quarta-feira, março 21, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 21/03/12
Setor privado vai atuar em plano de trens em SP

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo assinou ontem um acordo para que a entidade privada Adtrem (Agência de Desenvolvimento de Trens Rápidos entre Municípios) participe do desenvolvimento do plano diretor dos trens regionais do Estado.

Pelo contrato, a entidade, que reúne empresas do setor de passageiros, atuará com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), segundo Guilherme Quintella, presidente da Adtrem.

A entidade vai colaborar tecnicamente com o projeto, por meio de estudos e pesquisas para a implantação de sistemas de trens de passageiros entre municípios e regiões metropolitanas.

"Será feita uma harmonização entre os projetos dos trens de alta velocidade com os regionais", diz o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

"Os trens não precisam concorrer, podem se complementar", diz Quintella.

A ideia é que os estudos de harmonização, além de evitar que haja conflitos entre as linhas de trens, ajudem a promover as ligações necessárias para conexões dos passageiros no Estado.

"Temos de fazer com que o passageiro de Sorocaba vá para o Rio sem trocar de estação. Ele quer chegar a São Paulo e pegar trem para o Rio no mesmo lugar", diz.

A UIC (International Union of Railways), organização internacional do setor, da qual Quintella também é membro, vai oferecer informações técnicas para o desenvolvimento das pesquisas.

O executivo afirma que a ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) pode vir a fazer parte da cooperação nos próximos meses.

Em uma segunda etapa, os estudos poderão traçar trechos entre municípios menores, que não serão necessariamente ligados à capital. "Pode ser uma ferrovia entre Ribeirão Preto e Araraquara, por exemplo", diz Quintella.

Perfuração aprovada

A aprovação dos americanos à exploração e perfuração de petróleo voltou ao nível anterior ao do vazamento no Golfo do México, em 2010.

Levantamento do Pew Research Center, organização de pesquisas, mostra que 65% dos americanos ouvidos são favoráveis às perfurações.

Em 2010, logo após o acidente, o número era de 44%, enquanto os contrários à exploração somavam 52%.

A pesquisa também aponta que a maioria da população dos EUA (52%) continua achando que o desenvolvimento de fontes de energia alternativas deve ser prioridade.

Houve, porém, uma redução nessa parcela da população. Em 2011, 63% acreditavam que as fontes alternativas deveriam ser priorizadas.

O estudo credita a mudança de opinião dos americanos ao aumento do preço do gás.

Coração de mãe

A Serasa Experian lança neste mês uma campanha de Dia das Mães para que o varejo renegocie as dívidas com os clientes.

A empresa irá fornecer aos lojistas informações sobre a situação do devedor.

A expectativa é que 4 milhões de consumidores recebam propostas para pagar suas dívidas. No mesmo período do ano passado, 2 milhões de pessoas no Brasil foram beneficiadas com o projeto, de acordo com a Serasa.

A inadimplência no país cresceu 18,3% em fevereiro.

Gestão... A Fundação Botín, presidida por Emilio Botín, presidente do Santander, abriu inscrições para um programa de bolsas de estudo em gestão pública na América Latina, com 40 vagas para este ano.

...latina O Brasil é o país com o maior número de estudantes selecionados desde 2010, quando o programa de bolsas foi lançado.

Impacto... A rápida reação do mercado e do consumidor será o efeito mais positivo da tecnologia para as empresas nos próximos dez anos. Estudo da EIU (Economist Intelligence Unit) aponta que 41% de 567 executivos consideram esse o principal impacto.

...tecnológico... Em segundo lugar, aparecem a possibilidade de aumentar a base de clientes em qualquer lugar do mundo e a simplificação dos processos de negócios, ambos com 24%.

...nas empresas O levantamento também aponta que, para 38% dos executivos ouvidos, os departamentos de pesquisa e desenvolvimento são as principais fontes para ideias de novos produtos. Eles acreditam que, em 2020, serão os clientes (30%) e as comunidades on-line (19%).

Fusão O estudo da EIU ainda informa quais mercados devem se agregar a outros por causa da tecnologia. Mídia e entretenimento aparecem em primeiro lugar, com 50%, seguidos por serviços financeiros (45%) e telecomunicações (42%).

Saúde Depois de investir na compra de equipamentos para imagem e diagnóstico, o hospital San Paolo (zona norte de São Paulo) acaba de reabrir mais um andar, que abrigará 13 novos leitos.

Cadeira Osmar Roncolato Pinho foi reeleito presidente da Abel (Associação Brasileira das Empresas de Leasing). O executivo está em seu segundo mandato, que terminará em 2015.

MAIS CONTEÚDO

As promoções mais eficientes em "atacarejos" são as que oferecem maiores quantidades do produto desejado pelos consumidores, segundo estudo da Nielsen.

A ação mais importante para esse canal de venda, que era voltado para o atacado, mas que, devido à demanda, também passou a vender diretamente para o consumidor, é comercializar embalagens com maior conteúdo que as convencionais.

A estratégia costuma ser, em média, 10% mais atrativa do que quando é realizada em lojas ou supermercados.

"O comprador de 'atacarejo' não está interessado em ser fidelizado com concurso de viagem ou acumulação de cupons. Ele só quer quantidade", afirma Rafael Ikeda, analista da Nielsen.

CASA ALUGADA

Os contratos de aluguel residencial fechados em fevereiro deste ano na capital paulista ficaram estáveis em relação a janeiro, de acordo com o Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

A variação dos contratos novos foi de 0,1%.

No acumulado de 12 meses encerrados em fevereiro, a alta dos alugueis novos é de 16,96%, valor que está acima dos 5,85% da inflação oficial do período, medida pelo IPCA, segundo a entidade.

A discrepância ocorre pois a demanda por imóveis para locação na cidade de São Paulo é superior à oferta, de acordo com o Secovi.

O que mais aumentou de preço em fevereiro foi o imóvel de dois dormitórios, que ficou em média 0,2% mais caro em relação a janeiro.

números

16,96% é a alta dos aluguéis novos em 12 meses

0,1% foi a variação dos preços entre janeiro e fevereiro 

Nenhum comentário: