terça-feira, março 27, 2012

Bem a calhar - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 27/03/12

O PT vai usar os desdobramentos da Operação Monte Carlo, que prendeu o empresário de jogos Carlos Cachoeira, para desgastar o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Senadores e deputados petistasmudaram o tom e pasaram a cobrar explicações de Demóstenes Torres (DEM-GO) e de Gurgel -que teria ciência das ligações do senador com Cachoeira desde 2009.

"O PT não perdoa as alegações finais do Gurgel no mensalão. Virou fixação", diz um parlamentar. A ideia é minar a credibilidade do procurador-geral para que ele chegue enfraquecido ao julgamento do principal escândalo do governo Lula, que pode ocorrer neste ano.

Níqueis Carlos Cachoeira já havia tentado contratar Márcio Thomaz Bastos antes de chamar Ricardo Sayeg para defendê-lo. O acerto, na época, não ocorreu porque o empresário achou os honorários advocatícios do ex-ministro muito salgados.

Férias frustradas O STF (Supremo Tribunal Federal) discute proposta levantada internamente para que seja suspenso o recesso de julho e haja uma convocação exclusiva para os ministros julgarem o processo do mensalão.

Tarde demais Advogados de réus do mensalão dizem que é vencida a discussão sobre se o ministro Dias Toffoli vai alegar suspeição no julgamento. Ele já atuou no processo, em decisões monocráticas e colegiadas.

Camarada Chamou a atenção o entusiasmo de Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) nos 90 anos do PC do B, no Rio, sábado. Comunistas disseram que o ministro cantou a Internacional inteira, com o braço erguido.

Social A representante do governo Obama para relações intergovernamentais, Reta Jo Lewis, estará no Brasil até 3 de abril para contatos com governos estaduais, às vésperas da ida de Dilma Rousseff aos EUA. Visitará Rio, São Paulo, Porto Alegre, Manaus e Belo Horizonte.

Bússola 1 Em incursão ontem pelo Itaim Paulista, bairro da zona leste que confundiu com o Itaim Bibi em novembro, Fernando Haddad passou por nova saia-justa. Em visita ao Hospital Geral, o petista perguntou ao diretor o que a prefeitura estava fazendo pela unidade.

Bússola 2 Surpreso, foi informado de que se tratava de serviço estadual, gerenciado pela Casa de Saúde Santa Marcelina. O hospital municipal gerido pela mesma organização fica na Cidade Tiradentes, a 15 km dali.

Dama de ferro Um dos principais tópicos da reunião de sábado do conselho político de Haddad será a entrada de Marta Suplicy na campanha. A avaliação é que, sem Lula à disposição, a presença da senadora se tornou mais importante nessa fase.

Mapa astral Cotado tanto para integrar a coordenação da campanha de José Serra quanto para concorrer a vereador, o secretário Andrea Matarazzo (Cultura) pediu audiência com Geraldo Alckmin para definir seu futuro. Para sair à Câmara, tem de deixar a pasta até abril.

Azarão No rescaldo das prévias, os tucanos diziam ontem que a surpresa foi a boa votação de Ricardo Trípoli. Aliados de Serra esperavam que, com a deserção de parte do grupo do deputado, ele não chegasse a 10%.

Grid O deputado estadual Carlos Giannazi venceu as prévias paulistanas do PSOL e fez 62 delegados para a Conferência Eleitoral do dia 31. Ivan Valente, presidente nacional da sigla, fez 58 delegados, e Odilon Guedes, 7.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

O Zé Aníbal pode dizer que é a maior liderança individual do PSDB paulistano. Serra teve apoio de Alckmin, Matarazzo e Covas e teve 52%; ele, sozinho, teve 31%.

DO VEREADOR ANTONIO DONATO, presidente municipal do PT, sobre o resultado das prévias tucanas, nas quais José Serra foi escolhido candidato a prefeito de São Paulo com votação menor que a estimada por seu grupo.

contraponto

Gato escaldado

Ajudante de ordens do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o major Marcelo Salles entrou no gabinete do tucano esbaforido.

-Governador, o secretário de Fazenda no telefone. Diz que é urgente e que é boa notícia.

Alckmin, que despachava, respondeu:

-Salles, diga ao Andrea Calabi que depois eu ligo.

Diante da hesitação do ajudante de ordens em dispensar o secretário, o governador tratou de emendar:

-Já aprendi que boa notícia nunca é urgente.

Nenhum comentário: