domingo, fevereiro 05, 2012

Por fora e por dentro - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 05/02/12


O resultado do julgamento do Supremo sobre os limites da atuação do Conselho Nacional de Justiça representou derrota não apenas para os adversários de Eliana Calmon em TJs país afora, mas também para os que se opõem ao trabalho da corregedoria dentro do próprio CNJ. Quem acompanha de perto o órgão desde sua instalação, em 2005, sabe que a atual composição de 15 membros -eles são renovados a cada dois anos- é a que inclui mais conselheiros refratários à simples ideia de controle externo do Judiciário. Vários chegaram ao CNJ com o propósito quase explícito de desidratá-lo. Agora, tendem a perder espaço.

Mergulho Apoiadores de longa data da missão do CNJ ponderam que, uma vez vencida a batalha no Supremo, Eliana Calmon deveria moderar sua exposição e se concentrar no trabalho investigativo. "O apelo à opinião pública surtiu efeito", observa um ministro. "Agora é hora de buscar resultados."

Em família 1 Presidente interino da Casa da Moeda desde a demissão de Luiz Felipe Denucci, há uma semana, por suspeita de desvio de dinheiro, Carlos Roberto Oliveira tem dois irmãos trabalhando no órgão. Um deles é gerente. O outro, gravador.

Em família 2 Na época em que Oliveira chefiava o Departamento de Matrizes, sua mulher foi acusada de furtar um estudo de projeto de cédulas. O órgão abriu uma sindicância e, posteriormente, uma comissão de inquérito analisou o caso.

Outro lado Segundo a Casa da Moeda, a acusação foi leviana e resultou em processo administrativo contra o denunciante "pela prática de ofensa à honra".

Lenda Um cardeal petista observa: a difundida ideia de que no ministério de Lula predominavam políticos, e no de Dilma, técnicos, não encontra respaldo na realidade. Basta cotejar ex e atuais ocupantes das pastas.

Colateral 1 Onda de demissões em indústrias plásticas alarma sindicatos da Grande SP. Os cortes são atribuídos ao fim das sacolinhas em supermercados, vigente desde 25 de janeiro. No eixo de Franco da Rocha, Caieiras e Francisco Morato foram 200 rescisões. O polo fabril tem 4.000 funcionários ligados à produção desse item.

Colateral 2 O quadro é mais dramático nas empresas menores, que alegam incapacidade de quitar direitos trabalhistas diante da súbita queda nas encomendas. Apesar da perspectiva de migração para fábricas de ecobags, o complexo maquinário e o risco de contaminação são entraves às contratações.

Sacolaço Na quinta-feira, sindicalistas pretendem reunir representantes do comércio e da indústria em manifestação contra a medida.

Cartão postal Um mês depois de iniciada a ação policial na cracolândia, preocupa o governo paulista a migração de dependentes para o entorno do Itaquerão. A polícia usa seu QG de inteligência para sufocar o tráfico nas imediações do estádio.

Global Dirigentes do PSTU contabilizam atos em defesa dos moradores do Pinheirinho em 22 países. No Haiti, ativistas entregaram carta a Dilma pedindo a desapropriação do terreno. Nos EUA, o Movimento Ocuppy Wall Street aderiu à causa.

Local Em São José dos Campos, o aluguel social de R$ 500 oferecido pelo governo inflacionou as locações. Cadastrados pela prefeitura não acham nenhum imóvel por menos de R$ 700.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
Já passou da hora de o governador Jaques Wagner descer das nuvens para tomar conhecimento do que está acontecendo nas ruas de Salvador.

DO DEPUTADO ACM NETO (DEM-BA), sobre as mortes e saques registrados na capital baiana na esteira da greve da Polícia Militar. O petista é usuário frequente de helicóptero, mesmo para deslocamentos dentro da cidade.

Dono do pedaço
Enquanto aguardava para se submeter a mais uma sessão de radioterapia, Lula entrou num consultório qualquer do Sírio-Libanês, na quinta-feira, para conversar com Miriam Belchior, hospitalizada em consequência de uma crise de hipertensão.

De repente, um médico entrou na sala. Ao perceber que ali estavam o ex-presidente e a ministra do Planejamento, desculpou-se. Lula procurou tranquilizá-lo:

-Tudo bem! Você ainda não deve estar sabendo, mas eu já estou atendendo aqui!

Nenhum comentário: