quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Por uma cabeça - VERA MAGALHÃES

FOLHA DE SP - 29/02/12


Diante da transformação da disputa interna de poder no Banco do Brasil numa guerra de dossiês, a presidente Dilma Rousseff mandou ontem o ministro Guido Mantega "resolver" a questão. O titular da Fazenda foi instruído a demitir envolvidos para estancar a crise.

No governo, as opiniões se dividem sobre quem deve sair. Uma ala quer a cabeça do vice-presidente de Governo, Ricardo Oliveira, apontado como operador da briga entre os presidentes do BB, Aldemir Bendine, e da Previ, Ricardo Flores. Isso serviria de aviso para que os mentores cessassem o tiroteio. Oliveira é nome de confiança de Gilberto Carvalho e do próprio Mantega.

Berlinda Mantega, desgastado pela crise na Casa da Moeda e, agora, pela guerra de facções no BB, fala no dia 13 à CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado. A oposição prepara artilharia pesada.

Ativa 1 A aposentada Liu Mara Zerey, 70, que depositou quase R$ 1 milhão na conta do ex-vice-presidente do Banco do Brasil Allan Toledo, é dona de uma operadora de turismo. A sede é justamente a casa que ela diz ter vendido para provar o depósito.

Ativa 2 À Junta Comercial, a aposentada informa que opera viagens no país e no exterior e organiza eventos desde 2005. O capital da empresa é de R$ 40 mil.

Curto... Apesar da insistência do Planalto na renovação das concessões do setor elétrico, que vencem a partir de 2015, memorando redigido em outubro pelo Ministério das Minas e Energia indica que há tempo suficiente para a realização de leilões.

...circuito O texto, subscrito pela secretaria-executiva da pasta, chegou ao Senado e alimenta guerra entre o setor produtivo, que argumenta que os leilões poderiam levar a redução de tarifas, e o governo. Os contratos valem para geração, transmissão e distribuição.

Ampulheta Sob novo comando, a Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos corre contra o tempo para obter adesões dos governos estaduais ao caderno de atribuições da Copa. O Ministério de Justiça pretende anunciar em 30 de março, em São Paulo, o Plano de Segurança para o Mundial de 2014.

Credenciais José Serra espera receber nos próximos dias manifestações oficiais de apoio das bancadas de deputados estaduais e de vereadores do PSDB a sua postulação nas prévias do partido.

Fuso horário A entrada na campanha mudou o "biorritmo" de Serra na internet. Notívago, passou a tuitar logo no início da manhã. Ontem e anteontem, postou mensagens entre 8h e 9h.

Fio do bigode O presidente nacional do PSB, Eduardo Campos (PE), se comprometeu com Dilma Rousseff a levar o PSB para a campanha de Fernando Haddad. O PSDB já jogou a toalha e dá como certo o ingresso do partido no barco petista.

Lá e cá Pesou a favor da decisão do governador de Pernambuco o fato de a seção mineira do PT ter decidido apoiar a reeleição de Márcio Lacerda em Belo Horizonte.

Bode... O governador Geraldo Alckmin indicou o ex-presidente da Fundação Padre Anchieta e ex-deputado Marcos Mendonça para ocupar uma vaga no conselho curador da instituição.

...na sala A volta de Mendonça à TV Cultura é uma forma de o Palácio dos Bandeirantes explicitar seu desconforto com a gestão de João Sayad na fundação.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"A prorrogação das concessões, como pretende Dilma, afronta a Constituição e a Lei de Concessões, da qual fui relator, impede a redução de tarifas e inibe a competitividade."

DO EX-DEPUTADO JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA), sobre a renovação das concessões do setor elétrico, defendida nos bastidores pelo governo federal como opção à realização de leilões a partir de 2015.

contraponto

#ficaadica

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, almoçava com um amigo em um shopping de São Paulo no fim de semana passado quando foi abordado na mesa por um frequentador do restaurante:

-Eu estou enganado ou o sr. é o Aécio Neves?

O ministro negou de forma polida que fosse o senador tucano -com quem já foi confundido antes -, mas não se apresentou. O interlocutor, então, o aconselhou:

-Pois o sr. deveria se passar pelo Aécio Neves. Mulheres adoram homens com poder...

Nenhum comentário: