sexta-feira, março 30, 2012

Ligações perigosas - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 30/03/12
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) é sócio, desde 2008, do empresário Marcelo Limírio na Nova Faculdade, instituição de ensino superior em Contagem (MG). Limírio possui 60%, e Demóstenes, 20% das participações no negócio, que tem uma terceira cotista.

Em um outro empreendimento, Limírio é sócio de Andrea Aprigio de Souza, ex-mulher do contraventor Carlinhos Cachoeira, cujas conexões com Demóstenes vieram à tona na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. A empresa é o Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), que existe desde 2002. Limírio se tornou parceiro da empresa em 2006, dois anos após Andrea.

Colchão Primeiro suplente de Demóstenes Torres, o empresário Wilder Pedro de Morais -cuja ex-mulher, Andressa, hoje é casada com Carlinhos Cachoeira- afirmou ter R$ 2,2 milhões em espécie na declaração de bens ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2010.

Por cima Na Índia, a presidente Dilma Rousseff comemorou a aprovação da Lei Geral da Copa e do Funpresp. "Eu não disse que não havia crise nenhuma, que era artificial?", disse aos ministros.

Jet lag Quarenta e oito horas depois de chegar a Nova Déli, Dilma ainda reclamava ontem do fuso horário (a Índia fica 8,5 horas à frente do Brasil): "Se eu piscar aqui, vocês não reparem", pediu aos jornalistas antes de iniciar sua entrevista coletiva.

Diplomacia O presidente dos EUA, Barack Obama, procurou Michel Temer após discurso do vice-presidente em Seul para perguntar sobre o Brasil e a viagem de Dilma em abril a Washington.

Mascate Com a Lei Geral aprovada, Aldo Rebelo (Esporte) investe numa agenda contra o que chama de "pessimismo exagerado" com a organização da Copa. Hoje o ministro abre o seminário Copa e Desenvolvimento, em Manaus, sobre oportunidades de negócios do evento.

Sem refresco Quem acompanha de perto a rotina do Congresso aposta que a liberação de emendas, decisiva para a votação da Lei Geral da Copa, alivia apenas temporariamente a pressão sobre o líder Arlindo Chinaglia (PT-SP). "Está longe de ser acordo de paz. É só cessar-fogo", diz um governista.

Onde pega Depois da Páscoa e, portanto, antes da discussão do Código Florestal, a agenda dos deputados com a coordenação política de Dilma é a composição de alianças locais. O problema é que cada um quer interferir em pelo menos 20 cidades nas quais mantém redutos.

Guerra das taxas Enquanto o PT propõe à Câmara paulistana o fim da cobrança pela inspeção veicular, abraçando a causa de Fernando Haddad, o PSD de Gilberto Kassab avalia rever o tributo sobre lixo hospitalar, instituído na gestão Marta Suplicy.

De grão em grão Gabriel Chalita (PMDB), que já fechou acordos com o PSC e o PTC para a prefeitura, está próximo de acertar com PSL e PRP. Os partidos lançarão 120 candidatos a vereador.

Independência Saiu do forno o projeto que transformará a Junta Comercial de SP em autarquia estadual. O texto, que será submetido à Assembleia, dará autonomia orçamentária ao órgão, que recolhe R$ 50 milhões anuais.

Visita à Folha Adriano Treve, presidente da Roche Farma do Brasil, visitou ontem a Folha. Estava com Maurício Silva de Lima, diretor médico, e Ciro Dias dos Reis, diretor-presidente da Imagem Corporativa.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"O 'tira hermeneuta' se transformou na principal figura do processo penal brasileiro. É ele que vai pegar horas de escuta e interpretar. E o que ele entende vira verdade!"

DE ANTONIO CARLOS DE ALMEIDA CASTRO, O KAKAY, advogado do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), sobre a divulgação de transcrições feitas por policiais federais de conversas telefônicas a partir de grampos legais.

contraponto

A máfia no divã

Dois dias depois de uma reportagem do "Fantástico", em maio de 2011, sobre a máfia dos caça-níqueis, Carlinhos Cachoeira desabafou com sua mulher, Andressa, segundo o inquérito da Operação Monte Carlo:

-Eu tô me sentindo hoje... Sabe como que eu tô me sentindo? Tô aguentando pra não chorar. Tô me sentindo um bandido. A forma que, que... a sociedade me vê.

Andressa tenta consolá-lo, mas Cachoeira arremata:

-Coisa que eu nunca tive: um nó. É preconceito de mim mesmo. Hoje eu tô com preconceito de mim mesmo.

Nenhum comentário: