeias, é proibida a comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios. Moral da história: a Fifa poderia selecionar melhor os seus patrocinadores.

O GOVERNADOR Sérgio Cabral garantiu ao presidente do PT, Rui Falcão, que o PMDB apoiará a candidatura do petista Rodrigo Neves à Prefeitura de Niterói. Neves é secretário estadual de Assistência Social.

O PREFEITO de São Paulo, Gilberto Kassab, foi a Salvador ontem anunciar o apoio do PSD à candidatura de Nelson Pelegrino (PT) à prefeitura. 

Nenhum comentário: