sábado, março 31, 2012

Pecado mortal - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 31/03/12


Ainda que, juridicamente, Demóstenes Torres (DEM-GO) aposte no sucesso da estratégia de pedir a anulação das provas obtidas na Operação Monte Carlo, que prendeu seu amigo Carlinhos Cachoeira, sua situação no campo político se tornou insustentável. O tiro de misericórdia foi o vazamento de grampos de 2009 nos quais aparece discutindo com o contraventor projeto que poderia "regulamentar" os jogos de azar.
Ao se defender na tribuna do Senado, Demóstenes disse que não sabia das atividades ilegais do amigo. Mentir para os pares é o caso mais clássico de quebra de decoro, que já levou outros senadores ao cadafalso.

Reprise Para a Polícia Federal, a estratégia da defesa de Demóstenes lembra a usada para melar a Operação Castelo de Areia. A investigação -que envolveu políticos, agentes públicos e construtoras- foi engavetada em 2010, quando o STJ anulou os grampos que a integravam.

Mundo da lua Na última vez que conversou com a cúpula do DEM, Demóstenes afirmou que acreditava no arquivamento do processo no Conselho de Ética. Depois disso, afirmou, tiraria uma licença de quatro meses.

Na real Caciques do partido, no entanto, afirmam que agirão com o senador como procederam com José Roberto Arruda, que foi expulso após o mensalão do DEM no governo do DF. "Ninguém vai segurar o Demóstenes", diz um membro da Executiva.

Tempo quente O esquema de segurança da Cúpula dos Brics foi tão rigoroso que os hóspedes do hotel Taj, onde Dilma Rousseff estava hospedada, foram impedidos de utilizar a piscina na véspera do encontro para inspeções do serviço secreto.

PhD 1 Em sua visita a Harvard, no dia 10, a presidente assinará acordo com representantes da principal universidade norte-americana. O convênio prevê bolsas de pós-graduação para estudantes brasileiros, de rara presença na instituição.

PhD 2 Dilma também se encontrará com a reitora Drew Faust e discursará para alunos e professores durante o fórum da Kennedy School of Government, escola de pós-graduação com ênfase na área de política de Harvard.

Dobradinha Sem agenda pública desde as prévias, José Serra reapareceu ontem ao lado de Geraldo Alckmin na inauguração de ambulatório médico de especialidades em Mogi das Cruzes. Na terça-feira, ele deve acompanhar o governador na entrega do Poupatempo da Lapa.

Menos Em rápida e fortuita conversa com o secretário Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Social) ontem, durante voo para Mogi, Serra reclamou da pressão do DEM pela vaga de vice na sua chapa à prefeitura paulistana.

Golden boys Na montagem de sua equipe de campanha, o ex-governador pretende incorporar três nomes da chamada "nova geração" do tucanato paulista: Luís Sobral (finanças), Daniel De Bonis (programa de governo) e Felipe Sigollo (agenda).

Obsoleto A reunião de hoje do conselho político da candidatura de Fernando Haddad pode ser a derradeira. Os próprios membros do grupo acham que ele perderá a função depois da definição da coordenação da campanha, já que não tem poder decisório e é muito amplo.

Visita à Folha Luiz Fux, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"O choque de gestão no transporte não pode ser brincadeira de faz de conta, como pilotar ferrorama. A falta de planejamento de Alckmin está deixando a população a pé."
DO LÍDER DO PT NA ASSEMBLEIA PAULISTA, ALENCAR SANTANA, sobre o argumento do governo de São Paulo de que as panes nos trens metropolitanos são resultado da eficiência da gestão tucana na ampliação do sistema.

contraponto
Pivô da discórdia

No auge da crise no Congresso, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) se encontrou com o ministro Aldo Rebelo (Esporte) e não resistiu à provocação:
-Você é o responsável pela paralisia da Câmara!
Aldo desconversou:
-Eu? Mas estou licenciado do mandato de deputado!
-Sim -, respondeu Alencar -, o "impasse Aldo" está na pauta, com a Lei Geral da Copa, cuja aprovação urgente o ministro defende, e o Código Florestal, cuja versão da Câmara que você relatou os ruralistas querem recuperar...

Nenhum comentário: