terça-feira, fevereiro 21, 2012

Profilaxia eleitoral - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 21/02/12
Procuradores eleitorais discutem a elaboração de uma lista nacional com nomes de políticos enquadrados nos critérios da Ficha Limpa para subsidiar partidos e coligações no registro de candidaturas, que começa em junho. Abastecido pelos tribunais regionais, o banco de dados, similar ao criado pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) em 2010, catalogaria todos os agentes públicos condenados em segunda instância e respectivas causas de inelegibilidade.

Segundo a proposta em estudo, a rede de informações seria coordenada pelo Conselho Nacional do Ministério Público, com o respaldo do CNJ.

Sujou 1 Para o ex-deputado Indio da Costa (PSD-RJ), relator do Ficha Limpa no Congresso, os partidos vão aumentar os filtros na escolha de candidatos. "O risco de ter um registro cassado com a campanha em andamento aumentou expressivamente".

Sujou 2 A quatro meses das convenções, coordenadores de chapas à Câmara de São Paulo vasculham antecedentes de puxadores de voto. Sobretudo em siglas sem coligação proporcional, a descoberta tardia de um "ficha suja" seria fatal para a obtenção do quociente eleitoral.

Mensageiro Fernando Haddad recorreu ao ex-colega de Esplanada Walfrido dos Mares Guia para auxiliá-lo na atração do PSB ao seu bloco de aliados para a eleição paulistana. Titular das pastas de Turismo e Relações Institucionais sob Lula, ele preside hoje a seção mineira da sigla.

Mapa astral Quem conhece bem José Serra afirma: o tucano dificilmente toma decisões importantes antes de 19 de março, quando aniversaria. O problema é que as prévias do PSDB paulistano estão marcadas para o dia 4.

Divã Em Buenos Aires, para onde viajou no sábado, Serra costuma ouvir seu psicanalista, espécie de guru a quem recorre em momentos de inquietação política.

Escuta aqui Aliados alertaram os petistas João Paulo e João da Costa que já é palpável o "enfado" da população de Recife com a guerra fratricida entre os petistas. Foram aconselhados a definir quem será o candidato até março, para que haja tempo de aparar as arestas.

Haja vista Para minar Emília Ribeiro, que tenta recondução ao conselho da Anatel, o presidente da agência, João Rezende, pediu aos conselheiros um balanço de atividades. A intenção era mostrar que Emília recebeu menos processos e barrou votações com pedidos de vista.

Números Autora de projeto por mais transparência na Anatel, Emília foi a única a mandar o relatório. Ela recebeu mais projetos que o próprio presidente, e pediu vista em 13% dos processos, dentro da média do órgão.

Sucessão O mandato de Emília Ribeiro na Anatel acaba em novembro. Daniel Slaviero, diretor do SBT em Brasília, e Bruno Ramos, ex-superintendente da agência, estão na briga pela vaga. Ambos têm apoio de Rezende.

Sinal fechado 1 Dilma comprou briga com as TVs comunitárias, que foram próximas a ela na campanha. O marco regulatório da televisão por assinatura, de 2011, qualifica as emissoras, em grande medida sob controle de ONGs, como "estatais".

Sinal fechado 2 O tratamento impede captação de patrocínio cultural, fonte de recursos para subsistência de 80 canais do gênero em 20 Estados. Associação da categoria quer agora que o Planalto reveja a medida.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Numa sexta de Carnaval, o prefeito nomeou Lupi no bloco 'Tá na frente eu empurro'. Só faltou combinar com o pessoal do 'Quem vai, vai, quem não vai não cagueta'."

DO EX-PREFEITO CESAR MAIA (DEM-RJ), usando nomes de blocos cariocas para ironizar a reviravolta na indicação de Carlos Lupi para a assessoria de Eduardo Paes. A contratação foi anulada dois dias depois de sair no "Diário Oficial".

contraponto

Google Maps

Durante a campanha eleitoral de 2010, Michel Temer viajou a Cuiabá para participar de um evento. Na companhia do correligionário Geddel Vieira Lima, o então candidato a vice-presidente foi alertado por peemedebistas locais a não cometer a clássica gafe de trocar a capital de Mato Grosso pela de Mato Grosso do Sul.

Mesmo assim, ao discursar, Temer se confundiu. No voo de volta, pouco depois da decolagem, o espirituoso Geddel espiou a paisagem pela janela e brincou:

-Como Campo Grande é bonita assim iluminada...

Nenhum comentário: