sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Vai que é tua - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 03/02/12
Diante da ameaça de ver Gilberto Kassab se unir ao PT, enviados de Geraldo Alckmin procuraram José Serra em nova tentativa de convencê-lo a disputar a prefeitura paulistana, preservando a aliança com o PSD. Três secretários do governador e o deputado Duarte Nogueira disseram a Serra que: 1) o partido não resistiria à sua candidatura; 2) Alckmin não facilitaria a vida do amigo Gabriel Chalita (PMDB) na campanha.

O quarteto argumentou ainda que, escorado nas máquinas estadual e municipal, Serra largaria com folga, obrigando Fernando Haddad (PT) a gastar energia disputando com Chalita uma vaga no segundo turno.

Esfinge Os enviados ressalvaram que Serra teria de se manifestar antes das prévias de 4 de março. Não ouviram nada parecido com "sim". Deram-se por satisfeitos porque tampouco foram chutados com um "não" redondo.

#prontofalei Do presidente da Assembleia, Barros Munhoz (PSDB), rebatendo a ideia de que Aécio Neves seria a opção natural para 2014: "Falar em candidato óbvio a dois anos da eleição é uma temeridade. Pela folha de serviços prestados ao partido, Serra tem o direito de postular candidatura ao que quiser".

Quem entra... Na conversa inaugural com o novo titular das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Dilma Rousseff nada disse sobre as pendências judiciais e suspeitas de favorecimento familiar que pesam contra o deputado. "O ministério agora é teu. Toca como achar que tem que tocar", recomendou ela.

...quem sai Antes, ao receber o demissionário Mário Negromonte, a presidente foi reassegurada de que não terá problemas no Congresso com a facção derrotada na guerra interna do PP. O baiano disse que voltará à Câmara para colaborar com o governo.

Nunca antes O julgamento sobre os limites da atuação do CNJ produziu situação inusitada no Supremo: os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, que já tiveram desavenças acaloradas, concordaram em tudo. Em tempo: ambos são oriundos do Ministério Público.

Perfis Luiz Fux e Rosa Weber, primeiras indicações de Dilma, assumiram posições antagônicas na votação.

Estresse 1 De hábitos sedentários, a ministra Miriam Belchior (Planejamento), hospitalizada devido a uma crise de hipertensão, já havia recebido dos médicos a recomendação de praticar exercícios. A petista, que completará 54 anos no próximo domingo, vinha fazendo controle alimentar e perdeu cerca de 10 kg em um ano.

Estresse 2 Miriam costuma despachar instruções para assessores a partir de 6h e dificilmente deixa o gabinete antes das 21h. No governo Dilma, várias atribuições de outras pastas foram remanejadas para o Planejamento.

Audiência 1 Netinho de Paula estreia dia 11, na Rede TV!, programa semanal no formato de seu antigo "Dia de Princesa". Se o PC do B resistir à pressão para apoiar Fernando Haddad (PT) e mantiver a candidatura a prefeito do vereador pagodeiro, ele terá de sair do ar em junho.

Audiência 2 Também Celso Russomanno precisará deixar a telinha, no caso da CNT, se concorrer. Por ora, o líder do Datafolha é presença assídua nos telejornais da TV Record, da Igreja Universal, que comanda o seu PRB.

Exclusão Em reunião com candidatos a prefeito de todo o país na próxima segunda-feira em São Paulo, o DEM tentará aprovar veto a alianças com o PSD.

Tiroteio

"Estou indignada com a falta de respeito e a manipulação da verdade. Isso não contribui em nada para a entrada de alguém numa campanha."

DE MARTA SUPLICY (PT-SP), reagindo a relatos de correligionários segundo os quais sua permanência na vice-presidência do Senado seria uma forma de garantir o engajamento da ex-prefeita no esforço para eleger Fernando Haddad.

Contraponto

Maior abandonado

Na reabertura dos trabalhos da Câmara paulistana, 40 vereadores foram à sala da presidência para ouvir Gilberto Kassab. O líder do PT, Ítalo Cardoso, pediu a palavra. O tucano Floriano Pesaro também. O petista começou:

-Queria agradecer ao prefeito pela parceria...

Diante da impressão de que ele falava da perspectiva de aliança entre seu partido e o PSD, Cardoso esclareceu:

-Falo da doação da área para o Instituto Lula!

Pesaro acabou abrindo mão de discursar:

-Só queria mostrar que o PSDB está aqui também...

com FABIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

Nenhum comentário: