terça-feira, março 27, 2012

OBJETIVO COMUM - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 27/03/12
Pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT-SP) e Gabriel Chalita (PMDB-SP) tiveram encontro discreto há alguns dias em São Paulo.

OBJETIVO 2

Haddad e sua mulher, Ana Estela, foram recebidos por Chalita em seu apartamento, em Higienópolis, para um jantar. À mesa também estava Lurian, filha do ex-presidente Lula, que fez a ponte entre os dois.

OBJETIVO 3

Os dois conversaram sobre a campanha eleitoral que se avizinha e a ideia de "elevar o nível do debate", sem ataques recíprocos. Chalita, que apoiou Dilma Rousseff à Presidência contra José Serra, tem centrado críticas no tucano. Que é também o adversário preferencial do PT.

BARBA E BIGODE

E o ex-presidente Lula recuperou 2 kg desde que encerrou o tratamento de radioterapia. No fim da semana passada, comeu um bife. E disse a amigos que está indeciso: não sabe se deixa a barba crescer ou se adota novo visual, apenas de bigode.

DEIXA FALAR

O site de vendas coletivas ClickOn conseguiu liminar na Justiça para que a Microsoft volte a entregar seus e-mails promocionais a usuários do Hotmail. A empresa desviava as mensagens, classificadas como spams. A multa prevista, para cada dia de descumprimento, é de R$ 50 mil. Cabe recurso.

REFORÇO

O escritório Cavalcanti & Arruda Botelho reforça a defesa de Carlinhos Cachoeira, ao lado do ex-ministro Marcio Thomaz Bastos.

NEM JOÃO

Gal Costa reclamou do ar condicionado em seu show no sábado na casa Miranda, no Rio. "Tem que beber muita água. Esse ar está de matar. João Gilberto jamais cantaria aqui", disse, rindo.

ATCHIM

E no bis, Gal contou que está com crise de rinite: "Quase espirrei. Se isso acontecesse, ficaria arrasada".

CONTO CHINÊS

O livro "Ágape", best-seller do padre Marcelo Rossi, que será lançado na China, deve ter versões em mandarim e em português (de Portugal) no país asiático.

'MARCAM A ARTE COMO SE FOSSE BANDIDO'

O artista plástico Cildo Meireles, que em 2006 boicotou a Bienal de São Paulo, diz que nem sequer teria tempo para participar do evento neste ano. Em São Paulo para homenagem do prêmio Casa Claudia, ele falou à coluna.

Folha - Vai participar da Bienal neste ano?

Cildo Meireles - Até agora não fui contatado e já não daria mais tempo de preparar nada. Fica difícil, porque tô preparando um projeto que tá rolando há tempos no Reina Sofía [museu na Espanha] e no Serralves [Fundação de Portugal] e estou atrasadíssimo. Tem tantos artistas novos interessantes. É legal trazer visibilidade para eles.

A gestão da Bienal chegou a passar para o MAM [a Justiça reabilitou a fundação para realizar o evento]. Como vê isso?

É lamentável, mas não é surpresa, considerando o histórico das administrações. Para qualquer artista brasileiro, é ultraimportante ter uma Bienal funcionando normalmente.

O que precisaria para a gestão ser mais eficiente?

Sobretudo transparência e honestidade. O Estado pode botar aí uns milhõezinhos. Mas não sei se resolve estruturalmente. Me parece que houve descontrole.

Qual é a sua avaliação da gestão de Ana de Hollanda?

Olha só, eu como artista plástico já me acostumei a não contar com o Estado. Acho até que o Estado realmente tem outras prioridades. Artes plásticas conseguem sobreviver desde que o Estado não atrapalhe. Cê tá entendendo? Consegue. Através do mercado. E sempre que o Estado vem querer controlar demais... Eu posso passar anos sem vender um trabalho. Quando vendo, vem a Receita Federal querer saber por que entrou aquela quantia na minha conta. Ora bolas! Não sou funcionário do Ministério da Cultura ou da Fazenda para receber um cheque todo mês. Nos últimos quatro anos, aconteceu umas duas vezes. Criança sai do Brasil sem controle, inteira ou fatiada. Agora, com artes plásticas, marcam em cima como se fosse bandido.

O MinC atrapalha mais?

Não vi mudanças significativas da gestão anterior para esta. No geral tem uma boa vontade, mas há também certo despreparo em relação à área. Em artes plásticas, são aqueles pequenos incentivos, mas não vejo projeto cultural. Talvez seja culpa dos próprios artistas, que não se organizam para apresentar um modelo.

CORPO SÃO

A pesquisa Educação Física nas Escolas Públicas Brasileiras, do Ibope com os institutos Ayrton Senna e Votorantim e a ONG Atletas pela Cidadania, mostra que 30% das 458 instituições ouvidas não têm espaço para as atividades da disciplina. Mostra que 82% dos professores que não possuem nível superior estão na zona rural e 74%, no Nordeste. Os resultados serão divulgados amanhã.

É TEEEEETRA

Um concurso chamado "Reality Locutoras" escolherá narradora de futebol para a Rádio Globo. A competição começa em dezembro e a vencedora será anunciada em 2013. Tudo será gravado e transmitido pela internet.

TODOS OS NOMES

O nome do diretor-executivo da Pinacoteca de SP, Marcelo Araújo, foi levado ao governador Geraldo Alckmin para a sucessão de Andrea Matarazzo, que deve deixar a Secretaria Estadual da Cultura. Araújo "não tem nada a declarar". Alckmin diz esperar decisão de Matarazzo para escolher um sucessor.

SEM FRONTEIRAS

A cirurgia de embolização das artérias da próstata, procedimento menos invasivo para conter crescimento da glândula em idosos, foi apresentada em congresso da Sociedade de Radiologia Intervencionista, nos EUA. Ela foi desenvolvida no Hospital das Clínicas de SP pelo urologista Francisco Carnevale.

TROCA DE ALIANÇAS

O advogado Ruy Dourado e Flavia Verdi se casaram na sexta, no Jockey Club de São Paulo. Convidados como as empresárias Marlene Chade e Priscila Tortorette e Gioconda Saad circularam pela festa.

CURTO-CIRCUITO

O livro "Imprensa Gay no Brasil" (Publifolha), de Flávia Péret, será lançado amanhã, às 20h15, no MAM-SP. Às 19h, haverá o debate "Os gays na visão da imprensa brasileira", com Francisco Daudt, Jean Wyllys, João Silvério Trevisan e a autora.

James Akel faz hoje palestra sobre telejornalismo na ECA-USP.

É hoje a pré-estreia do filme "Xingu", no Cinemark Eldorado. 12 anos.

O Epice estreia menu degustação hoje.

O livro "Quo Vadis", do artista plástico Daniel Carranza, será lançado hoje, às 19h, na galeria Lourdina Jean Rabieh.

O livro "Arquitetura de Metrô" será lançado hoje, às 19h, no Studio In.

A grife La Perla começa a vender seus produtos em 15 multimarcas no Brasil.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: