domingo, fevereiro 26, 2012

Trator - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 26/02/12


COM FERNANDA KRAKOVICS 

O governo pressiona a Câmara para agilizar a votação do projeto que redistribui os royalties do petróleo. Alega que, enquanto a proposta não for aprovada, não pode fazer os leilões para exploração do pré-sal. Depois da votação, o passo seguinte é constituir a empresa Pré-Sal Petróleo S.A, cuja criação já foi aprovada. A estatal vai coordenar a exploração do petróleo do pré-sal.

Rio quer ganhar tempo
A ideia do governo é aprovar requerimento de urgência para levar o projeto de redistribuição dos royalties direto para o plenário, sem passar pela comissão especial. Os estados produtores resistem. Para Rio e Espírito Santo, a estratégia é tentar adiar a votação o máximo possível. O PT reivindica a relatoria do projeto. Lideranças petistas argumentam que seria desconfortável para o PMDB ter o relator, já que ele seria pressionado pelo principal governador do partido, Sérgio Cabral (RJ). Os estados não produtores e a Confederação Nacional dos Municípios farão manifestação, dia 14, para pressionar pela votação.

Temos interesse que essa situação se resolva logo, e bem” — Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, sobre o projeto de redistribuição dos royalties

CAMPANHA. 
Em discurso amanhã na 19ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, a ministra Maria do Rosário, na foto, vai lançar a candidatura do Brasil para membro da entidade. Ela aproveitará ainda a passagem por Genebra para trabalhar pela candidatura de Wanderlino Nogueira Neto, para o Comitê dos Direitos da Criança das Nações Unidas, e de Roberto Caldas, para a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Holofote
Com o STF completo, a ideia do tribunal é enfrentar um tema polêmico por semana. Depois da decisão sobre a Ficha Limpa, há na pauta temas como o aborto de fetos anencéfalos. Mas nada supera o mensalão, previsto para maio.

“AI-5 da Copa”
A CUT tenta implodir projeto do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) para “incrementar” a segurança da Copa. Na proposta, chamada pela central sindical de “AI-5 da Copa”, há um capítulo limitando o exercício do direito de greve três meses antes do início desses torneios até o seu final, nas cidades-sede. As regras especiais valeriam para categorias como operadores de transporte coletivo, hotelaria e construção civil.

Por cima
O ex-presidente Lula pressiona o presidente do PSB, governador Eduardo Campos (PE), a apoiar a candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. O diretório regional do partido prefere ir com José Serra (PSDB).

PRAZO. 
Relator do pedido do PSD para ter acesso ao fundo partidário já neste ano, o ministro Marcelo Ribeiro deixa o TSE no dia 30 de abril.

SINAL AMARELO. 
O PSDB está preocupado com a eleição de Porto Alegre. O problema não é nem ir para o segundo turno, é ficar na lanterna, longe dos três primeiros colocados. Até o momento, o nome do partido é o deputado Nelson Marquezan Júnior.
A MINISTRA Ideli Salvatti (Relações Institucionais) já se colocou à disposição do PT para fazer campanha, durante os finais de semana, para os candidatos do partido nas eleições municipais.

Sem refresco
Integrantes do governo dizem que o ministro Alexandre Padilha (Saúde) é o mais cobrado pela presidente Dilma. E não adianta ele dizer que muitas ações dependem de estados e municípios, porque Dilma não quer nem saber.

Recuo
O PSD ainda não entrou no Supremo Tribunal Federal, questionando a decisão da Câmara de negar ao partido direito de ter participação proporcional ao seu tamanho nas comissões, porque ainda aposta em uma saída negociada.

Nenhum comentário: