quinta-feira, março 22, 2012

Calma, gente - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 22/03/12

Um grupo de “ativistas culturais” convoca pelas redes sociais (http://on.fb.me/GHH0e4) um ato dia 29, às 14h, em frente ao Clube Militar, no Centro do Rio, pela democracia e a favor da Comissão da Verdade. Prometem ir de pijamas em protesto contra militares da reserva que programaram, também ali e no mesmo horário, o painel “64 — A verdade”, pelos 48 anos do golpe militar.

A festa é fora

Um Pelé dos negócios da Copa concorda que a Budweiser, patrocinadora da Fifa, perderá pouco, em vendas, se proibirem cerveja nos estádios. Onde a loura da InBev deve encher o cofrinho é nos Fan Fest Fifa, fora dos estádios. Neles, telões exibem os jogos, com muita música, suor e... cerveja.

Segue...

Estima-se que, na Copa de 2006, cerca de 18 milhões de pessoas tenham passado pelos Fan Fest em 12 cidades alemãs.

CBF continua no Rio

É muito difícil tirar a CBF do Rio, independentemente de o paulista José Maria Marin, seu novo presidente, ter garantido a Paes que a entidade não sai. É que o estatuto da CBF estabelece que eventual mudança da sede tem de ser aprovada por unanimidade, incluído o voto da Federação de Futebol do Rio.

No mais

Esta semana, bares e botequins paulistas oferecem três opções de petiscos no São Paulo Boteco Week. Bom apetite. Mas... Boteco Week é o cacete. Com todo o respeito.

Música clássica
Nelson Freire, nosso pianista maior, acaba de gravar um CD pelo selo Decca só com compositores brasileiros. Aliás, seu recital em Paris, dia 10 de abril, terá Villa-Lobos e Lorenzo Fernandez, com Beethoven, Schumann e Chopin.

O CAMINHO DO VALONGO, no Morro da Conceição, no Rio, que abrigava um mercado de escravos no século XVIII, vai virar mirante, com vista até para o Redentor. Asobras da prefeitura acabam ainda este mês. Antes cheio de lixo e mato, o local agora tem rede de drenagem, pavimentação, mureta e rampas. Os novos bancos de concreto foram revestidos com granito. Nos próximos dias, o mirante vai receber iluminação. Vamos torcer, vamos cobrar.

Complexo de vira-lata
Economistas parceiros da coluna não sabem por que o governo Dilma apoia, para o Banco Mundial, um ex-ministro da Colômbia (José Antonio Ocampo) e uma ex-ministra da Nigéria (Ngozi Okonjo-Iweala), e descarta o nosso ex-ministro Pedro Malan. — O complexo de vira-lata de que Lula falava ainda ataca o governo? — pergunta um deles.

Na verdade...

Esta é uma briga de cachorro grande. Os EUA, tradicionalmente, têm indicado o presidente do Banco Mundial. Desta vez, o candidato oficial parece ser o ex-ministro Lawrence Summers. Mas na internet já há a campanha Parar Summers.

Cine Dilma

A convite de Dilma, Selton Mello e Paulo José inauguram hoje, às 17h, em Brasília, o Cine Planalto, para que servidores da Presidência assistam a filmes que “ajudem a pensar”. A turma vai ver “O palhaço”.

O perfume de Joel
Joel Santana é a nova vítima dos aeroportos brasileiros. O técnico do Flamengo teve a mala arrombada, sábado, no Santos Dumont, ao despachá-la no voo da Trip fretado pelo clube para levar o time a Macaé, RJ. Só descobriu quando chegou ao hotel. O larápio fez a limpa.

O preju...

O ladrão levou duas calças e três camisas (uma branca e outra preta, de seu uniforme nos jogos, mais uma rubro-negra, que carrega “para dar a amigos”). Joel ficou chateado ao ver até a necessaire arrombada: “O cara levou meu perfume, pô! Um francês, que o vidro é um belo corpo de mulher, Jean Paul Gaultier!”

De volta ao Brasil

Lee Bollinger, presidente da Universidade de Columbia, que chega hoje ao Rio, diz que abrir o Centro Global de Columbia no Brasil tem “sabor especial”. É que, com 16 anos, em 1963, passou um ano em Belo Horizonte, num intercâmbio.

O outro lado

Policiais da Delegacia do Consumidor foram ontem ao Gero, em Ipanema, e checaram as validades dos produtos sem encontrar qualquer irregularidade. O restaurante estranha que a vovó intoxicada supostamente ao jantar ali, motivo de nota aqui ontem, não o tenha procurado.

Retratos da vida

Não quer dizer nada, é só uma coincidência. O carro que Thor, filho de Eike Batista, dirigia ao atropelar o ciclista, um Mercedes SLR McLaren, coisa só para ricos, teria sido comprado do dono da Locanty. 

Nenhum comentário: