segunda-feira, março 12, 2012

Brizola Neto - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 12/03/12


O novo ministro do Trabalho será o deputado Brizola Neto (PDT-RJ). A presidente Dilma só aguarda uma conversa com o presidente do PDT, Carlos Lupi, para fazer o anúncio, mas a bancada do partido na Câmara já foi consultada. Brizola Neto tem o apoio dos sindicalistas do PDT. O nome preferido de Dilma era o deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), mas ele não tem apoio do partido e enfrenta resistências entre os petistas.

PSB arrepia e PSD sugere vice
O governador Eduardo Campos (PE) está sendo duro nas conversas com a direção do PSB paulista sobre as eleições para a prefeitura de São Paulo. Quando fala em público, ele diz que o partido tem autonomia, mas nos bastidores é taxativo: “O tempo de TV do PSB não será colocado à disposição dos tucanos, pa-

"Estou confiante na Justiça. A decisão é jurídica, não é política” — Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, sobre o julgamento no TSE do tempo de TV para o PSD ra que eles ataquem o ex-presidente Lula e a presidente Dilma”. Já o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, encaminhou ontem, de Madri, o nome do PSD para ser o vice na chapa de José Serra para a prefeitura: Alfredo Cotait, secretário de Relações Internacionais da prefeitura. O PSDB realiza prévias no dia 25.

NÃO BASTA SER MINISTRO. O recém-empossado ministro Marcelo Crivella (Pesca) ficou inconformado ao chegar ao Rio para agenda oficial, semana passada, e descobrir que sua pasta não tem carro com chapa branca nem batedores no estado. Seu secretário-executivo, o brigadeiro da reserva Átila Maia, providenciou os dois imediatamente. Crivella teve agenda no Rio, sua base eleitoral, com direito a escolta, quinta e sexta-feira.

Risco
Há um movimento das bancadas religiosas para derrubar, no plenário da Câmara, a permissão para venda de bebida alcoólica nos estádios durante a Copa. Argumentam que, para os patrocinadores, basta a publicidade nos jogos.

Lamber feridas
Depois do tiroteio, na semana passada, por causa da derrota do governo no Senado, na votação da ANTT, as direções do PMDB e do PT voltam a se reunir na noite de amanhã. Vão buscar uma forma de amarrar os seus radicais.

Tráfico de pessoas
Relatório parcial da CPI do Tráfico de Pessoas propôs a inclusão, no Código Penal, do reconhecimento desse crime para exploração de trabalho forçado e remoção de órgãos. A legislação brasileira só trata do tráfico de pessoas com fim de exploração sexual. O documento, assinado pela então senadora Marinor Brito (PSOL-PA), cita casos de tráfico envolvendo brasileiros em garimpos do Suriname, em uma rota que passaria por Macapá.

Águas de março
O PT atravessou o mês sendo alvo de reclamação dos aliados, principalmente PMDB e PCdoB. A insatisfação vai desde a resistência dos petistas em apoiar aliados nas eleições municipais até tratamento privilegiado no governo federal.

Vai ou racha
Com sua administração mal avaliada e enfrentando altos índices de rejeição, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), fez um choque de gestão, trocando vários secretários, para tentar viabilizar sua candidatura à reeleição.

RESUMO. Grosso modo, a reclamação de deputados e senadores da base aliada é que está faltando política no Palácio do Planalto.

PRIORIDADE. Apesar da troca do ministro do Desenvolvimento Agrário, o ritmo de assentamentos não deve ser substancialmente alterado. A reforma agrária não é uma prioridade da presidente Dilma.

COM OS PROGRAMAS de TV do partido suspensos pela Justiça Eleitoral, o PT de São Paulo já se conformou que Fernando Haddad só subirá nas pesquisas quando começar o horário eleitoral.

Nenhum comentário: