segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Operação Quaresma - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 20/02/12
Os principais conselheiros políticos de Dilma Rousseff trabalham para convencer a presidente a, tão logo se encerre o Carnaval, promover uma discreta, porém profilática, segunda etapa da reforma ministerial.

O objetivo é deixar que PR e PDT nomeiem ministros chancelados pelas bancadas para as pastas dos Transportes e do Trabalho. Eles dizem que Pedro Paulo Passos e Paulo Roberto Pinto não apresentaram resultado que justifique sua manutenção só por serem "técnicos". Além disso, os dois partidos são fundamentais nas costuras que o PT já começa a fazer em capitais e outras cidades-chave para as eleições municipais.

O cara Pelo PR, com Alfredo Nascimento (AM) e Valdemar Costa Neto (SP) alvejados, as negociações para que o partido retome a prerrogativa de indicar o ministro dos Transportes são conduzidas pelo novo líder da sigla no Senado, Blairo Maggi (MT).

Reforço 1 O secretário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Milton Arruda, deixou o cargo na semana passada para se integrar à pré-campanha de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo.

Reforço 2 Professor titular da Faculdade de Medicina da USP, Arruda vai atuar na elaboração do plano de governo na área de saúde e fazer o meio de campo para aproximar o pré-candidato da comunidade médica.

Alegoria Antes do início dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e nos intervalos, os telões do Anhembi bombardeavam a plateia com a campanha publicitária "Não tinha, agora tem", da gestão Gilberto Kassab.

Apetite Àqueles com quem conversou no Carnaval, o prefeito paulistano confessou uma fé inquebrantável na vitória no TSE na briga para que o seu PSD tenha acesso ao fundo partidário. Vencida essa etapa, ele vai imediatamente atrás do tempo de TV.

Coaching José Serra adota abordagem inusitada nas conversas com aliados sobre se vai se candidatar ou não a prefeito de São Paulo: ele pede para ser "convencido" da conveniência de disputar. O interlocutor, então, tem de desfiar seus argumentos. Ao final, Serra pouco fala.

Guerrilha Enquanto os caciques tucanos agem para implodir as prévias paulistanas, os pré-candidatos trocam cotoveladas. Na semana passada, partidários de Bruno Covas espalharam na rede boatos de que Andrea Matarazzo havia desistido, para tentar cabalar seus votos.

Fogo caipira A estratégia petista para desbancar o PSDB em São Paulo em 2014 inclui esforço para impedir que o partido retome este ano cidades que já dominou, mas nas quais perdeu espaço, como Araraquara e São Carlos.

Mão pesada O PMDB paulista interveio no comando da sigla em Santo André para referendar a pré-candidatura de Nilson Bonome, ex-supersecretário da gestão Aidan Ravin (PTB).

De volta A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) lança sua pré-candidatura a prefeita de Natal (RN) após o Carnaval. Já conta com o apoio do PSD, que no Estado é comandado pelo vice-governador Robinson Faria e pelo filho, o deputado Fábio Faria.

Troca da guarda A bancada do PT na Assembleia paulista escolhe no dia 29 seu novo líder. Há três postulantes ao cargo, mas tudo caminha para acordo em torno de Geraldo Cruz, ex-prefeito de Embu e expoente da Construindo um Novo Brasil.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Geraldo Alckmin amava Bruno Covas, que amava José Aníbal, que amava Andrea Matarazzo, que amava Ricardo Tripoli, que amava José Serra, que não amava ninguém."

DO LÍDER DO PT NA CÂMARA, JILMAR TATTO, parafraseando o poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, em alusão ao processo interno do PSDB paulistano para a definição de seu candidato a prefeito.

contraponto

Como o diabo gosta

Estrela de jantar promovido pelo diretório paulistano do PT, no sábado passado, Fernando Haddad fez uma fala breve e explicou que precisava ir embora, pois tinha um compromisso com a filha. Na saída, porém, foi cercado por mulheres militantes em busca de uma foto. Um vereador e um assessor observavam a cena.

-Essa é a parte complicada de ser candidato: o assédio é grande...- comentou o primeiro.

Ao que o outro rebateu:

-Que nada! Aposto que ele está adorando...

Nenhum comentário: