terça-feira, março 06, 2012

A inflação do PAC - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 06/03/12
O novo balanço da segunda fase do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com dados fechados em 2011, vai mostrar números turbinados graças aos gastos do Minha Casa Minha Vida. A primeira prestação de contas do ano será amanhã, no Itamaraty.

O Minha Casa Minha Vida gastou R$ 7,7 bilhões em recursos do Orçamento no ano passado. Embora aquém das metas prometidas, foi quase cinco vezes o volume pago para o programa habitacional em 2010.

O resultado levou as despesas de 2011 a superarem as de 2010 em 27%. Se dependesse apenas das obras de infraestrutura, o PAC teria ficado estagnado.

O choro Assessores afirmam que um dos motivos de Dilma Rousseff ter chorado na posse de Marcelo Crivella (Pesca) foi o estado de saúde de Lula, a quem visitara na véspera. Ela esteve em São Paulo porque o ex-presidente não conseguia falar ao telefone. Ele se queixou de que não suportava mais ficar parado.

Deferência Em seu primeiro dia no ministério, Crivella fez ontem visita à direção da Rede Record em Brasília e deu entrevista à emissora, ligada à Igreja Universal.

Stand by Depois da Câmara, o PMDB do Senado pode ser a nova dor de cabeça de Dilma. O líder Renan Calheiros (AL) aguarda garantias "sólidas" de que seu afilhado Sérgio Machado não será apeado da Transpetro.

Cartas... O comitê paulistano da Copa concedeu prazo de 30 dias para apresentação de projetos para a "construção de estádio na zona leste", aprovado pela Fifa, a fim de obter incentivos fiscais prometidos pela prefeitura.

...marcadas Na prática, o chamado para obter o bônus de R$ 420 milhões dos cofres municipais, publicado no "Diário Oficial" de sábado, só pode ser atendido pela Odebrecht, responsável pela obra do Itaquerão.

Como assim? O governo paulista estranhou a crítica que o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, fez ao gerenciamento de serviços de saúde por Organizações Sociais. Entidades como Santa Marcelina, Santa Casa de Misericórdia, e Associação Congregação de Santa Catarina administram hospitais e centros de saúde estaduais.

Pacote Além da Secretaria dos Esportes, Gilberto Kassab acenou ao PSB paulistano com a possibilidade de o partido ocupar a pasta de Participação e Parcerias, como forma de atrelar a sigla à coalizão liderada por Serra.

De saída As duas pastas são controladas hoje pelo PMDB. Kassab não fará um gesto explícito para tirar os peemedebistas do governo, mas eles próprios admitem que a candidatura de Gabriel Chalita deixa a sigla desconfortável na administração.

Fuso eleitoral O chefe de Casa Civil de Geraldo Alckmin, Sidney Beraldo, que costuma despachar com o governador a partir das 7h, passou a fazer expediente extra para atender Serra, cuja entrada na disputa ajudou a costurar, sempre após a 1h.

Tempo de tela Estrategistas das candidaturas a paulistanas avaliaram que Celso Russomanno (PRB) oscilou positivamente no Datafolha graças à superexposição que vem tendo em reportagens de defesa do consumidor exibidas fartamente nos telejornais da Record.

Número mágico Se Haddad não saltar de 3% para 15% até junho, avalia o governo, partidos na mira para aliança, como PR e PC do B, cobrarão preço mais alto para se engajar na campanha.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Se Dilma continuar tratando mal sua base, vai criar problemas para o PT nas capitais. Quem sofre em Brasília devolverá na mesma moeda nas alianças para a eleição municipal."

DO DEPUTADO PAULINHO DA FORÇA (PDT-SP), sobre as consequências do descontentamento da base governista na montagem de coligações encabeçadas por pré-candidatos petistas nos maiores eleitorados do país.

contraponto

Arroz de festa

Ao discursar no encerramento da palestra da corregedora do CNJ, Eliana Calmon, na manhã de sexta-feira, o vice-presidente da Ajufesp (Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul), Paulo Cezar Neves Junior, agradeceu a presença da ministra e, depois, listou à plateia as atividades que ocorreriam no evento.

Calmon, que tem trocado farpas com o Judiciário paulista, ouvia atentamente a extensa programação até que resolveu interromper, para gargalhada geral:

-Eu ainda venho para o jantar!

Nenhum comentário: