sábado, março 17, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“O mar está tranquilo; revoltos estão os marinheiros”
Senador Walter Pinheiro - (PT-BA), sobre o clima de guerra na base aliada

LULISTAS DO PT QUEREM DEMISSÃO DE IDELI SALVATTI

Inconformados com a dispensa do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) da liderança do governo na Câmara, membros da facção Construindo um Novo Brasil (CNB), que é majoritária e liderada por Lula, trabalham pela demissão da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), a quem atribuem a armação que resultou na substituição do parlamentar por Arlindo Chinaglia (SP), que integra facção rival dentro do PT.

CHÁ DE SUMIÇO

Os aliados que restam a Ideli Salvatti no PT recomendaram que ela tome um chá de sumiço por uns dias, para ver se a CNB a esquece.

BRIGA PROVINCIANA

Além da guerra de facções no governo, Jilmar Tatto, Arlindo Chinaglia e Cândido Vaccarezza disputam os mesmos territórios em São Paulo.

PIOR DO QUE ESTÁ FICA

Para piorar a situação, o presidente da Câmara, Marco Maia, celebrou a queda de Vaccarezza em casa, com muito uísque. Lula soube.

MAU SINAL

Sinal de que Lula detestou a escolha de Chinaglia: recebeu o novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), mas não o petista.

LIÇÃO DE FUTEBOL E POLÍTICA

O ministro Aldo Rebelo (Esporte) surpreendeu o suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, com algo incomum entre europeus: levou-o à sua casa, quinta à noite. Blatter ficou encantado com o gesto e riu muito dos “causos” de futebol contados pelo alagoano, que é torcedor doente do Palmeiras. Entre um pedaço e outro de picanha, Rebelo deu algumas lições de política e advertiu, com seu jeito manso: “Se houver disputa, briga, a chance de o governo brasileiro perder é zero”.

PÁTRIA DE CHUTEIRAS

Rebelo observou e Blatter anuiu: o futebol ganhou dimensão mundial porque virou o esporte nacional no Brasil, grande país fora da Europa.

DESCULPAS FORMAIS

Blatter pediu desculpas, em nome da Fifa e dele próprio, pela atitude grosseira do secretário-geral Jérôme Valcke, que não foi citado.

NÓ EM PINGO D’ÁGUA

Joseph Blatter é sabido. Fala oito idiomas, inclusive o português, e só usa intérprete para ganhar tempo e pensar melhor as respostas.

BEM COM O POVO

O governador tucano de Goiás, Marconi Perillo, notou que o povo, ao contrário dos políticos, reage bem à presidente Dilma. Ela foi saudada com entusiasmo nas ruas, na primeira visita ao Estado em 14 meses.

OS PERGUNTADORES

Também com índices elevados de aprovação, o governador de Goiás, Marconi Perillo, descobriu uma característica em comum com Dilma Rousseff: ambos são fissurados em detalhes técnicos das obras. Querem saber de tudo.

GRAVATA MALUFISTA

Em almoço na casa do deputado Fábio Ramalho (PV), o petista Nelson Pellegrino (BA) elogiou a gravata de Paulo Maluf (PP-SP). O ex-governador retirou-a e presenteou o deputado: “Use-a em dia de festa”.

NOVAS CARAS

A vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES), avalia que “as cartas embaralharam” na disputa pelo comando da Casa em 2013. “O troca-troca de líderes do governo muda as caras do jogo”.

FISIOLOGISMO FOR EXPORT

A bancada brasileira no Parlamento do Mercosul nada faz de assinalável, mas aprovou resoluções para a criação de um “Banco do Sul” e de um “Instituto Social do Mercosul”. Cargos. Só pensam nisso.

APOSTA NO TAPETÃO

Ruim de voto e da cabeça, o que o mantém no limbo do próprio PT, o suplente Luiz Eduardo Dutra torce para que o TSE ignore a soberania das urnas para tomar o lugar da senadora Maria do Carmo (DEM-SE).

MISSÃO DE RESGATE

A parceira coreana Samsung, que abdicou da parceria, tinha 400 coreanos trabalhando no Estaleiro Atlântico Sul, em Suape (PE), que ameaça naufragar. A região não tem infraestrutura para os imigrantes.

LIVRO EM SEGUNDO PLANO

A Câmara Brasileira do Livro agora informa que “não se opõe” ao uso da logo apoiando a 1ª Bienal do Livro, em Brasília, mas condiciona isso à citação da Câmara local, cuja existência é ignorada pela cidade.

PENSANDO BEM...

...Isso não se faz: os defensores da proibição de bebida na Copa queriam Lula longe dos estádios. 

PODER SEM PUDOR

DOIS EM UM

Além de Petrônio Portela, articulador da abertura política, o Piauí tinha o senador biônico Lucídio Portela. Ao contrário do irmão, Lucídio tinha fama de autoritário e pouco letrado. Reza a lenda que, certa vez, ele elogiava a ditadura quando citou Dostoiévski. Um senador de oposição aparteou:

– Interessante sua citação de Dostoiévski. A propósito, o nobre colega já leu Crime e Castigo?

– Li os dois! – fulminou o velho Lucídio, multiplicando por dois o clássico romance da literatura russa.  

Nenhum comentário: